quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

exercicio sobre notícia



TUBARÃO MORRE NA PRAIA
Animal encontrado no Rio é de espécie perigosa

Da Reportagem Local

Um tubarão anequim de 1,75 metro e cerca de 80 quilos foi encontrado
por pescadores, ontem na Barra da Tijuca, Rio. Ele morreu pouco antes da
chegada dos bombeiros por causa da gravidade dos ferimentos provocados,
possivelmente, por uma hélice de barco, ataque de outros tubarões ou uma
rede.
De acordo com o biólogo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,
Rogério Machado Dill, a espécie é uma das mais agressivas, mas raramente
aparece no litoral brasileiro.
A cabeça do tubarão foi levada para análise em laboratórios. A carne do
dorso foi dividida entre os bombeiros.

Responda às perguntas abaixo.
_ Quem escreveu o texto que você leu?
_ Qual é o título do texto?
_ O texto foi escrito no mesmo dia em que aconteceram os fatos? Explique
a sua resposta.
_ Sobre que acontecimento o texto informa?
_ Copie do texto o parágrafo que explica o que aconteceu, onde aconteceu,
quando aconteceu, por que e como aconteceram os fatos.
_ Quem foram os envolvidos no acontecimento?

O texto publicitário



Escola Dr. Jaime Monteiro                                                      Profª Márcia Oliveira

O TEXTO PUBLICITÁRIO

A publicidade faz parte do nosso dia-a-dia através de comerciais de
rádio, televisão, jornais, revistas, cartazes.
Devemos acreditar em tudo o que as propagandas dizem ?


Quem se gosta gosta de Milleto.
Milleto ajuda você a preparar pratos deliciosos, com sabor e qualidade para uma alimentação leve e saudável.
Milleto oferece o melhor do milho para pessoas que se gostam e que também gostam de dividir as coisas boas da
vida. Não é um pouquinho disto tudo que se espera de um bom marido ?

Você percebeu que a intenção do autor é conquistar e convencer o possível consumidor ? Ele pretende chamar sua atenção, despertar seu interesse e criar nele a necessidade de comprar um determinado produto.


Observe que o texto que você leu sobre os produtos Milleto traz mensagens ao leitor
através de:
a) ilustração: a fotografia de três produtos: óleo, margarina e maionese.

b) texto ( mensagem) : a mensagem do texto publicitário é dirigida a um determinado público,
dependendo do produto anunciado. Neste texto o autor repete várias vezes a palavra Milleto para que o consumidor, no caso, a dona de casa,associe o nome às informações e qualidades do produto e lembre-se de Milleto na hora de comprar.

c) slogan: frase resumida, marcante e atraente, destinada a ser rapidamente memorizada pelo
leitor: "Quem se gosta gosta de Milleto." Essa frase costuma ser repetida sempre em toda propaganda desses produtos.

d) Verbos no imperativo: o texto publicitário usa, com freqüência, os verbos no modo imperativo, para provocar idéias de compra no consumidor.
Ex.: compre, adquira, use, prefira.

e) Adjetivos: qualidades geralmente exageradas.

f) Frases curtas: para o consumidor gravar melhor e também facilitar a compreensão.

g) Ausência de negativas: só os pontos positivos são ressaltados.








quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Texto e Discurso - Intertextualidade



Escola Dr. Jaime Monteiro                                                                      Profª Márcia Oliveira

Texto e discurso
Intertextualidade:  é a relação entre dois textos em que um cita o outro.
Algumas vezes, ao ler um texto ou ver uma determinada propaganda, você tem a sensação de que aquilo lhe lembra algum texto conhecido. Veja:
 
 

As relações intertextuais mais comuns:

1. Intertextualidade estrutural
    Consiste no emprego de modelos de estrutura preexistentes para a produção de textos, como receita, carta pessoal e gibi.

2. Intertextualidade temática
    Consiste na abordagem do mesmo assunto, como, por exemplo, uma tela e um texto; um filme e a crítica do filme; uma propaganda e um artigo científico sobre o mesmo tema.

3. Intertextualidade referencial
    Consiste na citação de outros textos.
Paródia: é um tipo de relação intertextual em que um dos textos cita o outro com o objetivo de fazer-lhe uma crítica ou inverter ou distorcer suas ideias, divertir, entreter etc.

Observação: os textos I e II, mostrados acima, também são exemplos de paródia.



Citação: é citar, literalmente, as palavras de outro. Isso ocorre quando queremos, em um texto opinativo, por exemplo, comentar, discordar ou endossar a idéia da outra pessoa. Ao citar um texto, é preciso destacá-lo de alguma forma(usando aspas ou colocando  em um quadro diferente) e indicar a referência(a fonte).Copiar e não identificar a fonte de um texto, além de antiético, é ilegal e passível de punição.

 

Paráfrase: Quando se faz um paráfrase  de um texto, não se cria nenhum sentido novo. Ao contrário, a paráfrase deve manter, tanto quando possível, os sentidos do texto original. No cotidiano, parafraseamos alguém quando contamos o enredo de um filme, o capítulo da novela, quando repetimos a explicação do professor, quando resumimos um textos qualquer.

ATIVIDADES

01. O texto I (Camões), o texto II( Epistola de São Paulo aos Coríntios) e o texto III( letra da música do grupo Legião Urbana) apresentam uma relação de intertextualidade. Aponte um elemento dos textos I e III que faz referencia direta com o texto I.

02. Observe o texto bíblico no qual Renato Russo se inspirou para compor sua canção e responda:
a. Qual é o sentimento ou a virtude humana destacada nesse trecho da                    bíblia?

b. Que alteração Renato Russo fez no texto original em relação a esse sentimento ou virtude humana?

03. Para o poeta Luis de Camões( texto I), a característica fundamental do amor é o(a):
a) abnegação     b) contradição      c) desprendimento     d) ilusão

04. Com o primeiro verso do texto I, o poeta sugere que o sentimento do amor é sobre maneira:
a) interior e sereno     b) exterior e calmo    c) íntimo e veemente/forte

00. Analise a propaganda  do GREENPEACE e responda:
a. Com qual texto a propaganda está “dialogando”?

b. Qual a importância da intertextualidade entre esse texto e a história original para alcançar o efeito publicitário desejado?

c. A propaganda foi veiculada para promover a conscientização dos leitores sobre problemas na relação entre o ser humano e o ambiente. Ela vale-se do recurso da intertextualidade  para abordar um problema sério. Qual seria?

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Leitura e análise de gráficos



Escola Dr. Jaime Monteiro
Aluno(a):_________________________________
Série: ___________ Data:____/____/_______
Professora: Márcia Oliveira da Silva

Exercício de Língua Portuguesa

01. O gráfico abaixo apresenta os dados de uma enquete realizada por um instituto de pesquisa.
Cada entrevistado foi abordado em um movimentado centro urbano recebendo a seguinte pergunta:   
Dos seguintes meios de transporte: automóvel, avião, trem, bicicleta e barco, qual na sua opinião, é o mais seguro?
Das 590 pessoas pesquisadas, todas responderam à pergunta.
Analise atentamente este gráfico de colunas e responda as perguntas:

Título: Meios de Transporte Mais             Seguros


a) Na opinião dos entrevistados, qual é o meio de transporte mais seguro, dentre os listados?______________________________      
                                                                      
b) Na opinião dos entrevistados, qual é o meio de transporte menos seguro, dentre os listados?______________________________    
                                                                     
c) Quantas pessoas consideram o avião como sendo o mais seguro?___________________
d) Quantas pessoas consideram o trem como sendo o mais seguro? 
e) Apenas vinte pessoas disseram que a bicicleta é menos segura do que o automóvel. Qual foi o número de pessoas que escolheram a bicicleta como mais segura?                                       

f) No total, quantas pessoas responderam à pergunta?____________________________
02. Neste gráfico estão sendo mostrados os gastos com cartão de crédito feitos por uma pessoa no mês de janeiro, nos anos de 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004.
O total gasto no período foi de R$ 200,00.
Analise atentamente este gráfico circular, também conhecido como gráfico tipo "pizza", e responda as perguntas:
 
Título: Gastos Com Cartão de Crédito Mês de Janeiro


a) Qual foi o valor gasto no mês de Janeiro de 2003? ______________________________                                     
b) Qual foi o valor gasto no mês de Janeiro de 2001?   ________________________                                
c) Qual é o valor total de gastos representado no gráfico?   ____________________                         
d) Qual é a soma dos gastos dos anos de 2002 e 2004?  ________________________                                     
e) Em que ano houve o menor gasto?



03. O gráfico abaixo mostra as médias finais obtidas por cinco alunos em uma escola. Os alunos são estudantes do ensino fundamental dois. Sendo que apenas um deles foi retido na série cursada, os outros foram aprovados.
Analise atentamente este gráfico de linhas e responda as perguntas:
 
Título: Médias Anuais Individuais Por Aluno.

a)    Considerando que a média para a aprovação é seis, quantos alunos foram aprovados para a série seguinte? _____________________________

b)   Qual foi a média do aluno um?
______________________
c)   Qual foi a média do aluno dois?
______________________                       
d)   Qual foi a segunda pior média?  
______________________ 
e)    Qual aluno foi reprovado?
_____________________________