quinta-feira, 24 de abril de 2014

Exercício de interpretação do texto Espelho no cofre



 Atividade de Língua Portuguesa

Leia a seguir um conto tradicional do Japão, datado do século VIII, de autoria desconhecida. Como outros contos do estilo, ele apresenta uma história aparentemente inocente, mas com um ensinamento de vida.

Texto      Espelho no cofre

De volta de uma longa peregrinação, um homem carregava sua compra mais preciosa adquirida na cidade grande: um espelho, objeto até então desconhecido para ele. Julgando reconhecer ali o rosto do pai, encantado, ele levou o espelho para sua casa. Guardou-o num cofre no primeiro andar, sem dizer nada a sua mulher. E assim, de vez em quando, quando se sentia triste e solitário, abria o cofre para ficar contemplando “o rosto do pai”. Sua mulher observou que ele tinha um aspecto diferente, um ar engraçado, toda vez que o via descer do quarto de cima. Começou a espreitá-lo e descobriu que o marido abria o cofre e ficava longo tempo olhando para dentro dele. Depois que o marido saiu, um dia ela abriu o cofre, e nele, espantada, viu o rosto de uma mulher. Inflamada de ciúme, investiu contra o marido e deu-se então uma grave briga de família. O marido sustentava até o fim que era o seu pai quem estava escondido no cofre. Por sorte, passava pela casa deles uma monja. Querendo esclarecer de vez a discussão, ela pediu que lhe mostrassem o cofre. Depois de alguns minutos no primeiro andar, a monja comentou ainda lá de cima: Ora, vocês estão brigando em vão: no cofre não há homem nem mulher, mas tão somente uma monja como eu!

ESPELHO no cofre. In: Os cem melhores contos de humor da literatura universal. Seleção e tradução de Flávio Moreira da Costa. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. p. 29-30.

O texto O espelho no cofre é um conto. Nele, a ação pode situar-se em qualquer época, mesmo no futuro. No entanto, o espaço onde se passa a história costuma ser limitado. Pode existir mais de um cenário, mas a ação principal geralmente transcorre num lugar só.

No conto, é o conflito que organiza a ação. É em torno dele, geralmente estabelecido nos primeiros parágrafos, que a ação será desenvolvida e concluída.

1. Identifique no conto alguns elementos do enredo. Para cada um, escreva uma frase com suas palavras.
a) O conflito
A mulher, desconfiada do marido, abre o cofre e vê sua própria imagem no espelho.

b) O clímax
Ocorre uma grave briga em família.

c) A situação final
A monja vê no espelho sua própria imagem e tenta tranqüilizar o casal.

2 Onde está o humor do conto?
Espera-se que o aluno perceba que o humor está no fato de nenhum dos personagens conhecer um espelho.

3 Em que espaço a história acontece? Como você poderia caracterizá-lo?
Espera-se que o aluno responda que a história acontece numa casa de dois andares.

04. A história ocorre:
a) num espaço aberto
b) num espaço fechado
c) dentro do cofre
d) no texto não há elementos para responder a pergunta

05. Em que consiste o humor do conto?
a) No homem reconhecer, no espelho, o rosto do pai.
b) Na mulher ver, no espelho, o rosto de uma mulher.
c) Na monja reconhecer, no espelho, outra monja, como ela.
d) No fato de que nenhuma das personagens conhece ou sabe para que serve um espelho.

06. Indique o clímax do texto.
a) O marido sustenta que era seu pai quem estava no cofre.
b) A mulher abre o cofre e vê sua própria imagem refletida no espelho.
c) A monja vê sua imagem no espelho.
d) Ocorre uma briga entre marido e mulher.

07. O importante, no conto, é:
a) A briga entre marido e mulher, ou seja, o conflito.
b) A intervenção da monja, isto é, o desfecho.
c) A mulher ter visto sua imagem no espelho.
d) O homem ter dito à mulher que era seu pai quem estava no cofre.

08. No texto, a personagem principal:                                                                                                 
a) É o marido.                                                                                                                                        
b) É a monja.                                                                                                                                   
c) É a mulher.                                                                                                                                   
d) São homem, mulher e monja.

09. A palavra espreitar, no texto, tem como sinônimo:
a) Indagar.
b) Espremer.
c) Vigiar.
d) Olhar.

10. Em “Encantado, julgou reconhecer o rosto do pai”, percebe-se que:
a) O homem gostou de ter encontrado seu pai.
b) O homem havia comprado um espelho.
c) O homem parecia-se com o pai.
d) No espelho havia o retrato de seu pai.

Curriculum vitae - atividade



Curriculum Vitae
     É um gênero da categoria empresarial que se diferencia dos outros pela área a qual está sendo direcionada. Esse gênero textual constitui em um tipo especifico de texto tendo sua modalidade narrativa, uma vez que esse gênero descreve uma pessoa profissionalmente.  
     Esse gênero tem como função informar as atividades que o profissional tem feito, o grau de instrução, as experiências os contatos, enfim informar o perfil do profissional para os recursos humanos pois é uma forma do leitor que irá fazer a seleção conhecer e lidar com o profissional que pretende ocupar o cargo. Esse documento profissional pode ser analisado em diversos setores da empresa e admitido na área especifica a qual estar sendo precisa.
     O gênero currículo tem uma estrutura  básica , isto é, seja qual for seu formato, todo currículo precisa ter os seguintes elementos estruturais:
1.Cabeçalho ou Topo
2.Objetivo
3.Formação Acadêmica
4.Experiência Profissional
5.Qualificações e atividades profissionais (Cursos)
6.Informações Adicionais

OBS: Use a fonte Arial 11. Se você não tem experiência profissional, escrever sobre os cursos que fez é uma forma de valorizar seu currículo.

Sugestões de sites que oferecem cursos on-line gratuitos e com certificados:
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1) Cabeçalho ou Topo: devem aparecer suas informações pessoais: nome completo, estado civil, idade, endereço completo e, principalmente, seus dados de contato. Número da carteira de identidade, CPF, Documento Militar e outros documentos ficam de fora. Não é necessário informar filiação.
2) Objetivo: descreve a que vaga ou   oportunidade você tem interesse em concorrer.
3) Formação: descreva nesta sessão sua formação acadêmica. Inclua apenas dados relevantes mais atuais. Nenhum profissional de seleção deseja saber onde você cursou seu pré-primário.
4) Experiência Profissional: liste suas experiências profissionais mais importantes. A maneira mais utilizada é listá-las em ordem inversa, ou seja, as mais recentes primeiro. Informe o período em que esteve empregado, o nome da empresa, o cargo exercido, as principais atividades e possíveis resultados destacáveis obtidos.
5) Qualificações e Atividades Profissionais: informe cursos que tenha concluído (que sejam relevantes para a vaga almejada) e outras qualificações obtidas ao longo de sua carreira.
6) Informações Adicionais: utilize esta sessão opcionalmente para informar quaisquer outros dados que julgue significativos para a vaga.

ATIVIDADE

     Escolha um dos cargos apresentados no quadro HÁ VAGAS, no verso da página.  Tendo por modelo o currículo que também encontra-se no verso,  elabore um currículo fictício .