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quarta-feira, 8 de maio de 2013

Texto de divulgação científica - A obesidade infantil



                                       A obesidade infantil aumenta os riscos de morte antes dos 55 anos

Segundo estudo publicado no New England Journal of Medicine, a obesidade infantil aumenta os riscos de morte antes dos 55 anos de idade. Acompanhando em longo prazo quase 5 mil crianças nascidas entre 1945 e 1984, os pesquisadores notaram que um quarto dos voluntários que apresentavam maior índice de massa corporal (IMC) tinham duas vezes maior taxa de morte por causas naturais antes dos 55 anos do que o grupo de menor IMC. Entre essas causas, os especialistas consideraram doenças cardiovasculares, doença hepática alcoólica, infecções, câncer, diabetes e overdose de drogas.
"O ponto principal é que a obesidade em crianças é um sério problema que precisa ser abordado seriamente", ressaltou o pesquisador William C. Knowler, do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. "O que este estudo particular mostra é que a obesidade causará o excesso de morte prematura", completou o especialista.
 Além da influência direta da obesidade infantil nos riscos de morte prematura, a pesquisa indicou que a intolerância à glicose - fator de risco para o diabetes - e a pressão alta na infância também cumprem um papel neste sentido. A taxa de morte foi 73% maior entre o grupo de maior intolerância à glicose e 1,5 vezes maior entre aqueles que apresentavam pressão alta.
Em nota para a imprensa, o pediatra Marc Jacobson, da Academia Americana de Pediatria, destaca que o novo estudo é oportuno e importante, visto que mais de um sexto das crianças americanas estão obesas. "Ele nos dá mais dados relevantes sobre os efeitos da obesidade adolescente em longo prazo". E, seguindo as diretrizes da Academia, o especialista recomenda a medida do índice de massa corporal em todas as crianças, e uma abordagem no estilo de vida daquelas que se apresentam obesas. Para a prevenção, segundo ele, os pais podem usar o chamado 5210 - cinco porções diárias de frutas e vegetais, duas horas ou menos de TV por dia, uma hora de exercícios e nenhuma ou pouquíssimas bebidas açucaradas.

1. O texto “A obesidade infantil aumenta os riscos de morte antes dos 55 anos” desenvolve um tema muito debatido nos dias atuais. Que  tema é esse? _________________________________________

2. Esse gênero textual recebe o nome de texto de divulgação científica. Assinale a opção  que melhor traduz a finalidade desse gênero discursivo.
(   ) Convencer o interlocutor do ponto de vista defendido pelo autor.                                                  (   ) Expor um conteúdo de natureza científica.            (   ) Relatar experiências pessoais.

3. A estrutura de um texto de divulgação científica geralmente é a seguinte:
·         apresentação da ideia principal – geralmente um conceito ou um ponto de vista sobre um conceito;
·         fundamentação da ideia principal por meio de evidências, isto é, exemplos, comparações, resultados objetivos de experiências, dados estatísticos, relações de causa e efeito, etc.; 

No texto “A obesidade infantil aumenta os riscos de morte antes dos 55 anos”:
a. Qual é a ideia principal que o autor  desenvolve?
b. Por que, segundo o autor, a obesidade infantil provoca morte prematura?

4. Segundo o resultado da  pesquisa realizada, quais são as principais doenças associadas à obesidade?

5. Qual foi o percentual de crianças obesas, apontado pela pesquisa?  Esse resultado é preocupante? Justifique sua resposta.

6. O que  o  pediatra Marc Jacobson recomenda que se faça para  controlar a obesidade infantil?

7. É comum o texto de divulgação científica fazer uso de uma linguagem que inclui termos e conceitos científicos básicos.
a. Identifique no texto em estudo palavras ou expressões próprias da linguagem científica.
b. A que área científica pertencem esses termos?

8. Observe a linguagem do texto:
a. Que variedade linguística foi empregada?
b. Que tempo/modo verbal  predomina no texto?
c. A linguagem do texto analisado é pessoal ou impessoal? Por quê?
d. Considerando o assunto do texto, bem como o veículo de publicação, pode-se afirmar que esse nível de linguagem é adequado à situação? Justifique sua resposta.

9. Observe a conclusão do texto, no último parágrafo.
a. A conclusão apresentada é coerente com a ideia principal do texto?

10. Discuta com seus colegas e concluam: Quais são as principais características de um texto de divulgação científica

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