Google+ Followers

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Simulados de Língua Portuguesa com Descritores Ensino Médio

D1 Localizar informações explícitas em um texto
D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto. 
D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico (propagandas, quadrinhos, foto etc.) 
D6 Identificar o tema de um texto 
D7 Identificar a tese de um texto 
D8 Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. 
D9 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto 
D10 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. 
D11 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. 
D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. 
D13 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. 
D14 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. 
D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto marcadas por conjuntos, advérbios, etc. 
D16 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. 
D17 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso pontuação e de outras notações. 
D18 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. 
D19 - Reconhecer o efeito decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. 
D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. 
D21 - Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. 

simulado preparatório para o ENEM 
Simulado Preparatório para o SAEB/SAEPE 1 
Simulado Preparatório para o SAEB/SAEPE 2 
Simulado Preparatório para o SAEB/SAEPE 3 

  
Todo mérito e créditos são para o professor WARLES do  http://profwarles.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário