quarta-feira, 10 de abril de 2013

Orações Subordinadas Substantivas II

                                          As Orações Subordinadas Substantivas
A) Oração Subordinada Substantiva Subjetiva:É a oração que funciona como sujeito da oração principal. Para encontrar o sujeito de qualquer verbo, deve-se perguntar a ele “Que é que...?”
Existem três estruturas de oração principal que se usam com subordinada substantiva subjetiva:

1)Verbo de ligação + predicativo + oração subordinada substantiva subjetiva.

Ex: É necessário que façamos nossos deveres.
 

Em que “É” é verbo de ligação,“necessário” funciona como predicativo do sujeito e “que façamos nossos deveres”, como oração subordinada substantiva subjetiva, pois, se perguntarmos ao verbo “ser” “Que é que é necessário?”, obteremos como resposta “que façamos nossos deveres”.

2) Verbos como convir, constar, parecer, importar, interessar, suceder, acontecer + oração subordinada substantiva subjetiva.

Ex: Convém que façamos nossos deveres.
 

Em que “Convém” tem como sujeito “que façamos nossos deveres", pois, se perguntarmos a ele “Que é que convém?”, obteremos como resposta “que façamos nossos deveres”.

3)Verbo na voz passiva + oração subordinada substantiva subjetiva.

Ex: Foi afirmado que você subornou o guarda.
 

Em que “Foi firmado” é locução verbal passiva que tem como sujeito “que você subornou o guarda”, pois se perguntarmos à locução verbal “Que é que foi afirmado?”, obteremos como resposta “que você subornou o guarda”.

B) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta:
É a oração que funciona como objeto direto da oração principal. O objeto direto é o complemento do verbo transitivo direto. Constata-se que um verbo é transitivo direto, colocando-o no seguinte esquema:“Quem ...... , ....... algo”; o “algo” funcionará como objeto direto. Por exemplo, o verbo “comprar”: Quem compra, compra algo.
 

Ex:Todos desejamos que seu futuro seja brilhante.
 

Em que “desejar” é verbo transitivo direto, pois “quem deseja, deseja algo”.“Todos desejamos” o quê? Resposta:“que seu futuro seja brilhante”, portanto o nome da oração é subordinada substantiva objetiva direta.

C) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta:
É a oração que funciona como objeto indireto da oração principal. O objeto indireto é o complemento do verbo transitivo indireto. Constata-se que um verbo é transitivo indireto, colocando-o no seguinte esquema:“Quem ...... , ....... + prep + algo”; o “algo” funcionará como objeto indireto. Por exemplo, o verbo “precisar”: Quem precisa, precisa de algo.
 

Ex:Lembro-me de que tu me amavas.
 

Em que “lembrar-se” é verbo transitivo indireto, pois quem se lembra, lembra-se de algo.“Lembro-me” de quê? Resposta:“de que tu me amavas”, portanto o nome da oração é subordinada substantiva objetiva indireta
.
D) Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal:
É a oração que funciona como complemento nominal de um termo da oração principal, que será um substantivo abstrato, um adjetivo ou um advérbio. O complemento nominal é sempre antecedido de uma preposição, logo todas as orações subordinadas substantivas completivas nominais são iniciadas por preposição que provenha de substantivo abstrato, de adjetivo ou de advérbio.
 

Ex: Tenho necessidade de que me elogiem. 

Em que “necessidade” é substantivo abstrato que exige a preposição “de”, pois quem tem necessidade, tem necessidade de algo. A oração “de que me elogiem”, então, é subordinada substantiva completiva nominal.
 

Não se lembra do que é um subtantivo abstrato? É todo substantivo que indique prática de ação verrbal, existência de qualidade ou sentimentos e emoções. Por exemplo: o substantivo “amor” indica a ação de “amar"; o substantivo “beleza” indica a existência da qualidade “belo”;“saudade, dor, paixão” são sentimentos.

E) Oração Subordinada Substantiva Apositiva:
É a oração que funciona como aposto da oração principal. Em geral vem após dois pontos ou, mais raramente, entre vírgulas e explica o sentido da oração principal que deve estar completa sintaticamente.
 

Ex:Todos querem o mesmo destino:que atinjamos a felicidade.
 

A oração “que atinjamos a felicidade” está após dois pontos e explica o sentido da oração principal qual o destino que todos querem? Resposta: atingir a felicidade. É, portanto, oração subordinada substantiva apositiva.

F) Oração Subordinada Substantiva Predicativa: 

É a oração que funciona como predicativo do sujeito da oração principal. Sempre surgirá com a seguinte estrutura:(sujeito) + VL + oração subordinada substantiva predicativa.
 

Ex: A verdade é que nunca nos satisfazemos com nossas posses.
 

Em que “a verdade” funciona como sujeito do verbo “ser” e a oração “que nunca nos satisfazemos com nossas posse”, como subordinada substantiva predicativa.

*Nota: As orações subordinadas substantivas podem vir introduzidas por outras palavras, como, por exemplo:


  • Pronomes interrogativos (quem, que, qual...)
  • Advérbios interrogativos (onde, como, quando...)
    - Por exemplo:
    Perguntou-se quando ele chegaria.Não sei onde coloquei minha carteira.
  • SINTAXE

     Exercício - SINTAXE

    1.Na oração: “Foram chamados às pressas todos os vaqueiros da fazenda vizinha”, o núcleo do sujeito é:


    a) todos;
    b) fazenda;
    c) vizinha;
    d) vaqueiros;
    e) pressas.

    2. Assinale a alternativa em que o sujeito está incorretamente classificado:

    a) chegaram, de manhã, o mensageiro e o guia (sujeito composto);
    b) fala-se muito neste assunto (sujeito indeterminado);
    c) vai fazer frio à noite (sujeito inexistente);
    d) haverá oportunidade para todos (sujeito inexistente);
    e) não existem flores no vaso (sujeito inexistente).

    3.Em “Éramos três velhos amigos, na praia quase deserta”, o sujeito desta oração é:
    a) subentendido;
    b) claro, composto e determinado;
    c) indeterminado;
    d) inexistente;
    e) claro, simples e determinado.

    4.Marque a oração em que o termo destacado é sujeito:
    a) houve muitas brigas no jogo;
    b) Ia haver mortes, se a polícia não interviesse;
    c) faz dois anos que há bons espetáculos;
    d) existem muitas pessoas desonestas;
    e) há muitas pessoas desonestas.

    5. Indique a única frase que não tem verbo de ligação:
    a) o sol estava muito quente;
    b) nossa amizade continua firme;
    c) suas palavras pareciam sinceras;
    d) ele andava triste;
    e) ele andava rapidamente.

    6. Considere a frase: “Ele andava triste porque não encontrava a companheira”, os verbos grifados são respectivamente:

    a) transitivo direto - de ligação;
    b) de ligação - intransitivo;
    c) de ligação - transitivo - indireto;
    d) transitivo direto - transitivo indireto;
    e) de ligação - transitivo direto.

    7.Na praça deserta um homem caminhava - o sujeito é:
    a) indeterminado;
    b) inexistente;
    c) simples;
    d) oculto por elipse;
    e) composto.

    8.Na oração:”Anunciaram grandes novidades” - o sujeito é:
    a) simples;
    b) composto;
    c) indeterminado;
    d) elíptico;
    e) inexistente.

    9. “O toque dos sinos ao cair da noite era trazido lá da cidade pelo vento”. O termo grifado é:
    a) sujeito;
    b) objeto direto;
    c) objeto indireto;
    d) complemento nominal;
    e) agente da passiva.

    10.“Eu andava satisfeito com o mundo e comigo mesmo”, o período é:
    a) simples;
    b) composto por coordenação;
    c) composto por subordinação;
    d) composto por coordenação e subordinação;
    e) composto de duas orações.

    11. Na oração “Mestre Reginaldo, o impoluto, é uma sumidade no campo das ciências” - o termo grifado é:
    a) adjunto adnominal;
    b) vocativo;
    c) predicativo;
    d) aposto;
    e) sujeito simples.

    12.Na expressão: “por todos era apedrejado o Luizinho”, o termo grifado é:
    a) objeto direto;
    b) objeto indireto;
    c) sujeito;
    d) complemento nominal;
    e) agente da passiva.

    13. Dentre as orações abaixo, uma contém complemento nominal. Qual?
    a) Meu pensamento é subordinado ao seu.
    b) Você não deve faltar ao encontro.
    c) Irei à sua casa amanhã.
    d) Venho da cidade às três horas.
    e) Voltaremos pela rua escura ...

    14. Assinale a alternativa em que o termo grifado é adjunto adnominal:
    a) Sua falta aos encontros sufocava o nosso amor.
    b) Ela é uma fera maluca.
    c) Ela é maluca por lambada nacional.
    d) Não tenho medo da louca.
    e) O amor de Deus é o primeiro mandamento.

    15.Em “a linguagem do amor está nos olhos” – os termos grifados são respectivamente:
    a) complemento nominal e predicativo do sujeito;
    b) adjunto adnominal e predicativo do sujeito;
    c) adjunto adnominal e objeto direto;
    d) complemento nominal e adjunto adverbial;
    e) adjunto adnominal e adjunto adverbial.

    16. “Diga ao povo que fico” é um período:
    a) simples;
    b) composto por coordenação;
    c) composto por subordinação;
    d) composto por coordenação e subordinação;
    e) composto de três orações.

    17. “Saúde e felicidade são as minhas aspirações na vida” – nessa expressão o sujeito é:
    a) simples;
    b) composto;
    c) indeterminado;
    d) oculto;
    e) oração sem sujeito.

    18.Na expressão: “Ordem e progresso, esse é o nosso lema” – o sujeito é:
    a) simples;
    b) composto;
    c) indeterminado;
    d) oculto;
    e) inexistente.

    19. Já na expressão “O prefeito Odorico nomeou Dirceu Borboleta ajudante de ordens” – as palavras grifadas funcionam como:
    a) objeto direto;
    b) objeto indireto;
    c) predicativo do sujeito;
    d) aposto;
    e) predicativo do objeto

    20.O verbo de “confio este carro à distinção dos senhores passageiros” é:
    a) transitivo direto;
    b) transitivo indireto;
    c) transitivo direto e indireto;
    d) intransitivo;
    e) de ligação.

    21. Em: “Era inverno e fazia frio” – há duas orações cujos sujeitos são respectivamente:
    a) inexistente e indeterminado;
    b) indeterminado e inexistente;
    c) inexistente e inexistente;
    d) indeterminado e indeterminado;
    e) N. R. A. porque ambos são compostos.

    22. Qual o período simples?

    a) Encontrará, talvez, no caminho da vida, asperezas, ingratidões, grosserias, injustiças, brutalidades. . .;
    b) Quem sabe se não encontrará inimigos cruéis e “amigos” pérfidos;
    c) Dorme, dorme meu anjinho, que a “Mamã” vela por ti . . .;
    d) Ela defende-o e protege-o;
    e) Faz cinco anos que o procuro.

    23.Confiamos no futuro Desconhecemos as coisas do futuro. Temos confiança no futuro
    - Nas expressões acima, os termos grifados funcionam respectivamente, como:

    a) objeto indireto; adjunto adnominal; complemento nominal;
    b) objeto indireto; complemento nominal; objeto indireto;
    c) objeto indireto; objeto indireto; complemento nominal;
    d) objeto direto; adjunto adnominal; objeto indireto;
    e) objeto direto; sujeito; complemento nominal.

    24. Em: “faz anos que não chove no sertão” – há duas orações com sujeito:
    a) simples;
    b) composto;
    c) indeterminado;
    d) inexistente;
    e) elíptico.

    25.Em: “pediram-me papai e mamãe que eu fosse mais audacioso”:
    a) o sujeito da primeira oração é simples e o da segunda é inexistente;
    b) o sujeito da primeira oração é composto e o da segunda, é simples;
    c) o sujeito da primeira oração é indeterminado e o da segunda, inexistente;
    d) o sujeito da primeira oração é inexistente e o da segunda indeterminado;
    e) o sujeito da primeira oração é composto e o da segunda inexistente.

    26. Em: “À boca da noite a cata-piolhos rezava baixinho . . .” , o sujeito é:
    a) simples;
    b) composto;
    c) indeterminado;
    d) inexistente;
    e) oculto.

    27.Em qual das alternativas o verbo grifado é de ligação?
    a) Quando você pára, eu continuo.
    b) Amélia continua mulher de verdade.
    c) Esta “droga” de relógio não anda.
    d) Andei dois quilômetros a pé.
    e) Nos primeiros dias aprendi as notas musicais.

    28.O predicado é nominal em:

    I - Você acha Cristina bonita, mamãe?
    II - O mundo podia ser tranqüilo.
    III - “Zé Mané” não estava embriagado.
    IV - O guarda noturno permanece atento a todos os perigos.
    V - Os transeuntes ficaram assustados.

    a) I - II - III;
    b) II - III;
    c) II - IV;
    d) III - IV - V - II;
    e) I - II - IV.

    29. Dentre as orações abaixo, uma tem sujeito indeterminado. Qual?
    a) A nossa casa parecia uma arca de Noé.
    b) Não iria além de um vice-campeonato.
    c) As águas trafegam furiosas.
    d) Atropelaram um boi lá na gentil.
    e) No lugar só ficou a surpresa.

    30.Na oração: “Diziam que ele era igualzinho a meu pai”, o sujeito da primeira oração é:
    a) simples;
    b) composto;
    c) indeterminado;
    d) inexistente;
    e) oculto.

    31.Dê a função sintática do elemento grifado: “Mestre Cupijó, ouviu-se há dias a sua grande obra”.
    a) adjunto adnominal;
    b) sujeito;
    c) vocativo;
    d) aposto;
    e) objeto direto.

    32. Em: “o homem não gosta de reconhecer a inevitabilidade de uma morte natural . . .”, a expressão grifada é:

    a) adjunto adnominal;
    b) adjunto adverbial;
    c) complemento nominal;
    d) agente da passiva;
    e) sujeito.

    33. “Ué, gente: vocês ainda não foram pra sala? !” – o sujeito:
    a) simples;
    b) composto;
    c) indeterminado;
    d) inexistente;
    e) oculto.

    34. Em: “Bebe que é doce, papai” – a palavra grifada funciona como:
    a) sujeito;
    b) aposto;
    c) vocativo;
    d) adjunto adverbial;
    e) adjunto adnominal.


    GABARITO


    1. D
    2. E
    3. A
    4. D
    5. E
    6. E
    7. C
    8. C
    9. E
    10. A
    11. D
    12. E
    13. A
    14. C
    15. E
    16. C
    17. B
    18. B
    19. E
    20. C
    21. C
    22. A
    23. A
    24. D
    25. B
    26. A
    27. B
    28. D
    29. D
    30. C
    31. C
    32. C
    33. A
    34. C

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    Substantivo

                            Exercício sobre Substantivo

    1. Numa das seguintes frases, há uma flexão de plural grafada erradamente:

    a) os escrivães serão beneficiados por esta lei.
    b) o número mais importante é o dos anõezinhos.
    c) faltam os hifens nesta relação de palavras.
    d) Fulano e Beltrano são dois grandes caráteres.
    e) os répteis são animais ovíparos.

    2. Assinale o par de vocábulos que fazem o plural da mesma forma que “balão” e “caneta-tinteiro”:
    a) vulcão, abaixo-assinado;
    b) irmão, salário-família;
    c) questão, manga-rosa;
    d) bênção, papel-moeda;
    e) razão, guarda-chuva.

    3. Assinale a alternativa em que está correta a formação do plural:
    a) cadáver – cadáveis;
    b) gavião – gaviães;
    c) fuzil – fuzíveis;
    d) mal – maus;
    e) atlas – os atlas.

    4. Indique a alternativa em que todos os substantivos são abstratos:
    a) tempo – angústia – saudade – ausência – esperança– imagem;
    b) angústia – sorriso – luz – ausência – esperança –inimizade;
    c) inimigo – luz – esperança – espaço – tempo;
    d) angústia – saudade – ausência – esperança – inimizade;
    e) espaço – olhos – luz – lábios – ausência – esperança.

    5. Assinale a alternativa em que todos os substantivos são masculinos:
    a) enigma – idioma – cal;
    b) pianista – presidente – planta;
    c) champanha – dó(pena) – telefonema;
    d) estudante – cal – alface;
    e) edema – diabete – alface.

    6. Sabendo-se que há substantivos que no masculino têm um significado; e no feminino têm outro, diferente. Marque a alternativa em que há um substantivo que não corresponde ao seu significado:
    a) O capital = dinheiro;
    A capital = cidade principal;

    b) O grama = unidade de medida;
    A grama = vegetação rasteira;

    c) O rádio = aparelho transmissor;
    A rádio = estação geradora;

    d) O cabeça = o chefe;
    A cabeça = parte do corpo;

    e) A cura = o médico.
    O cura = ato de curar.

    7. Marque a alternativa em que haja somente substantivos sobrecomuns:
    a) pianista – estudante – criança;
    b) dentista – borboleta – comentarista;
    c) crocodilo – sabiá – testemunha;
    d) vítima – cadáver – testemunha;
    e) criança – desportista – cônjuge.

    8. Aponte a seqüência de substantivos que, sendo originalmente diminutivos ou aumentativos, perderam essa acepção e se constituem em formas normais, independentes do termo derivante:
    a) pratinho – papelinho – livreco – barraca;
    b) tampinha – cigarrilha – estantezinha – elefantão;
    c) cartão – flautim – lingüeta – cavalete;
    d) chapelão – bocarra – cidrinho – portão;
    e) palhacinho – narigão – beiçola – boquinha.

    9. Dados os substantivos “caroço”, “imposto”, “coco” e “ovo”, conclui-se que, indo para o plural a vogal tônica soará aberta em:
    a) apenas na palavra nº 1;
    b) apenas na palavra nº 2;
    c) apenas na palavra nº 3;
    d) em todas as palavras;
    e) N.D.A.

    10. Marque a alternativa que apresenta os femininos de “Monge”, “Duque”, “Papa” e “Profeta”:
    a) monja – duqueza – papisa – profetisa;
    b) freira – duqueza – papiza – profetisa;
    c) freira – duquesa – papisa – profetisa;
    d) monja – duquesa – papiza – profetiza;
    e) monja – duquesa – papisa – profetisa.

    11.O plural dos substantivos “couve-flor”, “pão-de-ló” e “amor-perfeito”, é:
    a) couve-flores; pães-de-ló; amores-perfeitos;
    b) couves-flores; pães-de-ló; amores-perfeitos;
    c) couves-flores; pão-de-ló; amor-perfeitos;
    d) couves-flores; pão-de-lós; amores-perfeitos;
    e) couves-flores; pães-de-ló; amor-perfeitos.

    12. Indique o grupo de substantivo que só admite o artigo “o” :
    a) cal, dó, sentinela;
    b) contralto, eczema, aluvião;
    c) hosana, apêndice, apendicite;
    d) telefonema, eclipse, afã;
    e) trama, elipse, omoplata.

    13. Indique a alternativa que apresenta erro na forma do plural:
    a) sol: sóis; fúsil: fúseis; anão: anões;
    b) peão: peões; guardião: guardiãos; caráter: caracteres;
    c) órgão: órgãos;corrimão: corrimãos; mel: méis;
    d) sótão: sótãos; álcool: álcoois; cônsul: cônsules;
    e) faisão: faisães; anil: anis; capitão: capitães.

    14. Assinale a alternativa que contiver todos os termos com plural correto:
    a) luso-brasileiras; rosas-chá; sapatos-areia; decretos-lei;
    b) guardas-marinha; prócers; procônsules; totens;
    c) grã-cruzes; chefes-de-seção; surdo-mudos; primas-donas;
    d) saias-calças; ouvidores-mor; baixos-relevos; gatos-pingados;
    e) sapatos-de-cristais; coronéis-de-barrancos; olhosde-gatos.

    15. Entre os substantivos aqui relacionados, há um que é do masculino qual?
    a) hóstia;
    b) Anátema;
    c) Ráfia;
    d) Antífona;
    e) Estenia.

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    GABARITO:

    1. D
    2. C
    3. E
    4. D
    5. C
    6. E
    7. D
    8. C
    9. E
    10. E
    11. B
    12. D
    13. B
    14. A
    15. B

    Orações Coordenadas e Orações Subordinadas


                               Exercício sobre orações coordenadas e orações subordinadas

    1. (F. TIBIRIÇA-SP) No período "Penso, logo existo", oração em destaque é:


    a) coordenada sindética conclusiva
    b) coordenada sindética aditiva
    c) coordenada sindética alternativa
    d) coordenada sindética adversativa
    e) n.d.a

    2. (FCE-SP) "Os homens sempre se esquecem de que somos todos mortais." A oração destacada é:

    a) substantiva completiva nominal
    b) substantiva objetiva indireta
    c) substantiva predicativa
    d) substantiva objetiva direta
    e) substantiva subjetiva

    3. (FEI-SP) "Estou seguro de que a sabedoria dos legisladores saberá encontrar meios para realizar semelhante medida." A oração em destaque é substantiva:

    a) objetiva indireta
    b) completiva nominal
    c) objetiva direta
    d) subjetiva
    e) apositiva

    4. (UC-MG) Há oração subordinada substantiva apositiva em:

    a. Na rua perguntou-lhe em tom misterioso: onde poderemos falar à vontade?
    b. Ninguém reparou em Olívia: todos andavam como pasmados.
    c. As estrelas que vemos parecem grandes olhos curiosos.
    d. Em verdade, eu tinha fama e era valsista emérito: não admira que ela me preferisse.
    e. Sempre desejava a mesma coisa: que a sua presença fosse notada.

    5. (UF-PA) Qual o período em que há oração subordinada substantiva predicativa?

    a) Meu desejo é que você passe nos exames vestibulares.
    b) Sou favorável a que o aprovem.
    c) Desejo-te isto: que sejas feliz.
    d) O aluno que estuda consegue superar as dificuldades do vestibular.
    e) Lembre-se de que tudo passa nesse mundo.

    6. (UF-PA) Há no período uma oração subordinada adjetiva:

    a) Ele falou que compraria a casa.
    b) Não fale alto, que ela pode ouvir.
    c) Vamos embora, que o dia está amanhecendo.
    d) Em time que ganha não se mexe.
    e) Parece que a prova não está difícil.

    7. (PUC) Nos trechos: "... não é impossível que a notícia da morte me deixasse alguma tranqüilidade, alívio e um ou dois minutos de prazer" e "Digo-vos que as lágrimas eram verdadeiras". A palavra "que" está introduzindo, respectivamente, orações:

    a. subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva objetiva direta
    b. subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva objetiva direta
    c. subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva predicativa
    d. subordinada substantiva completiva nominal, subordinada adjetiva explicativa
    e. subordinada adjetiva explicativa, subordinada substantiva predicativa

    8. (PUC) Assinale a alternativa que apresenta um período composto onde uma das orações é subordinada adjetiva:

    a. "... a nenhuma pedi ainda que me desse fé: pelo contrário, digo a todas como sou".
    b. "Todavia, eu a ninguém escondo os sentimentos que ainda há pouco mostrei."
    c. "... em toda a parte confesso que sou volúvel, inconstante e incapaz de amar três dias um mesmo objeto".
    d. "Mas entre nós há sempre uma grande diferença; vós enganais e eu desengano."
    e. " - Está romântico!... está romântico... - exclamaram os três..."

    9. (F. TIBIRIÇA-SP) No período "Todos tinham certeza de que seriam aprovados", a oração destacada é:

    a) substantiva objetiva indireta
    b) substantiva completiva nominal
    c) substantiva apositiva
    d) substantiva subjetiva
    e) n.d.a

    10. (UFSCAR) Marque a opção que contém oração subordinada substantiva completiva nominal:
    a. "Tanto eu como Pascoal tínhamos medo de que o patrão topasse Pedro Barqueiro nas ruas da cidade."
    b. "Era preciso que ninguém desconfiasse do nosso conluio para prendermos o Pedro Barqueiro."
    c. "Para encurtar a história, patrãozinho, achamos Pedro Barqueiro no rancho, que só tinha três divisões: a sala, o quarto dele e a cozinha."
    d. "Quando chegamos, Pedro estava no terreiro debulhando milho, que havia colhido em sua rocinha, ali perto."
    e. "Pascoal me fez um sinalzinho, eu dei a volta e entrei pela porta do fundo para agarrar o Barqueiro pelas costas."

    http://www.portuguesconcurso.com

    GABARITO

    1. A
    2. B
    3. B
    4. E
    5. A
    6. D
    7. A
    8. B
    9. B
    10. A

    Orações Subordinadas Substantivas




    Exercício sobre Orações Subordinadas Substantivas
    1- Transforme o período simples em período composto conforme o modelo:
    Espero seu telefonema.
    Espero que você me telefone.
    • Desejo a sua vinda.  Desejo que você venha.
    • Necessitamos de ajuda. Necessitamos que nos ajudem.
    •  Minha esperança é a tua felicidade. Espero que sejas feliz.
    • Tínhamos necessidade de ajuda. Tínhamos necessidade de que nos ajudassem.
    • Desejo uma coisa: a tua felicidade. Desejo uma coisa: que sejas feliz
    • Seu casamento é urgente. É urgente que você se case.
    •  A tua vida é necessária. É necessário que vivas.
    •  Espero a tua resposta. Espero que respondas.
    • Era esperada a sua chegada. Esperava-se que você chegasse.
    • Ele aguardava a tua chegada. Ele aguardava que chegasses.
    2- Classifique as orações em destaque:
    • A virtude das mulheres é que elas nunca mentem. Predicativa
    • A verdade é que ele não voltará mais. Predicativa
    • Ele fez questão de que nos retirássemos. Completiva nominal
    • Ele ficou com medo de que eu revelasse seu segredo. Completiva Nominal
    • O time precisava de que todos os incentivassem. Objetiva indireta
    • A criança quer sempre a mesma coisa: que a sua presença seja notada. Apositiva
    • Sou favorável a que o absolvam. Completiva Nominal
    • Havia dúvida de que o episódio se repetisse. Completiva Nominal
    • Ninguém duvidava de que o episódio se repetisse. Objetiva indireta
    • É conveniente que todos participem. Subjetiva
    Fonte: Material Didático Unificado
    ……………………………………………………………………………………………………….
    Exercícios (orações subordinadas substantivas)
    1) Transforme o segmento em destaque numa oração subordinada substantiva. Observe o modelo:
    Nós pedimos silêncio.
    Nós pedimos que fizessem silêncio.
    a) Todos desculparam sua falha.
    Todos desculparam que falhasse
    b) Cremos na sua honestidade.
    Cremos que seja honesto
    c) Desagradou-nos a visita de Manuela.
    Desagradou-nos que Manuela nos visitasse
    d) Seria reprovável sua desistência da luta.
    Seria reprovável que você desistisse da luta.
    e)Seu grande medo era o grito daquele menino.
    Seu grande medo era que aquele menino gritasse.
    f) Quero garantias de seu envolvimento com o trabalho.
    Quero garantias de que você envolverá com o trabalho.

    2) Sublinhe e classifique as orações subordinadas das sentenças a seguir:
    a) O importante é que todos estejam aqui bem cedo. Predicativa
    b) É importante que todos estejam aqui bem cedo. Subjetiva
    c) Todos nos pediram que trouxéssemos as crianças também.  Objetiva Direta
    d) Nunca me esqueci de que você me traíra. Objetiva Indireta
    e) Tenho aversão a que me critiquem.  Completiva Nominal
    f) O jovem advogado persuadiu o acusado de que a causa ainda não estava perdida. Completiva Nominal
    g) Começou a parecer-me que a primeira impressão não tinha sido justa. Objetiva Direta
    h) Confesso-lhe que me detive alguns minutos olhando-o fascinado. Objetiva Direta
    i)  Parece que vai chover hoje à noite. Subjetiva
    j) Por favor, Cláudio, necessito de que me faças um favor. Objetiva Indireta
    k)Vou lhe contar uma coisa: você está com as calças rasgadas. Apositiva

    3) Complete os períodos com orações subordinadas substantivas adequadas e classifique-as:
    a) É necessário que você me ajude. Subjetiva
    b) Logo notei que estavas triste. Objetiva Direta
    c) Comentava se que ela o traía. Subjetiva
    d) Informo você de que está demitido. Objetiva indireta
    e) Bastaria que você dissesse a verdade. Subjetiva
    f) A verdade é que você mentiu para a professora. Predicativa
    g) Ela estava ansiosa para que você chegasse. Completiva Nominal
    h) Quero saber apenas uma coisa: se você é feliz. Apositiva
    i) Esse comentário nos trouxe a impressão de que ela não é confiável. Completiva Nominal
    j) Convém que você se apresse. Subjetiva
    k) O fato é que você deixou de estudar. Predicativa

    4) Observe as seguintes orações:
    a) Ele falou: eu o odeio.
    b) Não preciso de você: sei viver sozinho.
    c) Sabendo que havia um grande estoque de roupas na loja, quis ir vê-las: era doida por vestidos novos.
    d) Havia apenas um meio de salvá-la: falar a verdade.
    e) Fez três tentativas, aliás, quatro. Nada conseguiu.
    Qual(quais) dela(s) podemos classificar como subordinada substantiva apositiva?
    Letra A (Ele falou que me odiava)
    Letra D (Havia apenas um meio de salvá-la: se ela dissesse a verdade)

    5) Marque (V) para as afirmações verdadeiras, e (F) para as afirmações falsas. Quando responder (F), dê a resposta correta.
    a) ( V ) Dos períodos “A grande falha da República é suprimir a corte, mantendo os cortesãos” e “É preciso que o autor receba com igual modéstia os elogios e as críticas que fazem de suas obras”, ambas as frases destacadas são subordinadas substantivas.
    b) () Em “O orador encareceu a necessidade de sermos amantes da paz”, a oração destacada é subordinada substantiva objetiva indireta.
    c) ( V ) Em “O maior dos mandamentos é este: amar o próximo”, a oração em destaque classifica-se como substantiva apositiva.
    d) (V) A oração subordinada substantiva objetiva indireta e a subordinada substantiva completiva nominal são sempre iniciadas por preposição.

    6) A presença constante de orações desenvolvidas e da palavra que pode tornar o texto pobre quanto ao estilo. Para evitar isso, empregam-se orações reduzidas no lugar das desenvolvidas. Transforme em orações reduzidas as orações desenvolvidas. Faça as adaptações necessárias:
    a)É necessário que todos participem do encontro nacional e que todos cheguem a um acordo sobre o futuro da empresa.
    É necessária a participação de todos no encontro para chegarem a um acordo sobre a empresa.
    b)Convém que peçamos ajuda aos colegas, pois, do contrário, todos perderão a confiança de que haja condições de sair da crise.
    Convém pedirmos  ajuda aos colegas, do contrário, ninguém acreditará que sairemos da crise.
    c)É bom que vocês estudem com regularidade e que não deixem a matéria se avolumar; assim, há maior possibilidade de que vocês se saiam melhor neste ano.
    É bom vocês estudarem regularmente, não deixando a matéria se avolumar, possibilitando melhores resultados neste ano.

    7) Outra forma de evitar orações subordinadas é empregar substantivos no lugar de orações substantivas. Levando isso em conta, reescreva as frases seguintes, transformando em substantivos as orações subordinadas substantivas:
    a )Duvido de que você vença neste jogo. Duvido de sua vitória neste jogo.
    b) Oponho-me a que você se candidate à eleição do Grêmio Estudantil. Oponho-me à sua candidatura à eleição do Grêmio Estudantil
    c)No preenchimento desse documento, basta que seu pai assine. No preenchimento deste documento, basta a assinatura de seu pai.
    d) Os jornais publicaram com estardalhaço que o piloto francês desistiu da competição automobilística.
    Os jornais publicaram com estardalhaço a desistência do piloto francês da competição automobilística.
    e)É obrigatório que os alunos sejam pontuais.
    A pontualidade dos alunos é obrigatória.

    8) Sublinhe e classifique as orações subordinadas:
    a) A verdade é que ele não gosta do emprego. Predicativa
    b)O chefe fez questão de que nos retirássemos. Completiva Nominal
    c)Ele sempre queria a mesma coisa: que a sua presença fosse notada. Apositiva
    d)Ninguém duvidava de que ele seria demitido. Objetiva indireta
    e)Sabemos que o senhor é um funcionários esforçado. Objetiva Direta
    f)É preciso que o salário seja aumentado. Subjetiva
    g)Os funcionários esperavam que o trabalho fosse reconhecido. Objetiva Direta

    9) Classifique as orações subordinadas substantivas de acordo com o código:
    (OI) objetiva indireta
    (CP) completiva nominal
    a) ( CP ) Tenho a certeza de que ele ajudará seu irmão.
    b) ( CP ) Cláudia agarrava-se loucamente à esperança de que Paulo voltaria.
    c) ( OI  ) Eles agora se convenceram de que o estudo é indispensável.
    d) ( CP ) Eles agora estão convencidos de que o estudo é indispensável.
    e) (  OI ) A mãe da menina lembrou-se de que o relógio estava atrasado.
    f)  ( OI ) Quem duvida de que existe um pote de ouro atrás do arco-íris?
    g) ( CP ) Estava convencido de que todos os habitantes da cidade eram ruins.
    h) ( OI ) Essas ocorrências servem para prevenir a população de que não estamos seguros.

    10) As orações em destaque são substantivas reduzidas de infinitivo. Classifique-as:
    a) Aconselharam-me a desfazer o noivado. Objetiva Indireta
    b)Todos conheciam a mania de Laura: regar as plantas às quatro da tarde. Apositiva
    c) Depende do juiz libertar esses presos. Objetiva Direta
    d)Um de seus passatempos é colecionar selos. Predicativa
    e)Parti com a esperança de encontrar minha família. Completiva Nominal
    f) Lamento ter perdido essa oportunidade. Objetiva Direta

    11) Agora desenvolva as orações reduzidas do exercício anterior, fazendo as adaptações necessárias.
    a)     Aconselhara-me de que deveria desfazer o noivado
    b)     Todos conheciam a mania de Laura: que regava as plantas às quatro da tarde.
    c)     Depende do juiz que esses presos sejam libertados.
    d)     Um de seus passatempos é que coleciona selos.
    e)     Parti com a esperança de que encontraria minha família.
    f)      Lamento que tenha perdida essa oportunidade.

    12) Transforme as orações subordinadas desenvolvidas em reduzidas e classifique-as.
    a)É fundamental que estudemos para a prova.
    É fundamental estudarmos para a prova. Or. Subord. Subst. Subjetiva  reduzida de infinitivo
    b)Seu sonho era morar no Rio. Já está reduzida
    Or. Subord. Subst. Predicativa reduzida de infinitivo
    c)Basta que os alunos cooperem.
    Basta os alunos cooperarem. Or. Subord. Subjetiva reduzida de infinitivo.
    d)O destino deles é serem devorados pelos peixes. Já está reduzida
    Or. Subord. Subst. Predicativa reduzida de infinitivo
    e)É necessário que você compre o ingresso antes.
    É necessário comprar o ingresso antes. Or. Subord. Subjetiva reduzida de infinitivo.
    f)Por que você não aconselha sua filha a deixar sua profissão? Já está reduzida
    Or. Subord. Substantiva Completiva Nominal reduzida de infinitivo
    g)É importante que ela se concentre na tarefa.
    É importante ela se concentrar na tarefa. Or. Subord. Subjetiva reduzida de infinitivo.
    h) O índio não aceita viver sem liberdade. Já está reduzida
    Or. Subord. Substantiva Objetiva Direta reduzida de infinitivo
    i) Ela tinha o desejo de ser uma atriz famosa. Já está reduzida
    Or. Subord. Substantiva Completiva Nominal reduzida de infinitivo
    j) Achei uma injustiça não me premiarem também. Já está reduzida
    Or. Subord. Substantiva Completiva Nominal reduzida de infinitivo
    k) O essencial é salvarmos o planeta.  Já está reduzida
    Or. Subord. Substantiva Predicativa reduzida de infinitivo
    l) Ele chegava aos 54 anos com dois sérios problemas: comer e fumar em excesso. Já está reduzida
    Or. Subord. Substantiva Apositiva reduzida de infinitivo
    m)O líder reafirmou seu propósito de prosseguir nas negociações. Já está reduzida
    Or. Subord. Substantiva Objetiva Direta reduzida de infinitivo
    n) Acusavam-no de traficar pedras preciosas. Já está reduzida
    Or. Subord. Substantiva Objetiva Indireta reduzida de infinitivo

    13) As orações substantivas que seguem são introduzidas por advérbios ou pronomes interrogativos. Identifique-as e classifique-as:
    a) Pensei compreender por que os noivos se presenteiam. Objetiva Indireta
    b) Mas até hoje não sei quem pegou meu livro emprestado. Objetiva Direta
    c)Perguntei a ela quantas horas são. Objetiva Direta
    d)Não tenho dúvida de quanto eu fui amada. Completiva Nominal

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    Diferenças entre Reportagem e Notícia

    A Reportagem

          A Reportagem é um gênero jornalístico. Embora ela geralmente se inicie como a notícia - com um lead -, ela amplia o fato principal, acrescentando opiniões e diferentes versões. A reportagem não tem uma estrutura rígida. De modo geral, depois do lead, desenvolve-se a narrativa do fato principal, ampliando-a e compondo-a por meio de entrevistas, depoimentos, boxes com estatísticas, pequenos resumos, textos de opinião. Como todo texto jornalístico, a reportagem é sempre encabeçada por um título, que anuncia o fato em si; pode ou não apresentar subtítulo.
         Na reportagem, emprega-se uma linguagem clara, dinâmica e objetiva, de acordo com o padrão culto da língua. Embora a linguagem seja impessoal, quase sempre é possível perceber a opinião do repórter sobre os fatos ou sua interpretação. Às vezes, o jornal ou a revista emprega uma linguagem mais informal, dependendo do público a que se destina.

    Características da reportagem
    1. informa de modo mais aprofundado sobre fatos que interessam ao público a que se destina o jornal ou revista, acrescentando opiniões e diferentes versões, de preferência comprovadas;
    2. costuma estabelecer conexões entre o fato central, normalmente enunciado no lead, e fatos paralelos, por meio de citações, trechos de entrevistas, boxes informativos, dados estatísticos, fotografias, etc.;
    3. pode ter um caráter opinativo, questionando as causas e os efeitos dos fatos, interpretando-os, orientando os leitores;
    4. predomínio da função referencial da linguagem;
    5. linguagem impessoal, objetiva, direta, de acordo com o padrão culto da língua.

    Diferenças entre reportagem e notícia
         Enquanto a notícia nos diz no mesmo dia ou no seguinte se o acontecimento entrou para a história, a reportagem nos mostra como é que isso se deu. Tomada como método de registro, a notícia se esgota no anúncio; a reportagem, porém, só se esgota no desdobramento, na pormenorização, no amplo relato dos fatos.
         O salto da notícia para a reportagem se dá no momento em que é preciso ir além da notificação - em que a notícia deixa de ser sinônimo de nota - e se situa no detalhamento, no questionamento de causa e efeito, na interpretação e no impacto, adquirindo uma nova dimensão narrativa e ética. Porque com essa ampliação de âmbito a reportagem atribui à notícia um conteúdo que privilegia a versão. Se a nota é geralmente a história de uma só versão, a reportagem é por dever e método a soma das diferentes versões de um mesmo acontecimento.

    IN: Cereja, Willian; Magalhães. Thereza. Texto e Interação. São Paulo: Atual editora, 2000

    Sinopse dos principais gêneros textuais

    Sinopse dos principais gêneros textuais


         De acordo com Cereja e Magalhães, a palavra “gênero” sempre foi bastante utilizada pela retórica e pela literatura com um sentido especificamente literário, identificando os gêneros clássicos - o lírico, o épico, o dramático - e os gêneros modernos da literatura, como o romance, a novela, o conto, o drama, etc. Foi o russo Mikhail Bakhtin o primeiro a empregar a palavra com um sentido mais amplo, referindo-se também aos tipos textuais que empregamos nas situações cotidianas de comunicação. Todos os textos que produzimos, orais ou escritos, apresentam um conjunto de características relativamente estáveis, tenhamos ou não consciência delas. Essas características configuram diferentes tipos ou gêneros textuais que podem ser identificados por três aspectos básicos coexistentes: o assunto, a estrutura e o estilo. A escolha do gênero não é completamente espontânea, pois leva em conta um conjunto de parâmetros essenciais, como quem está falando, para quem se está falando, qual é a sua finalidade e qual é o assunto do texto. Por exemplo, ao contarmos uma história, fazemos uso de um texto narrativo; para instruirmos alguém sobre como fazer alguma coisa (por exemplo, fazer um bolo, montar uma mesa, jogar certo tipo de jogo, etc.), fazemos uso de um texto instrucional; para convencer alguém de nossas ideias, fazemos uso de textos argumentativos; e assim por diante.

    IN: CEREJA, Willian. MAGALHÃES, Thereza. Texto e Interação. São Paulo, Atual Editora, 2000.


    Verbete
    Trata-se de um texto de definição e exposição. Nele, deve haver a definição de um termo considerando-se suas acepções denotativas e conotativas, além de generalizações e particularizações referentes ao uso do termo em variados contextos. Quanto à forma, pode-se utilizar a divisão em parágrafos ou a paragrafação única – nesse caso, é necessário lembrar-se de usar números ou letras para separar os tópicos, assim como nos verbetes de dicionário.



    Artigo
    A estrutura é constituída de três partes:
    1. a introdução, em que o autor apresenta a ideia principal, isto é, expõe seu ponto de vista sobre o tema em discussão;
    2. o desenvolvimento, em que o autor expõe os argumentos para defender e fundamentar a ideia principal;
    3. e a conclusão, em que a ideia principal é retomada e confirmada.

    Características do texto argumentativo escrito
    1. texto de intenção persuasiva;
    2. defende-se um ponto de vista sobre determinado assunto;
    3. o ponto de vista é fundamentado com argumentos;
    4. linguagem normalmente de acordo com o padrão culto formal da língua;
    5. o autor pode colocar-se de modo pessoal ou de modo impessoal, dependendo de sua intenção, de quem são os interlocutores e do veículo do texto;
    6. presença de palavras e expressões que introduzem opiniões pessoais ou impessoais.
    In: Cereja, Willian; Magalhães, Thereza. Texto e Interação. S. Paulo: Atual editora, 2000
     
    Carta do Leitor
    Através dessa variedade textual, o leitor expressa opinião sobre textos publicados em jornal ou revista, com intenção persuasiva. A sua estrutura assemelha-se à da carta argumentativa: local e data, vocativo, corpo do texto, expressão cordial de despedida e assinatura (para efeito de vestibular, o candidato deve lembrar-se de não assinar).

    Manifesto
    É um texto de intenção persuasiva. Nele, o escritor deve expor, com caráter de denúncia, uma problemática pública, ou seja, de interesse de um determinado grupo de pessoas, e chamar a sociedade a uma ação em conjunto para a sua resolução. Deve haver, ainda, cobrança às autoridades públicas competentes, mostrando, com propriedade, os principais pontos do problema: causas e conseqüências. Estruturação:
    título, corpo do texto, local e data.



    Características do manifesto
    1. texto de intenção persuasiva, que objetiva alertar sobre um problema ou fazer a denúncia pública de um problema que está ocorrendo;
    2. estrutura relativamente livre, mas com alguns elementos indispensáveis: título, identificação e análise do problema, argumentos que fundamentam os ponto de vista do(s) autor (es) do manifesto, local e data, assinaturas dos autores e simpatizantes da causa;
    3. linguagem geralmente no padrão culto formal da língua;
    4. verbos predominantemente do presente do indicativo.
     
    Folheto e Panfleto
    São textos de cunho persuasivo e intenção publicitária. Com essas variedades textuais, o autor apresenta produtos ou idéias e deseja levar o leitor ao seu consumo ou à sua aceitação. Configura-se, portanto, como uma exposição de características, levando-se em conta os diferenciais do produto e a pertinência das idéias.

    Carta Argumentativa
    É um formato textual de intenção persuasiva, em que se apresenta uma reclamação, uma solicitação, ou ambas, a uma autoridade ou pessoa responsável. A carta argumentativa tem estrutura semelhante à carta pessoal: data, vocativo, corpo do texto, despedida cordial e assinatura (no caso dos vestibulares, não se deve assinar o texto). Quanto à linguagem, deve ser culta e formal, empregando-se verbos no presente do indicativo e pronomes de tratamento adequados.

    Conto
    É um texto limitado ao essencial, apresentando os elementos básicos da narrativa: tempo e lugar (limitados), fatos e personagens (em número reduzido). O enredo apresenta normalmente a seguinte estrutura: apresentação, complicação, clímax e desfecho. O narrador pode ser observador ou personagem, empregando sempre a linguagem culta.

    Crítica
    Informa sobre o lançamento de um objeto cultural – disco, livro, show, peça teatral, exposição etc. – e avalia seus aspectos positivos e negativos. Tem intencionalidade persuasiva, que estimula o público a "consumir" ou não o objeto em questão. Normalmente tem um formato cuja introdução apresenta breve histórico da obra, seguido de descrição de suas partes e de uma avaliação de seus aspectos mais significativos; geralmente são feitas comparações com outras obras do mesmo autor, ou com obras de outros autores. Há comentários sobre a importância da obra no contexto atual. Os verbos ficam predominantemente no presente do indicativo, numa linguagem culta e formal.

    Definição
    É um texto que expande o significado de um tema, apresentado na introdução, mediante uma descrição, que determina, de forma clara e precisa, as características genéricas e diferenciais daquilo a que se refere. A linguagem deve ser formal e impessoal.

    Depoimento (ou Relato)
    É um texto que narra fatos reais vividos por uma pessoa. Há, portanto, uma intenção pedagógica, a de ensinar algo aos leitores. Esse formato textual apresenta os elementos básicos da narrativa: seqüências de fatos, pessoas, tempo e espaço. O narrador é sempre o protagonista. Verbos e pronomes são empregados predominantemente na 1ª pessoa. Os verbos oscilam entre o pretérito perfeito e o presente do indicativo. Emprega-se o padrão culto formal da língua.

    Dissertação Argumentativa
    É um texto de intenção persuasiva, disposto em três partes (introdução, desenvolvimento e conclusão) em que se defende um ponto de vista sobre determinado assunto. Deve-se fundamentar tal ponto de vista com base em argumentações, apresentadas numa linguagem de acordo com o padrão culto formal da língua. O autor pode colocar-se de modo pessoal (1ª pessoal do plural) ou de modo impessoal (3ª pessoa do singular).

    Fábula
    É um gênero narrativo que transmite um ensinamento, uma moral, ao final da história. Utiliza como personagens quase sempre animais. Nesse texto, normalmente há diálogos, com linguagem culta e formal. Ainda quanto à linguagem, devem ser empregados verbos no pretérito perfeito e imperfeito do indicativo nos trechos que pertencem ao narrador, e no presente do indicativo na fala das personagens.

    Notícia
    É um gênero textual cujo objetivo é informar ao leitor fatos atuais, com simplicidade, concisão e precisão. A linguagem desse texto é formal, clara e objetiva. Para tanto, utilize frases curtas. Não se esqueça de, no primeiro parágrafo, apresentar o lide (ou lead): "O quê? Quando? Onde? Como? e Por quê?". Em vista de vestibulares, a manchete (ou título principal) só será utilizada se for solicitada na proposta.

    Relatório
    É um gênero textual através do qual se expõem os resultados de atividades variadas. Nesse gênero, cabe haver referências aos textos analisados, no entanto sem transcrição. Na conclusão, você pode apresentar constatações do que fora exposto, sem repetir o já escrito. Utilize-se da linguagem impessoal.

    Resenha crítica
    É um texto conciso com a seleção e a apresentação, de forma organizada, de pontos fundamentais para a compreensão de um determinado texto. Nesse gênero, deve-se ter cautela para que não haja transcrição do texto original.

    Resumo (ou Resenha expositiva, ou sinopse)
    É a apresentação concisa dos pontos mais importantes de outro texto. As etapas de um resumo são: a leitura atenta do original para identificar o tema e a finalidade; a seleção de fatos ou informações mais importantes para a compreensão do original; a redação do resumo, com expressões menores e simplificadas que remetem ao original; a revisão do trabalho. O texto resumido deve estar escrito em 3ª pessoa do singular. Atenção: evite o uso abusivo de adjetivos.

    Textos instrucionais
    São aqueles cuja finalidade é orientar sobre o funcionamento de um aparelho, de um sistema, de regras de um jogo etc. Normalmente utilizam-se verbos no infinitivo ou no imperativo, portanto, nesse gênero, você deve se dirigir claramente ao leitor (emprego da função apelativa). Seguem esse formato a bula, a receita etc.

    Texto publicitário
    É um texto de intenção persuasiva, cujo nível de linguagem deve estar de acordo com o público que se pretende atingir, utilizando a variedade informal culta da língua. Os verbos normalmente estão no imperativo. Nesse formato, escreve-se o ANÚNCIO


    Entrevista
    A entrevista é um tipo de texto que tem a utilidade de informar as pessoas sobre algum acontecimento social ou fazer com que o público conheça sobre as ideias e opiniões da pessoa que é entrevistada.
    Desta maneira, tanto o entrevistado quanto o entrevistador devem se posicionar de maneira correta, procurando pronunciar as palavras de forma correta e mantendo uma boa aparência, para que possa causar uma boa impressão diante daqueles que irão assistir ou  a uma entrevista ou lê-la. Mas não podemos nos esquecer de que tudo aquilo é planejado com antecedência, tem mais chances de obter um bom resultado. Dessa forma, é muito importante elaborar as perguntas de maneira clara e objetiva, procurando sempre facilitar o entendimento.
    Estruturalmente, a entrevista compõe-se dos seguintes elementos:
    •  Manchete ou título – Essa é uma parte que deverá despertar interesse no interlocutor envolvido, podendo ser uma frase criativa ou pergunta interessante. 
    •  Apresentação – É o momento em que se apresentam os pontos de maior relevância da entrevista, como também se destaca o perfil do entrevistado, sua experiência profissional e seu domínio em relação ao assunto abordado. 
    • Perguntas e respostas – Basicamente, é a entrevista propriamente dita, na qual são retratadas as falas de cada um dos envolvidos. 


    A estrutura é constituída de três partes:
    1. a introdução, em que o autor apresenta a ideia principal, isto é, expõe seu ponto de vista sobre o tema em discussão;
    2. o desenvolvimento, em que o autor expõe os argumentos para defender e fundamentar a ideia principal;
    3. e a conclusão, em que a ideia principal é retomada e confirmada.



    Características do texto argumentativo escrito
    1. texto de intenção persuasiva;
    2. defende-se um ponto de vista sobre determinado assunto;
    3. o ponto de vista é fundamentado com argumentos;
    4. linguagem normalmente de acordo com o padrão culto formal da língua;
    5. o autor pode colocar-se de modo pessoal ou de modo impessoal, dependendo de sua intenção, de quem são os interlocutores e do veículo do texto;
    6. presença de palavras e expressões que introduzem opiniões pessoais ou impessoais.
    In: Cereja, Willian; Magalhães, Thereza. Texto e Interação. S. Paulo: Atual editora, 2000