quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Reflexões de Paulo Freire





Responsabilidade pela educação: qual o seu papel?

[...] os pais que não têm condições emocionais de suportar a sua parcela de responsabilidade, ou culpa, pelo mau rendimento escolar, ou algum transtorno de conduta do filho, farão de tudo, para encontrar argumentos e pinçar fatos, a fim de imputar aos professores que reprovaram o aluno, ou à escola como um todo, a total responsabilidade pelo fracasso do filho (ZIMERMAN apud BOSSOLS, 2003: 14). http://www.espacoacademico.com.br/067/67hulsendeger.htm

Na visão de Paulo Freire, a importância da família no processo de educar 

A mim me dá pena e preocupação quando convivo com famílias que experimentam a “tirania da liberdade” em que as crianças podem tudo: gritam, riscam as paredes, ameaçam as visitas em face da autoridade complacente dos pais que se pensam ainda campeões da liberdade.

O Educador Paulo Freire dizia que…

tinha aprendido a ler antes de aprender a ler. É que, antes de “ler as letras”, ele já sabia “ler o mundo”. “A leitura do mundo precede a leitura da palavra, e a posterior leitura desta não pode prescindir da continuidade da leitura daquele”, escreveu. Na visão do mais importante educador brasileiro, quem não aprende a interpretar o que o mundo ao seu redor tem a dizer terá muita dificuldade em compreender o que as palavras impressas em um livro querem transmitir. primeiro aprendemos várias outras linguagens antes de nos aventurarmos na linguagem escrita. E essa primeira leitura quem nos ensina é a família, o lar a que nos foi dado pertencer.
  http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/075/pensando_bem/conteudo_409497.shtml