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terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Planejamento de Língua Inglesa - 1º E.M



Planejamento do I Bimestre de Língua Inglesa
1º ano do Ensino Médio
1.    Produção e compreensão de textos orais:
A – Objetivos:
ü  Compreender as condições de produção do texto oral de gêneros textuais como e-mail e conversa informal;
ü  Monitorar o desempenho oral, levando em conta a intenção comunicativa e a reação dos interlocutores;
ü  Interpretar o discurso oral;
ü  Pronunciar corretamente verbos e palavras que possam causar confusão de significados;
ü  Identificar diferentes padrões de entonação, conforme a natureza das intenções pretendidas pelo enunciador;
ü  Identificar palavras-chave e/ou informação do texto - em situação de leitura em voz alta e/ou exposição oral - necessárias para compreender a intenção e o propósito comunicativo dos enunciados.

B – Conteúdos:
Gêneros textuais sugeridos: e-mails, conversa informal.
ü  Identificação da função sócio-comunicativa e o gênero textual, o local onde se passa o evento comunicativo e os falantes envolvidos;
ü  Monitoramento do desempenho oral, levando em conta a intenção comunicativa e a reação dos interlocutores;
ü  Interpretação do discurso oral;
ü  Pronúncia correta de verbos e palavras que possam causar confusão de significados, utilizando a audição pausada;
ü  Identificação de diferentes padrões de entonação, conforme a natureza das intenções pretendidas pelo enunciador;
ü  Identificação de palavras-chave necessárias para compreender a intenção e o propósito comunicativo dos enunciados;
ü  Audição pausada para explorar os aspectos de pronúncia e entonação da língua inglesa.

C – Procedimentos Metodológicos:
ü  Aulas expositivas;
ü  Atividades individuais e em grupo;
ü  Utilização de recursos tecnológicos;
ü  Utilização de diferentes estratégias de escuta(listening strategy) como:
·         Associação do que é ouvido ao que é lido;
·         Identificação do posicionamento dos falantes.
ü  Uso do recurso de audição pausada para explorar os aspectos de pronúncia e entonação da língua inglesa.



D- Procedimentos Avaliativos:
ü  A avaliação ocorrerá  por meio da observação contínua do desempenho dos alunos no desenvolvimento discursivo na sala de aula.

2. Leitura e compreensão de textos:
A – Objetivos:
ü  Ler e compreender a mensagem dos gêneros textuais em estudo, relacionando seus significados ao âmbito sociocultural;  
ü  Identificar o tema geral, a função comunicativa, a autoria, data e publicação do texto;   
ü  Localizar informação específica (scanning), de acordo com os objetivos de leitura do leitor;
ü  Deduzir o significado de palavras e expressões desconhecidas com base na temática do texto, no uso do contexto e no conhecimento adquirido de regras gramaticais e de aspectos lexicais e ampliar o vocabulário;
ü  Relacionar informação verbal e não-verbal na compreensão de textos de vários gêneros;
ü  Identificar as características básicas dos gêneros em estudo;
ü  Identificar os recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é construído e em processos de coesão textual;
ü  Reconhecer os modos de organização textual;
ü  Identificar palavras-chave, cognatas, falsas cognatas como recursos/facilitadores da leitura e compreensão de textos.

B – Conteúdos:
Gêneros textuais sugeridos:  e-mail messages, classificados de emprego, cartum e resenhas de filmes.
ü  Leitura e compreensão de textos (contendo /trocando informações pessoais);
ü  Estratégias de leitura: inference, skimming, reading for detail ;
ü  Reconhecimento dos elementos pragmáticos (relação entre interlocutor/leitor, propósito discursivo, função sócio-comunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço-cultural em que é produzido);
ü   Reconhecimento de estratégias textualizadoras:
a. Identificação de recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é construído;

b. Identificação de recursos linguísticos em processos de coesão textual;

c. Reconhecimento dos modos de organização textual – sequências textuais /regularidade presentes nos tipos/ gêneros narrativo, expositivo, argumentativo e dialogal.


C – Procedimentos Metodológicos:
ü Atividade de pré-leitura para que os alunos ativem o conhecimento prévio ou enciclopédico;
ü Atividade de pós-leitura;
ü Aulas expositivas e dialogadas;
ü Exercícios práticos;
ü Leitura de texto pelo professor;
ü Atividades individuais e em grupo;
ü Elaboração de glossário.

3 – Produção de textos escritos:
A – Objetivos:
ü  Compreender as condições de produção do texto escrito de gêneros textuais diferentes;
ü  Ordenar parágrafos em gêneros textuais diferentes;
ü  Utilizar os processos de coerência e coesão na produção escrita;
ü  Produzir textos dos gêneros em estudo, tendo em vista o processo de revisar, produzir
            e editar, considerando as condições de produção sob as quais se está escrevendo.

B – Conteúdos:
Gêneros textuais sugeridos:  e-mail messages, entrevista de emprego, cartão-postal
ü  Ordenação de parágrafos, de modo a reconstruir a sequência dos textos originais;
ü  Produção de um pequeno e-mail  apresentando-se a um amigo a distância; preenchimento de um formulário de informações para pretendente a emprego; complementação de respostas de uma entrevista para emprego; escrita de um cartão-postal;
ü  Reelaboração (revisão e reescrita do texto).

C – Procedimentos Metodológicos:
ü  Expressão de opinião sobre um texto antes de produzir texto semelhante;
ü  Complementação de parágrafos e de frases;
ü  Elaboração de paráfrases
ü  Produção escrita de pequenos textos;
ü  Exposição dos textos produzidos.

4 – Análise linguística e reflexão sobre a língua:
A – Objetivos:
ü  Fazer o uso adequado dos verbos no Presente Simples e no Presente Contínuo;
ü  Identificar e/ou fazer uso dos marcadores( sequenciais e temporais) de discurso  e das relações semânticas que ajudam a estabelecer;
ü  Empregar o verbo There to be nas funções de descrever ou indagar sobre algo;
ü  Fazer uso adequado do verbo To have;
ü  Fazer uso adequado “wh-words em perguntas, com a função pedir informações pessoais;
ü  Empregar as preposições observando o grau de especificidade;
ü  Selecionar palavras-chave para reconhecer significados e inferir o sentido de expressões com base no contexto;
ü  Formar novas palavras por acréscimo de prefixos e sufixos.

B – Conteúdos:
Gêneros textuais sugeridos: artigos informativos e cartas
ü  Identificação dos aspectos linguísticos específicos da construção dos gêneros em
            foco – os verbos no presente (simple present and present continuos);
ü  Identificação e emprego dos marcadores do discurso (connectives);
ü  Emprego do verbo there to be;
ü  Uso do verbo to have;
ü  Uso das Wh- questions;  
ü  Emprego de preposições, a definir conforme presença destas no texto.
ü  Formação de palavras através dos prefixos( re – um – mis ) e dos sufixos( ful – less – ness ).

C – Procedimentos Metodológicos:
ü  Aula expositiva e dialogadas;
ü  Anotações e exemplificações;
ü  Atividades individuais e em grupo;
ü  Pesquisas(internet e biblioteca);
ü  Uso de dicionário e do livro didático;
ü  Método de leitura e dedução dos significados pelo contexto.

D- Procedimentos Avaliativos:
                  A avaliação será contínua, coletiva e individual, observando o desenvolvimento das habilidades, conhecimento crítico, da análise, como também interpretação coerente das atividades propostas.                                                                                                                                                   O processo avaliativo será medido não somente no que se concerne na aprendizagem da língua inglesa, mas também no que diz respeito às suas atitudes, tais como: trabalhos de pesquisa, cooperação e responsabilidade com o grupo, capacidade de organização, pontualidade na entrega de tarefas e no uso  scorreto da linguagem no nível a que se propõe.

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