quinta-feira, 24 de abril de 2014

Curriculum vitae - atividade



Curriculum Vitae
     É um gênero da categoria empresarial que se diferencia dos outros pela área a qual está sendo direcionada. Esse gênero textual constitui em um tipo especifico de texto tendo sua modalidade narrativa, uma vez que esse gênero descreve uma pessoa profissionalmente.  
     Esse gênero tem como função informar as atividades que o profissional tem feito, o grau de instrução, as experiências os contatos, enfim informar o perfil do profissional para os recursos humanos pois é uma forma do leitor que irá fazer a seleção conhecer e lidar com o profissional que pretende ocupar o cargo. Esse documento profissional pode ser analisado em diversos setores da empresa e admitido na área especifica a qual estar sendo precisa.
     O gênero currículo tem uma estrutura  básica , isto é, seja qual for seu formato, todo currículo precisa ter os seguintes elementos estruturais:
1.Cabeçalho ou Topo
2.Objetivo
3.Formação Acadêmica
4.Experiência Profissional
5.Qualificações e atividades profissionais (Cursos)
6.Informações Adicionais

OBS: Use a fonte Arial 11. Se você não tem experiência profissional, escrever sobre os cursos que fez é uma forma de valorizar seu currículo.

Sugestões de sites que oferecem cursos on-line gratuitos e com certificados:
ü            www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos
ü            www.ead.sebrae.com.br
ü           www.senai.br/ead
ü           cursosonline.uol.com.br/fit/         ( pago)

1) Cabeçalho ou Topo: devem aparecer suas informações pessoais: nome completo, estado civil, idade, endereço completo e, principalmente, seus dados de contato. Número da carteira de identidade, CPF, Documento Militar e outros documentos ficam de fora. Não é necessário informar filiação.
2) Objetivo: descreve a que vaga ou   oportunidade você tem interesse em concorrer.
3) Formação: descreva nesta sessão sua formação acadêmica. Inclua apenas dados relevantes mais atuais. Nenhum profissional de seleção deseja saber onde você cursou seu pré-primário.
4) Experiência Profissional: liste suas experiências profissionais mais importantes. A maneira mais utilizada é listá-las em ordem inversa, ou seja, as mais recentes primeiro. Informe o período em que esteve empregado, o nome da empresa, o cargo exercido, as principais atividades e possíveis resultados destacáveis obtidos.
5) Qualificações e Atividades Profissionais: informe cursos que tenha concluído (que sejam relevantes para a vaga almejada) e outras qualificações obtidas ao longo de sua carreira.
6) Informações Adicionais: utilize esta sessão opcionalmente para informar quaisquer outros dados que julgue significativos para a vaga.

ATIVIDADE

     Escolha um dos cargos apresentados no quadro HÁ VAGAS, no verso da página.  Tendo por modelo o currículo que também encontra-se no verso,  elabore um currículo fictício .



Nenhum comentário:

Postar um comentário