Google+ Followers

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Planejamento Anual de Educação Física - 7º Ano



Escola Dr. Jaime Monteiro
Gameleira - PE














Planejamentode  Educação Física




Professora: Márcia Oliveira da Silva
 7º Ano




Planejamento do I Bimestre

Eixo Temático:   GINÁSTICA
OBJETIVOS:
  • Identificar as capacidades físicas básicas;
  • Compreender as relações entre as capacidades físicas e as práticas da cultura corporal de movimento;
  • Compreender a realidade da ginástica na sociedade, identificando o conceito das modalidades já vivenciadas, reorganizando o conhecimento situado historicamente, partindo das experiências adquiridas em aulas;
  • Compreender e executar as formas técnicas do movimento das Ginásticas: Artística, Acrobática e Rítmica, vivenciando seus fundamentos diante das possibilidades individuais e coletivas, dos valores e processos refletindo sobre o sentido/significado, as origens da Ginástica, contextualizando-a, relacionando-a ao cotidiano, estabelecendo analogias e generalizações.
CONTEÚDOS:

  • Identificação das capacidades físicas básicas;
  • Compreensão das relações entre as capacidades físicas e as práticas da cultura corporal de movimento;
  • Compreensão dos aspectos histórico-sociais relacionados às Ginásticas;
  • Compreensão e execução das formas técnicas do movimento das Ginásticas: Artística, Acrobática e Rítmica, vivenciando seus fundamentos diante das possibilidades individuais e coletivas, dos valores e processos refletindo sobre o sentido/significado, as origens da Ginástica, contextualizando-a, relacionando-a ao cotidiano, estabelecendo analogias e generalizações.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
  • Discussões de conceitos relacionados;
  • Trabalhos escritos;
  • Pesquisas individuais;
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades prática.



Planejamento do II Bimestre

Eixo Temático:  DANÇA E LUTA
OBJETIVOS:
  • Resgatar as origens, os saberes e práticas sobre danças das regiões Sul e Sudeste;
  • Analisar as semelhanças e diferenças entre danças das regiões Sul e Sudeste, quanto à coreografia, personagens, vestimentas, locais de realização, variações rítmicas gerais e entre os folguedos; brincadeiras e motivações, origens e evolução das danças, partindo da realidade cultural da região;
  • Elaborar textos quanto à historicidade das danças, apresentado-as;
  • Elaborar oficinas sobre danças folclóricas;
  • Conhecer as regras oficiais e diversas modalidades de luta;
  • Generalizar os fundamentos da luta nas diferentes modalidades e confronto entre estes fundamentos e outras ações corporais existentes no Jogo, na Ginástica, na Dança e no Esporte;
  • Aceitar a disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.

CONTEÚDOS:
  • Resgate das origens, os saberes e práticas sobre danças das regiões Sul e Sudeste;
  • Análise das semelhanças e diferenças entre danças das regiões Sul e Sudeste, quanto à coreografia, personagens, vestimentas, locais de realização, variações rítmicas gerais e entre os folguedos; brincadeiras e motivações, origens e evolução das danças, partindo da realidade cultural da região;
  • Elaboração de textos quanto à historicidade das danças, apresentado-as;
  • Elaboração de oficinas sobre danças folclóricas;
  • Conhecimento das regras oficiais e diversas modalidades de luta;
  • Generalização dos fundamentos da luta nas diferentes modalidades e confronto entre estes fundamentos e outras ações corporais existentes no Jogo, na Ginástica, na Dança e no Esporte;
  • Aceitação da disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas dialogadas
  • Discussões de conceitos relacionados ao cotidiano;
  • Realização de pesquisas sobre o tema
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades práticas.



Planejamento do III Bimestre

Eixo Temático:  JOGO
OBJETIVOS:
  • Compreender os diferentes jogos esportivos, ampliando seu sentido e significado, através das vivências, considerando a realidade dos jovens tanto individualmente como coletivamente;
  • Compreender o contexto histórico do fenômeno JOGO, na busca de uma reorganização desse conhecimento, situando-o, tanto historicamente como socialmente, através de pesquisas escolares;
  • Estudar o sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos que proporcionem um equilíbrio entre o consumo de oxigênio e o gasto de energia, bem como, estudo d capacidade anaeróbica identificando sua intensidade na prática de jogos esportivos;
  • Participar de jogos e esportes dentro do contexto escolar de forma recreativas;
  • Promover relações de respeito e cooperação entre colegas durante as atividades lúdicas.
CONTEÚDOS:

  • Compreensão dos diferentes jogos esportivos, ampliando seu sentido e significado, através das vivências, considerando a realidade dos jovens tanto individualmente como coletivamente;
  • Compreensão do contexto histórico do fenômeno JOGO, na busca de uma reorganização desse conhecimento, situando-o, tanto historicamente como socialmente, através de pesquisas escolares;
  • Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos que proporcionem um equilíbrio entre o consumo de oxigênio e o gasto de energia, bem como, estudo d capacidade anaeróbica identificando sua intensidade na prática de jogos esportivos;
  • Participação de jogos e esportes dentro do contexto escolar de forma recreativas;
  • Promoção das relações de respeito e cooperação entre colegas durante as atividades lúdicas.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
  • Discussões de conceitos relacionados;
  • Trabalhos escritos;
  • Pesquisas individuais;
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades prática. 


Planejamento do IV Bimestre

Eixo Temático:  ESPORTE
OBJETIVOS:
  • Compreender o fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações;
  • Refletir sobre a importância da interação e da vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática das aulas de Educação Física;
  • Vivenciar o Esporte futebol e /ou futsal em diferentes espaços, compreendendo suas  especificidades  e generalidades.

CONTEÚDOS:
  • Compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações;
  • Reflexão sobre a importância da interação e d vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática das aulas de Educação Física;
  • Vivência do Esporte futebol e /ou futsal em diferentes espaços, compreendendo suas  especificidades  e generalidades.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
  • Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
  • Discussões de conceitos relacionados;
  • Realização de pesquisas escolares sobre jogos ;
  • Utilização de material áudio visual;
  • Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
  • Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
  • Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
  • Avaliação individual escrita;
  • Avaliação das atividades práticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.