quarta-feira, 8 de maio de 2013

Gírias em Inglês


FRASES COM GÍRIAS
1. Dinheiro: Bread
Ex: He gave us some bread.
(Ele nos deu uma grana.)
2. Brega: Cheesy
Ex: I think it’s so cheesy.
(Eu acho isto tão brega.)
3. Cara, velho, mano: Dude
Ex: Dude, you got it right. (Cara, você acertou.)
4. Pirar, enlouquecer: Go bananas
Ex: They went bananas when they heard the news.
(Eles ficaram malucos quando souberam da notícia.)
5. Atraente: Hot
Ex: They’re really hot. (São muito atraentes.)
6. Mulher ou homem bonito: Knockout
Ex: She’s a real knockout. (Ela é um avião.)
7. Nada, coisa nenhuma: Nada
Ex: We know nada about it. (Não sabemos nada sobre isto.)
8. Cair na farra, festejar: Party
Ex: We’re gonna party. (Vamos cair na farra.)
9. Com raiva, nervoso: Pissed off
Ex: I was really pissed off at her. (Eu tava com muita raiva dela.)
10. Assalto (no sentido de se cobrar muito mais que o preço normal): Rip off
Ex: You paid 10 bucks? That’s a rip-off! (Você pagou dez contos? Que roubo!)
11. Pessoa que entende muito da vida em determinada cidade: Street smart
Ex: She’s very street smart. (Ele saca muito da vida na cidade.)
12. Ser ruim, chato, de má qualidade: Suck
Ex: That movie really sucks. (Aquele filme é péssimo.)
13. Bom em alguma coisa, profissional: Pro          
Ex: He’s a pro at soccer. (Ele joga bola muito bem.)

tirinha de filosofia

                       https://sites.google.com/site/professorpaulomachado/lista-de-exercicios-de-filosofia

Texto de divulgação científica - A obesidade infantil



                                       A obesidade infantil aumenta os riscos de morte antes dos 55 anos

Segundo estudo publicado no New England Journal of Medicine, a obesidade infantil aumenta os riscos de morte antes dos 55 anos de idade. Acompanhando em longo prazo quase 5 mil crianças nascidas entre 1945 e 1984, os pesquisadores notaram que um quarto dos voluntários que apresentavam maior índice de massa corporal (IMC) tinham duas vezes maior taxa de morte por causas naturais antes dos 55 anos do que o grupo de menor IMC. Entre essas causas, os especialistas consideraram doenças cardiovasculares, doença hepática alcoólica, infecções, câncer, diabetes e overdose de drogas.
"O ponto principal é que a obesidade em crianças é um sério problema que precisa ser abordado seriamente", ressaltou o pesquisador William C. Knowler, do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. "O que este estudo particular mostra é que a obesidade causará o excesso de morte prematura", completou o especialista.
 Além da influência direta da obesidade infantil nos riscos de morte prematura, a pesquisa indicou que a intolerância à glicose - fator de risco para o diabetes - e a pressão alta na infância também cumprem um papel neste sentido. A taxa de morte foi 73% maior entre o grupo de maior intolerância à glicose e 1,5 vezes maior entre aqueles que apresentavam pressão alta.
Em nota para a imprensa, o pediatra Marc Jacobson, da Academia Americana de Pediatria, destaca que o novo estudo é oportuno e importante, visto que mais de um sexto das crianças americanas estão obesas. "Ele nos dá mais dados relevantes sobre os efeitos da obesidade adolescente em longo prazo". E, seguindo as diretrizes da Academia, o especialista recomenda a medida do índice de massa corporal em todas as crianças, e uma abordagem no estilo de vida daquelas que se apresentam obesas. Para a prevenção, segundo ele, os pais podem usar o chamado 5210 - cinco porções diárias de frutas e vegetais, duas horas ou menos de TV por dia, uma hora de exercícios e nenhuma ou pouquíssimas bebidas açucaradas.

1. O texto “A obesidade infantil aumenta os riscos de morte antes dos 55 anos” desenvolve um tema muito debatido nos dias atuais. Que  tema é esse? _________________________________________

2. Esse gênero textual recebe o nome de texto de divulgação científica. Assinale a opção  que melhor traduz a finalidade desse gênero discursivo.
(   ) Convencer o interlocutor do ponto de vista defendido pelo autor.                                                  (   ) Expor um conteúdo de natureza científica.            (   ) Relatar experiências pessoais.

3. A estrutura de um texto de divulgação científica geralmente é a seguinte:
·         apresentação da ideia principal – geralmente um conceito ou um ponto de vista sobre um conceito;
·         fundamentação da ideia principal por meio de evidências, isto é, exemplos, comparações, resultados objetivos de experiências, dados estatísticos, relações de causa e efeito, etc.; 

No texto “A obesidade infantil aumenta os riscos de morte antes dos 55 anos”:
a. Qual é a ideia principal que o autor  desenvolve?
b. Por que, segundo o autor, a obesidade infantil provoca morte prematura?

4. Segundo o resultado da  pesquisa realizada, quais são as principais doenças associadas à obesidade?

5. Qual foi o percentual de crianças obesas, apontado pela pesquisa?  Esse resultado é preocupante? Justifique sua resposta.

6. O que  o  pediatra Marc Jacobson recomenda que se faça para  controlar a obesidade infantil?

7. É comum o texto de divulgação científica fazer uso de uma linguagem que inclui termos e conceitos científicos básicos.
a. Identifique no texto em estudo palavras ou expressões próprias da linguagem científica.
b. A que área científica pertencem esses termos?

8. Observe a linguagem do texto:
a. Que variedade linguística foi empregada?
b. Que tempo/modo verbal  predomina no texto?
c. A linguagem do texto analisado é pessoal ou impessoal? Por quê?
d. Considerando o assunto do texto, bem como o veículo de publicação, pode-se afirmar que esse nível de linguagem é adequado à situação? Justifique sua resposta.

9. Observe a conclusão do texto, no último parágrafo.
a. A conclusão apresentada é coerente com a ideia principal do texto?

10. Discuta com seus colegas e concluam: Quais são as principais características de um texto de divulgação científica

Interpretação da notícia HOMEM MORTO TRABALHA POR UMA SEMANA



 
Homem morto trabalha por uma semana

(Notícia do New York Times)

Os Gerentes de uma Editora estão tentando descobrir, porque ninguém notou que um dos seus empregados estava morto, sentado à sua mesa há 5 dias. George Turklebaum, 51 anos, que trabalhava como Verificador de Texto numa firma de Nova Iorque há 30 anos, sofreu um ataque cardíaco no andar onde trabalhava (open space, sem divisórias) com outros 23 funcionários. Ele morreu tranquilamente na segunda-feira, mas ninguém notou até ao sábado seguinte pela manhã, quando um funcionário da limpeza o questionou, porque ainda estava a trabalhar no fim de semana. O seu chefe, Elliot Wachiaski, disse: 'O George era sempre o primeiro a chegar todos os dias e o último a sair no final do expediente, ninguém achou estranho que ele estivesse na mesma posição o tempo todo e não dissesse nada. Ele estava sempre envolvido no seu trabalho e fazia-o muito sozinho'. A autópsia revelou que ele estava morto há cinco dias, depois de um ataque cardíaco.

01) Comente sobre a ironia presente na manchete da notícia:

02) Encontre o lide na notícia em estudo:

03) Classifique os seis advérbios grifados no texto:

04) O texto está narrado em que pessoa? O autor se manifesta? Qual o efeito de sentido provocado?

05) Cite duas características que são comuns nas manchetes do gênero notícia:

06) O jornalista citou três vezes o pronome indefinido “ninguém”. Qual seria o provável motivo dessa repetição?

07) Esta notícia nos faz refletir sobre as relações humanas atualmente. O que você considera causa desse distanciamento entre as pessoas?

08) “Ele morreu tranquilamente na segunda-feira”. Segundo o autor da matéria, o que seria uma morte tranquila? O que você pensa a respeito disso? Concorda?

09) Analise morfologicamente a oração da questão anterior:

10) O que teria acontecido com a vítima, para que não sentissem a sua falta?

11) A notícia deixa transparecer se a vítima tinha família? Em que momento?

12) Quando lemos um jornal encontramos diversos tipos de notícias. Para que serve, afinal, a notícia?

13) Além do jornal, em que outro(s) meio(s) de comunicação poderíamos encontrar essa notícia?

14) Você acha que essa manchete chamou a atenção dos leitores? Por quê?

15) Se você fosse o jornalista, que outra manchete você criaria para essa notícia?

16) No fragmento “O George era sempre o primeiro a chegar todos os dias e o último a sair no final do expediente”, existe uma antítese. Identifique-a:

17) Com base no fragmento a seguir, responda às questões:

“Ele morreu tranquilamente na segunda-feira, mas ninguém notou até ao sábado seguinte pela manhã, quando um funcionário da limpeza o questionou, porque ainda estava a trabalhar no fim de semana."
a)    Quantas orações existem?
b)    Elas são coordenadas ou subordinadas? Justifique sua resposta:c)    Destaque as conjunções encontradas, classificando-as:

18) Em “Ele estava sempre envolvido no seu trabalho e fazia-o muito sozinho”, o termo destacado refere-se a:
(a)  Ele;
(b)  Trabalho;
(c)  Sozinho;
(d)  George

(Autores: Andreia Dequinha, Maria Regina, Nalva Kássia, Sandra Vitezi, Rosa Maria, Erika Bonilha, Clécia Melo, Cris Happy)