sábado, 23 de março de 2013

mapa das língua


Leitura, análise e produção de textos







Análise de "Morte e vida severina"







Estudo do texto "Morte e vida severina"

01. O adjetivo severina, além de se referir à vida árida, carente de bens materiais, também esta relacionada à vida e morte dos retirantes da seca, homens cuja vida se repete sem condições concretas de mudança.

02. A questão do cultivo da terra como motivo de morte, e a seca que castiga o sertão.

03.Não, a miséria também parte da concentração de terras e de rendas.

04. a) É morte de emboscada.
      b) Denuncia-se o abuso de poder, a morte para se tomar posse da terra e a não-punição.

05. É a morte imputada pela própria natureza agreste do sertão: o rio Capibaribe está seco.

06. A sua profissão tem a ver com a morte: ela é "rezadora". Segundo ela, "só os roçados da morte/ compensam aqui cultivar."

07. a) A paisagem do lugar: terra fértil e rios que não secam.
      b) O fato de essa terra constituir um latifúndio.

 08. Apesar da tristeza, da morte e da injustiça social que está presente em toda a trajetória de Severino retirante, a peça encerra com uma esperança: a vida resiste e é representada pelo nascimento de uma criança.

A notícia e os gêneros dos jornais


Gênero Conto


O QUE É UM CONTO?
O conto é uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.

TIPOS DE CONTOS
Contos de fada: Os contos de fadas emocionam, divertem, criam suspense, mexem com os sentimentos mais primitivos do indivíduo. Neles, o bem e o mal aparecem claramente esboçados, possibilitando perceber que a luta contra os problemas faz parte da existência humana. Por ter suas origens na tradição oral, muitos contos foram recebendo novos elementos, fazendo surgir muitas variações sobre o mesmo enredo (diferentes versões).

A Bela Adormecida     
         Charles Perrault
Na festa do batismo da tão desejada princesa, foram convidadas 12 fadas e como madrinhas desta ofereceram-lhe como presentes a beleza, o talento musical, a inteligência, entre outros valores apreciados.
No entanto, uma velha fada que foi negligeciada, porque o rei apenas tinha doze pratos de ouro, interrompeu o evento e lançou-lhe como vingança um feitiço cujo resultado seria, ao picar o dedo num fuso, a morte quando a princesa atingisse a idade adulta. Porém restava o presente da 12ª fada. Assim sendo, esta suavizou a morte, transformando o maldição da princesa para cem anos de sono profundo, até que seja despertada pelo primeiro beijo oriundo de um amor verdadeiro.
O rei proibiu imediatamente qualquer tipo de fiação em todo o reino, mas em vão. Quando a princesa contava 15 anos, descobriu uma sala escondida num torreão do castelo onde encontrou uma velha a fiar. Curiosa com o fuso pediu-lhe para a deixar fiar, picando-se nesse mesmo instante. Sentiu então o grande sono que lhe foi destinado e, ao adormecer, todas as criaturas presentes no castelo adormeceram juntamente, sob o novo feitiço da 12ª fada que tinha voltado entretanto. Com o tempo, cresceu uma floresta de urzes em torno do castelo adormecido, isolando-o do mundo exterior e dando uma morte fatal e dolorosa nos espinhos a quem tentasse entrar. Assim muitos príncipes morreram em busca da tal Bela Adormecida cuja beleza era tão falada.
Após cem anos decorridos, um príncipe corajoso enfrentou a floresta de espinhos, mesmo sabendo da morte de outros tantos, e conseguiu entrar no castelo. Quando encontrou o quarto onde a princesa dormia, estremeceu de tal maneira ao ver a sua beleza, que caiu de joelhos diante o seu leito. Ele beijou-a e ela acordou finalmente. Então todos no castelo acordaram e continuaram onde haviam parado à cem anos atrás. O conto termina aqui, na boda do príncipe, com a famosa frase e viveram felizes até ao fim dos seus dias.

Conto maravilhoso: Os contos maravilhosos são aqueles em que os personagens, lugares e tempos não são determinados historicamente e em que as coisas acontecem como deveriam acontecer, contrariando o universo real, no qual as coisas nem sempre são da maneira como gostaríamos.

A roupa nova do imperador
                Hans Christian Andersen
 Um alfaiate pobre, de terras distantes, diz a um determinado rei que poderia fazer uma roupa muito bonita e cara, mas que apenas as pessoas mais inteligentes e astutas poderiam vê-la. O rei, muito vaidoso, gostou da proposta e pediu ao alfaiate que fizesse uma roupa dessas para ele.
O alfaiate recebeu vários baús cheios de riquezas, rolos de linha de ouro, seda e outros materiais raros e exóticos, exigidos por ele para a confecção das roupas. Ele guardou todos os tesouros e ficou em seu tear, fingindo tecer fios invisíveis, que todas as pessoas alegavam ver, para não parecerem estúpidas.
Até que um dia, o rei se cansou de esperar, e ele e seus ministros quiseram ver o progresso do alfaiate. Quando o falso tecelão mostrou a mesa de trabalho vazia, o rei exclamou: "Que lindas vestes! Você fez um trabalho magnífico!", embora não visse nada além de uma simples mesa, pois dizer que nada via seria admitir na frente de seus súditos que não tinha a capacidade necessária para ser rei. Os nobres ao redor soltaram falsos suspiros de admiração pelo trabalho, nenhum deles querendo que achassem que era incompetente ou incapaz. O alfaiate garantiu que as roupas logo estariam completas, e o rei resolveu marcar uma grande parada na cidade para que ele exibisse as vestes especiais. A única pessoa a desmascarar a farsa foi uma criança, que gritou:
-O rei está nu!
O grito é absorvido por todos. O Imperador se encolhe, suspeitando a afirmação é verdadeira, mas se mantém-se orgulhosamente e continua a procissão.

Conto fantástico: Um conto fantástico baseia-se no irreal e causa um efeito de realidade, pelo que o leitor encontra uma lógica ao que está a ler. A personagem não distingue o que é real do que é irreal. Dentro deste gênero o impossível é possível. O espaço no que vivem as personagens é ilógico e segue normas irracionais, como em "Alice no país das maravilhas". Pela soma de elementos reais e de elementos estranhos e inexplicáveis, faz vacilar entre uma explicação natural ou uma sobrenatural e deixa ao leitor sumido na incerteza.

Conto realista: Nos contos realistas, os acontecimentos se organizam numa ordem lógica de causa e consequência, sem grandes rupturas, no máximo uma volta ao passado, e estão vazados, quase sempre, numa linguagem padrão ou coloquial, com alguns regionalismos: alpercata de rabicho, caviloso, lamparina, boquinha da noite, a caneca de alumínio no beiço do pote.

O Assalto
           Carlos Drumond de Andrade
A casa luxuosa no Leblon é guardada por um molosso de feia catadura, que dorme de olhos abertos, ou talvez nem durma, de tão vigilante. Por isso, a família vive tranquila, e nunca se teve notícia de assalto a residência tão protegida.
Até a semana passada. Na noite de quinta-feira, um homem conseguiu abrir o pesado portão de ferro e penetrar no jardim. Ia fazer o mesmo com a porta da casa, quando o cachorro, que muito de astúcia o deixara chegar até lá, para acender-lhe o clarão de esperança e depois arrancar-lhe toda ilusão, avançou contra ele, abocanhando-lhe a perna esquerda. O ladrão quis sacar do revólver, mas não teve tempo para isto. Caindo ao chão, sob as patas do inimigo, suplicou-lhe com os olhos que o deixasse viver, e com a boca prometeu que nunca mais tentaria assaltar aquela casa. Falou em voz baixa, para não despertar os moradores, temendo que se agravasse a situação. O animal pareceu compreender a súplica do ladrão, e deixou-o sair em estado deplorável.
No jardim ficou um pedaço da calça. No dia seguinte, a empregada não entendeu bem por que uma voz. Pelo telefone, disse que era da Saúde Pública e indagou se o cão era vacinado. Nessenero momento o cão estava junto da doméstica, e abanou o rabo, afirmativamente.

ESTRUTURA DO CONTO
Espaço: O espaço deve ser reduzido, no geral, uma sala, ou mesmo um quarto de dormir, basta para que se organize o enredo. No máximo, uma casa, uma rua. Um deslocamento maior, o que seria muito raro, de duas uma: ou a narrativa procura abandonar sua condição de conto, ou advém da necessidade imposta pelo conflito que lhe serve de base.

Tempo: O tempo fica restrito a um pequeno lapso; horas e, quando muito, dias. Não interessa ao conto o passado ou o futuro das personagens.

Foco Narrativo: O conto é essencialmente objetivo e, por isso, costuma ser narrado na terceira pessoa. Todavia, a primeira pessoa também pode ser empregada da seguinte maneira: A personagem principal conta a história; ou uma personagem secundária conta a história da personagem central.

Personagens: Levando em consideração, as características de tempo e lugar, o conto só pode estabelecer-se com um reduzido número de personagens, normalmente duas ou três. Quaisquer outras irão desempenhar funções secundárias (de ambiente ou cenário social).

Diálogo: A linguagem também deve ser objetiva e utilizar metáforas simples e de imediata compreensão para o leitor. Deve-se evitar uma quantidade excessiva de palavras e fluências, principalmente, para dizer coisas de pouca importância, ou de pouco conteúdo. O conto prefere a concisão na linguagem.

Epílogo: O epílogo corresponde, geralmente, ao clímax da história que, via de regra, deve ser enigmático, imprevisível e abruptamente revelado para surpreender o leitor.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Text Easter is Renovation



School  Estadual Nossa Senhora da Penha
Student _______________________________________________ Series:____
Teacher: Márcia Oliveira            Date: _____/_______/________

Exercise of English

Text:   Easter is Renovation

      Jesus Christ was born(                       ) in Bethlehem, a little town (              )in Palestine and died(              ) in Jerusalem. He died on a cross for the sake of mankind.(                                                   )
      Every years, forty days after (                    )the carnival,  Christians commemorate Easter to celebrate the suffering (                                 )of Christ and his victory over death. (                         )
      Easter is time for reflection, renovation and faith. (          )
      Jesus Christ leave us (                        ) great teachings:   Love God above (                        ) all things, Love your fellow man (                           )as you do yourself and forgive (                         )your enemies.
      Christ came to the Earth to preach peace (                                       )and love among men. Millions and millions de people have followed (                                       )his teachings all over the world.
     
Text Comprehension

1. Where was Jesus Christ born?

2. Where  Jesus Christ died?

3. How Jesus died?

3. What is Easter?

4. How many days after the carnival  celebrate Easter?

5. Write some of Jesus Christ teachings.

6. What did Jesus Christ preach?

7. What do we celebrate on Easter?

Texto sobre a páscoa



 
Easter
At Easter, Christians celebrate the resurrection of Jesus Christ. The Holy Week, as the week before Easter Sunday is called, starts on Palm Sunday. That day marks the entrance of Jesus into Jerusalem where he was welcomed by a large crowd who spread branches of palm trees on his path and greeted him:
"Hosanna to the Son of David! Blessed is he who comes in the name of the Lord! Hosanna in the highest!" (Matthew 21:7-9)
Holy Thursday remembers the Last Supper at which Jesus blessed bread and wine and gave it to his disciples telling them that it was his body and his blood. Jesus also told his disciples that one of them would betray him, and later that night Jesus was betrayed by Judas.
Good Friday commemorates the crucifixion. First Jesus was taken to Pontius Pilate to be sentenced to death. Pilate did not want Jesus to be crucified, but he had no other chance. In order to demonstrate, however, that he was not to blame for Jesus' death, Pilate washed his hands in front of the people, which was the origin of the famous saying »I wash my hands of it«:
When Pilate saw that he was getting nowhere, but that instead an uproar was starting, he took water and washed his hands in front of the crowd. "I am innocent of this man's blood," he said. "It is your responsibility!" (Matthew 27:24)
Easter Monday honours the resurrection. It is said that three days after being crucified, Jesus rose from the dead.
Whilst Easter is a major holiday of the Christian church, nonbelievers have something to celebrate as well: the return of spring. The name Easter actually derives from the Anglo-Saxon goddess Eostre in whose honour a spring festival was held in ancient times. Back then, hares and eggs were seen as symbols of new life–this is why today eggs and bunnies are popular Easter decorations. By the way, the European custom of egg rolling has made its way across the ocean and is now quite common in the USA, too. It has even become an Easter Monday tradition to do "egg rolling" on the lawn of the White House.