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quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Planejamento I Bimestre Língua Portuguesa 7º ano





PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA
7º ANO  -   I BIMESTRE - 2013

1.    PRODUÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTOS ORAIS

A – Objetivos:

ü  Manifestar ideias, sentimentos, experiências e opiniões sobre leituras realizadas;
ü  Recontar de forma dramatizada os contos lidos;
ü  Observar os efeitos de sentido produzidos pela utilização de elementos não-verbais.
ü  Reconhecer o papel da entonação e de outros recursos supra-segmentais na construção do sentido e das intenções pretendidos em um determinado evento comunicativo;
ü  Explorar a contribuição dos aspectos paralingüísticos na construção dos sentidos do discurso oral.


B – Conteúdos:

ü  Manifestação de ideias, sentimentos, experiências e opiniões sobre leituras realizadas;
ü  Reconto de contos lidos e modificados;
ü  Observação dos efeitos de sentido produzidos pela utilização de elementos não-verbais.
ü  Monitoramento do desempenho oral, levando em conta a intenção comunicativa e a reação dos interlocutores;
ü  Exploração da contribuição dos aspectos paralingüísticos na construção dos sentidos do discurso oral;


C – Procedimentos Metodológicos:

ü  Organizar momentos de leitura (silenciosa, em voz alta coletivamente e individual/paragrafada);
ü  Exposição de fábulas e de contos de fadas;
ü  Utilização de  estratégias de levantamento de hipóteses por meio da leitura do título e das ilustrações;
ü  Argumentação sobre expressos no texto;

D- Procedimentos Avaliativos:

ü  Participação e envolvimento nas atividades;
ü  A interação com a escuta atenta e respeitosa dos mais diferentes tipos de interlocutores;
ü  Reconto de forma dramatizada;
ü  Observação da postura individual e em grupo em momentos de exposição e de trabalhos, da linguagem corporal, na entonação e na argumentação com consistência.


  2. LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS


A – Objetivos:

ü  Ler textos dos gêneros: fábula, conto de fadas, tira, HQ, textos expositivos dos livros didáticos de outras disciplinas, para compreensão global, analítica e crítica;
ü  Localizar informações explícitas;
ü  Depreender uma informação implícita;
ü  Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições, substituições ou associações que contribuem para sua coesão e coerência;
ü  Reconhecer a ideia central do texto;
ü  Reconhecer as características próprias do tipo ou do gênero a que pertence o texto;
ü  Reconhecer os elementos constituintes do esquema narrativo dos gêneros em estudo;
ü  Identificar os sentidos ou informações com base em figura, ilustrações e outros recursos visuais;
ü  Reconhecer, entre partes de textos, das relações textuais indicadas por meio de expressões conectoras;
ü  Identificar a finalidade ou o objetivo pretendido para o texto.


B – Conteúdos:

ü  Leitura de textos dos gêneros:
v  Fábula
v  Tira
v   História em Quadrinhos (HQ)
v  textos expositivos dos livros didáticos de outras disciplinas;
ü  Localização de informações explícitas e implícitas do texto;
ü  Estabelecimento das relações entre partes de um texto, identificando repetições, substituições ou associações que contribuem para sua coesão e coerência;
ü  Reconhecimento das idéias centrais do texto;
ü  Reconhecimento das características próprias do tipo ou do gênero a que pertence o texto;
ü  Reconhecimento dos elementos constituintes do esquema narrativo da tira e HQ (enredo, tipos de balões, fala de personagens e narrador, elementos gráficos) e fábula (fato, moral, personagens, narrador, conflito, desfecho);
ü  Identificação de sentidos ou informações com base em figura, ilustrações e outros recursos visuais;
ü  Reconhecimento, entre partes de textos, das relações textuais indicadas por meio de expressões conectoras;
ü  Identificação da finalidade ou o objetivo pretendido para o texto.



C – Procedimentos Metodológicos:

ü  Investigação sobre o conhecimento prévio do aluno sobre o texto;
ü  Explicitação do propósito de leitura;
ü  Propor a turma leitura silenciosa, em seguida, a leitura coletiva e individual de textos dos gêneros em estudo;
ü  Levantamento das dificuldades vocabular e consulta ao dicionário;
ü  Exercícios de leitura funcional ou operatória, visando à obtenção dos conhecimentos contidos nos textos sobre os elementos constituintes da narrativa;
ü  Estudo da relação intertextual: paródia.


D- Procedimentos Avaliativos:

ü  Participação e envolvimento nas atividades;
ü  Produção de  paródias de contos de fadas;
ü  Leitura individual com entonação adequada ao texto;
ü  Análise e compreensão dos textos lidos;
ü  Reconhecimento das características próprias dos gêneros em estudo.

 3. PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS


A – Objetivos:

ü  Apreciar a leitura de um clássico da literatura e outros textos;
ü  Apropriar-se da linguagem típica de contos de fadas/contos de aventura;
ü  Reescrever o conto escolhido transformando-o em paródia;
ü  Produzir uma autobiografia, seguindo um esquema pré-estabelecido;
ü  Compreender a estrutura e a função dos parágrafos no processo de coesão e coerência textual ;
ü  Planejar, produzir e revisar os textos dos gêneros em estudo.


B – Conteúdos:

ü  Produção de textos dos gêneros (fábula, conto e autobiografia) considerando o destinatário, a finalidade e as características do gênero, atentando para os aspectos:
v  discursivos: organização das idéias de acordo com as características textuais de cada gênero, utilização de recursos coesivos;
v  notacionais: uso de pontuação e acentuação.
ü  Produção de síntese do texto a partir da identificação do conteúdo de cada parágrafo.




C – Procedimentos Metodológicos:

ü  Aulas expositivas/discursivas;
ü  Leitura de textos, analisando sua estrutura;
ü  Produção de textos narrativos
ü  Revisão e correção dos textos;
ü  Exposição dos textos produzidos;
ü  Reflexão sobre os textos produzidos.


D- Procedimentos Avaliativos:

ü  Produção dos gêneros estudados;
ü  Reelaboração do texto;
ü  Reflexão sobre os textos produzidos.

4. ANÁLISE LINGUÍSTICA E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA

A – Objetivos:

ü  Reconhecer o verbo na 3ª pessoa em textos expositivos;
ü  Reconhecer o verbo como marca da seqüência narrativa;
ü  Reconhecer a diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa;
ü  Identificar  e empregar os recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas;
ü  Refletir sobre o uso do discurso direto e do indireto, considerando a intenção do locutor, como também, a conscientização sobre o uso adequado dos verbos introdutórios do discurso direto, conforme relações semânticas, sintáticas e morfológicas com as falas dos personagens;
ü  Identificar a função do substantivo na nomeação de personagens e lugares;
ü  Reconhecer o valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários e lugares e caracterizações de personagens e pessoas;
ü  Reconhecer nos determinantes do substantivo a função de adjuntos adnominais, utilizando-os na ampliação de orações;
ü  Relacionar o verbo com seu referente, observando a concordância entre eles;
ü  Identificar os advérbios como indicadores de circunstâncias tempo, modo, lugar, intensidade;
ü  Reconhecer o pronome na construção de texto coerente e coeso;
ü  Utilizar com proficiência os conhecimentos adquiridos sobre o emprego das letras  g/j, x/ch,  m/n,  ç, z e s com som de z.




B – Conteúdos:

ü  Estudo de verbos:  
v  na 3ª pessoa em textos expositivos;
v  como marca da seqüência narrativa;
v  diferenciação dos pretéritos  na construção da narrativa;
v  Relacionamento do verbo com seu referente, observando a concordância entre eles.
ü  Recursos gráficos usados para marcar o diálogo;
ü  O texto como elemento da atividade discursiva;
ü  Discurso direto e discurso indireto nos textos narrativos;
ü  Verbos introdutórios do discurso direto;
ü  Os determinantes do substantivo na função de adjuntos adnominais;
ü  O advérbio na construção do texto;
ü  A função dos pronomes no processo de coesão textual.
ü  Grafia de palavras com as letras g e j, x e ch, m e n, ç, z e s com som de z.


C – Procedimentos Metodológicos:

ü  Investigação sobre o conhecimento prévio do aluno;
ü  Aula expositiva e dialogadas;
ü  Explanação dos conteúdos  através de exemplos e de imagens;
ü  Análise lingüística a partir de textos;
ü  Treino ortográfico, como ditados, jogo da forca, adedanha e bingos de palavras.


D- Procedimentos Avaliativos:

ü       Exercícios de fixação dos conteúdos;
ü       Participação e envolvimento nas atividades em grupo;
ü       Realização de atividades no livro didático;
ü       Exercícios avaliativos.

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