EENSP
Didática da Linguagem Professora Márcia Oliveira
ENTENDENDOO
O PACTO
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal,
dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam
alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino
fundamental.
Alfabetização
Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a
compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das
correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas
irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais
complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de
produção de textos escritos.
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do
desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e
problematizador;
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre
durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início
da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de
circulação social e a situações de interação em que as crianças se
reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados
pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas
diversos e agir na sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos
de ensino e de aprendizagem.
Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida,
uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador
tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para
exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como
ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas
o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção
de alfabetização está subjacente à sua prática.
Governos
Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se
comprometem a:
- alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
- realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
- no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.
Para conhecer melhor o Pacto
As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de
atuação:
1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3. Avaliações sistemáticas;
4. Gestão, mobilização e controle social.
1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3. Avaliações sistemáticas;
4. Gestão, mobilização e controle social.
http://educarparacrescer.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário