quinta-feira, 25 de abril de 2013

Exercicio sobre conjunção


Exercício de Língua Portuguesa

1.  Leia a notícia.

“ ACIDENTE COM VAN MATA 17.”

Quatro crianças e doze adultos(...) estão entre as vítimas. Bombeiro é arrastado pelas águas, quando tentava o resgate, mas não sobrevive.

a. Comente a inadequação do conector mas no trecho acima
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b. Escreva depois da palavra “resgate” uma oração adequada ao sentido geral da notícia, de modo que o mas passe a estabelecer a relação lógico-sintático conveniente. 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Imagine que dois amigos estejam trocando ideias para decidir em que lugar eles irão acampar nas férias. Durante a conversa, cada um deles faz uma das seguintes afirmações a respeito de uma determinada praia.

Falante 1: Aquela praia é um paraíso, mas o acesso a ela é muito difícil.

Falante 2: O acesso aquela praia é muito difícil, mas ela é um paraíso.

Qual dos dois revela menor disposição de viajar para a praia em questão.
______________________________________









3. DEUS CURA, E O MÉDICO MANDA A CONTA.
Nesse ditado popular, qual é o valor sintático do
 e” ?

a. conclusão                  b. oposição

c. explicação                 d. adição


4. Reescreva o período, transformando a 2ª oração em coordenativa explicativa.

Não tenho dinheiro. Não posso pagar a conta.
____________________________________________________________________________

5. Observe o tipo de relação semântica existente entre as orações, a seguir reescreva-as usando o conectivo adequado.

a. Procure seus amigos. Acabará sozinho.

b. Estava frio. Aproveitamos bem o final de semana na praia.

c. O motorista perdeu o controle do carro. Bateu o veículo no poste. Ninguém se machucou.

d. Volte logo. Eu preciso de você.

6. Identifique a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.

1. Correu demais, ( ? ) caiu.

2. Dormiu mal, ( ? ) os sonhos não o deixaram em paz.

3. A matéria perece, ( ? ) a alma é imortal.

4. Leu o livro, ( ? )   é capaz de descrever as personagens com detalhes.

5. Guarde seus pertences, ( ? ) podem servir mais tarde.

a. porque, todavia,portanto, logo, entretanto.
b. por isso, porque, mas, portanto, que.
c. logo, porém, pois, porque, mas.
d. entretanto, que, porque, pois, portanto.



6.  Explique a relação de sentido estabelecida pelas conjunções mas e porque, no período abaixo.
A inclusão no ensino superior no Brasil melhorou nos últimos anos, mas a maior parte da população negra continua à margem do ensino acadêmico, porque o governo não encontra uma fórmula convincente de comparação étnica nas universidades.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7.  Explique a diferença de sentido entre o período apresentado no item anterior e o período apresentado abaixo. 
O governo não encontra uma fórmula convincente de comparação étnica nas universidades, por isso a população negra continua à margem do ensino acadêmico, embora a inclusão no ensino superior no Brasil tenha melhorado nos últimos anos.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. “ Podem acusar-me: estou com a consciência tranquila.” Os dois pontos ( : ) nesse período poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo  entre as duas orações pela conjunção.

a. portanto                      b. como
c. embora                        d. pois

9.  Observe as orações do período.

Os operários tinham trabalhado ininterruptamente, estavam cansados e famintos.

Você deve ter notado que, entre as orações, há uma oração de coordenação, embora não haja uma conjunção marcando tal relação. Empregando a conjunção adequada, reescreva o período, estabelecendo entre essas orações:

a.  Uma relação causal. (razão, motivo)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b.Uma  relação de conclusão
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Classifique as orações coordenadas destacadas, de acordo com a relação a seguir.

1.     Coordenada sindética aditiva
2.     Coordenada sindética adversativa
3.     Coordenada sindética alternativa
4.     Coordenada sindética conclusiva
5.     Coordenada sindética explicativa

A(     ) É muito importante um paciente se comunicar com seu médico! Portanto, diga-me, onde dói?

B(     ) Não recebi a nota fiscal, por conseguinte não pôde trocar a mercadoria.

C(     ) Ganhará o torneio a equipe brasileira, ou a vencedora será a equipe argentina.

D(     ) Volte logo ao trabalho, que o relatório é para hoje.

E(     ) O homem precisa da natureza, mas não a protege.

F(     ) Vivia de rendas, mas também trabalhava diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário