sábado, 27 de abril de 2013

exercício sobre crase


EXERCÍCIO SOBRE CRASE
Reescreva as frases, colocando  acento indicador de crase quando for necessário.
1. Comuniquei nossas decisões as pessoas interessadas.
2. Envie dinheiro a estas instituições beneficentes.
3. Nada posso dizer-lhe a respeito disso.
4. Não posso mais comprar a crédito.
5. O presidente afirmou que nada pode fazer a curto prazo.
6.  Já fiz minha contribuição a democracia brasileira.
7. O atendimento a pacientes conveniados está suspenso.
8. Não há mais nada a fazer.
9. Trago a vocês as últimas notícias.
10. Diga a Sua Excelência que não tenho nada a acrescentar as palavras que já disse.
11. Transmita a cada um dos presentes as instruções necessárias a continuidade da sessão.
12. Não vou a festa, não assisto a novelas e não aspiro a grandes posses. Estou fora de moda.
13. Diga as pessoas que me procurarem que tive de sair.
14. Vamos a sua casa ou a minha?
15. Vamos a Bahia ou a Santa Catarina nas próximas férias?
16. Fui a Europa, de onde passei a Ásia.
17. Fui a Natal, de onde passei a Fortaleza.
18. Finalmente, chegamos a Florianópolis das quarenta e duas praias.
19. Cheguei a casa tarde da noite ontem.
20. Vários marinheiros preferiram não descer a terra.
21. Fui a velha casa onde passei minha infância.
22. Preciso ir a terra os meus antepassados.
23. Não sei por que trazer a baila essas velhas desavenças.
24. A noite, teremos de ficara a espreita.
25. Dobre a esquerda ali a diante.
26. A vítima levara vários tiros a queima roupa.
27. Vários policiais a paisana observavam a manifestação a procura dos líderes do movimento.
28. A loja estava as moscas quando chegamos, as quatro horas.
29. Não recomendo que você saia a rua a meia-noite.
30. Dia a dia aumentava a possiblidade de que os velhos inimigos teriam de combater cara a cara.
31. Prefiro isto aquilo.
32. Entregue tudo aquele homem de quem lhe falei.
33. Transmita aquelas pessoas os meus sentimentos.
34. A pessoa a que fiz referência não esteve presente a reunião.
35. A pessoa a qual fiz referência não esteve presente a cerimônia.
36. A cantora a cuja voz sempre me refiro virá ao Brasil daqui a dois meses.
37. Diga a moça da direita que está aprovada; a da esquerda diga que terá nova oportunidade no próximo mês.
38. Fui até as últimas consequências.
39. Várias pessoas as quais ele se referiu estavam presentes a reunião de ontem.
40. Irei daqui a duas horas.



GABARITO
1. Comuniquei nossas decisões às pessoas interessadas.
2. Envie dinheiro a estas instituições beneficentes.
3. Nada posso dizer-lhe a respeito disso.
4. Não posso mais comprar a crédito.
5. O presidente afirmou que nada pode fazer a curto prazo.
6.  Já fiz minha contribuição à democracia brasileira.
7. O atendimento a pacientes conveniados está suspenso.
8. Não há mais nada a fazer.
9. Trago a vocês as últimas notícias.
10. Diga a Sua Excelência que não tenho nada a acrescentar às palavras que já disse.
11. Transmita a cada um dos presentes as instruções necessárias à continuidade da sessão.
12. Não vou a festa, não assisto a novelas e não aspiro a grandes posses. Estou fora de moda.
13. Diga às pessoas que me procurarem que tive de sair.
14. Vamos a/à sua casa ou à minha?
15. Vamos à Bahia ou a Santa Catarina nas próximas férias?
16. Fui à Europa, de onde passei à Ásia.
17. Fui a Natal, de onde passei a Fortaleza.
18. Finalmente, chegamos à Florianópolis das quarenta e duas praias.
19. Cheguei a casa tarde da noite ontem.
20. Vários marinheiros preferiram não descer a terra.
21. Fui à velha casa onde passei minha infância.
22. Preciso ir à terra os meus antepassados.
23. Não sei por que trazer à baila essas velhas desavenças.
24. À noite, teremos de ficara a espreita.
25. Dobre à esquerda ali a diante.
26. A vítima levara vários tiros à queima-roupa.
27. Vários policiais à paisana observavam a manifestação à procura dos líderes do movimento.
28. A loja estava às moscas quando chegamos, às quatro horas.
29. Não recomendo que você saia à rua  meia-noite.
30. Dia a dia aumentava a possiblidade de que os velhos inimigos teriam de combater cara a cara.
31. Prefiro isto àquilo.
32. Entregue tudo àquele homem de quem lhe falei.
33. Transmita àquelas pessoas os meus sentimentos.
34. A pessoa a que fiz referência não esteve presente à reunião.
35. A pessoa à qual fiz referência não esteve presente à cerimônia.
36. A cantora a cuja voz sempre me refiro virá ao Brasil daqui a dois meses.
37. Diga a moça da direita que está aprovada; a da esquerda diga que terá nova oportunidade no próximo mês.
38. Fui até as/às últimas consequências.
39. Várias pessoas às quais ele se referiu estavam presentes a reunião de ontem.
40. Irei daqui a duas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário