terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Análise da música Beija eu




Exercício de Língua Portuguesa

Leia o texto a seguir e responda às questões de 1 a 3.

Seja eu,
Seja eu,
Deixa que eu seja eu.
E aceita
O que seja seu.
Então deita e aceita eu.

Molha eu,
Seca eu,
Deixa que eu seja o céu
E receba
O que seja seu.
Anoiteça e amanheça eu.

Beija eu,
Beija eu,
Beija eu, me beija.
Deixa
O que seja ser

Então beba e receba
Meu corpo no seu corpo,
Eu no meu corpo,
Deixa,
Eu me deixo
Anoiteça e amanheça

Arnaldo Antunes e Marisa Monte

1.Pode-se dizer que o texto;

a)    Apresenta a linguagem na norma culta, usada nos variados gêneros, inclusive na poesia do sentimento amoroso.

b)  Descreve uma personagem feminina a  partir de seus sentimentos e não pelos atributos físicos

c)   Traz poesia e linguagem subjetiva, sem a preocupação com a norma culta, seguindoos padrões poéticos.

d)  Conta uma história de amor não correspondido depois de longos  anos de espera.

e)   Apresenta ao leitor uma opinião sobre determinado assunto – no caso, o amor-paixão.


2.   No que diz respeito à linguagem utilizada no texto, verificam-se trechos que não estão de acordo com a norma culta, isto se dá porque:

a)   A autora desconhece tal norma e, inconscientemente, adota a norma rural brasileira.
b)  A norma culta é muito difícil e poucas pessoas a usam devido ao elevado índice de analfabetismo no Brasil.
c)   A linguagem utilizada no texto reflete a ignorância do público leitor deste gênero em especial.
d)  Houve um descuido do revisor do texto e isso seria uma atribuição dos órgãos fiscalizadores.
e)   A linguagem utilizada no texto reflete traços de oralidade, muitas vezes comuns ao gênero em que se insere.

3.   A partir da leitura do texto, é correto afirmar que há:
a)   Um pedido de desculpas do possível autor do texto.
b)  Uma ordem do autor do texto, com alto grau de superioridade.
c)   Pedidos de um dos parceiros numa declaração amorosa.
d)  Solicitações profissionais em contexto amoroso.
e)   Uma história de amor contada por alguém em tempo real.






GABARITO: 1C  -  2E  -  3C

Nenhum comentário:

Postar um comentário