EREM
Dr. Jaime Monteiro
Aluno(a):____________________________________________________________
Nº______
Gameleira, ______
de ________________ de 2014
Professora:
Márcia Oliveira da Silva Ano: 9ºB
Avaliação de língua
Portuguesa– I bimestre
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EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR?
Se
acha que não tem idade para se candidatar e nem está pensando em tirar
seu título eleitoral, saiba que, mesmo
assim, já pode começar a se engajar na política. No colégio paulistano Elvira
Brandão, por exemplo, os alunos, criaram três chapas que concorreram ao
grêmio, entidade que tem o objetivo de trazer melhorias para a escola. Além
dos candidatos das chapas, todos puderam participar de debates e, depois,
votar em “urna” eletrônica e tudo! “Vou votar pela primeira vez este ano e
acredito que as eleições do colégio ajudam a compreender o processo político.
“Me sinto mais preparada”, explica Patrícia Amaral Prata, aluna do 2º ano do
Ensino Médio e uma das diretoras da chapa Impacta, que concorreu à eleição.
Aproveitando que estamos em um ano eleitoral, porque você não pede à
coordenação da escola para ajudá-la a organizar debates sobre política ou até
mesmo promover eleições internas? Patrícia dá as dicas para quem quiser se
candidatar: “é preciso se informar sobre como funcionam as eleições do colégio,
saber o que significa o grêmio, apresentar para a direção uma proposta do que
se quer melhorar na escola e fazer propaganda do plano de mudanças para que
os outros alunos possam decidir em quem votar?” Tudo isso sem desrespeitar a
liberdade de escolha de cada um, senão vira bagunça. Viu só?
Fonte: Revista Atrevida nº 165 maio/2008 p.74
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01. No
trecho “é preciso se informar”, a
palavra se refere-se:
A) Aos
alunos que vão votar. C) A todos os
leitores da revista.
B) Aos
alunos que queiram se candidatar.
D) Aos eleitores em gera.
Sou
contra a redução da maioridade penal
A
brutalidade cometida contra os dois jovens em São Paulo reacendeu a fogueira
da redução da idade penal. A violência seria resultado das penas que temos
previstas em lei ou do sistema de aplicação das leis? É necessário também
pensar nos porquês da violência já que
não há um único crime.
De qualquer forma, um sistema
socioeconômico historicamente desigual e violento só pode gerar mais
violência. Então, medidas mais repressivas nos dão a falsa sensação de que
algo está sendo feito, mas o problema só piora. Por isso, temos que fazer as
opções mais eficientes e mais condizentes com os valores que defendemos.
Defendo uma sociedade que cometa menos crimes e não que puna mais. Em nenhum
lugar do mundo houve experiência positiva de adolescentes e adultos juntos no
mesmo sistema penal. Fazer isso não diminuirá a violência e formará mais
quadros para o crime. Além disso, nosso sistema penal como está não melhora
as pessoas, ao contrário, aumenta sua violência.
O Brasil tem 400 mil trabalhadores na
segurança pública e 1,5 milhão na segurança privada para uma população que
supera 171 milhões de pessoas. O problema não está só na lei, mas na
capacidade para aplicá-la. Sou contra a redução da idade penal porque tenho
certeza que ficaremos mais inseguros e mais violentos. Sou contra porque sei
que a possibilidade de sobrevivência e transformação destes adolescentes está
na correta aplicação do ECA. Lá estão previstas seis medidas diferentes para
a responsabilização de adolescentes que violaram a lei. Agora não podemos
esperar que adolescentes sejam capturados pelo crime para, então, querer
fazer mau uso da lei. Para fazer o bom uso do ECA é necessário dinheiro,
competência e vontade.
Sou contra toda e qualquer forma de
impunidade. Quem fere a lei deve ser responsabilizado. Mas reduzir a idade
penal, além de ineficiente para atacar o problema, desqualifica a discussão.
Isso é muito comum quando acontecem crimes que chocam a opinião pública, o
que não respeita a dor das vítimas e não reflete o tema seriamente.
Problemas complexos não serão superados por abordagens simplórias e
imediatistas. Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo, um projeto
ético e político de sociedade que valorize a vida em todas as suas formas.
Nossos jovens não precisam ir para a cadeia. Precisam sair do caminho que os
leva lá. A decisão agora é nossa: se queremos construir um país com mais
prisões ou com mais parques e escolas.
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Fonte: ROSENO, Renato.
Coordenador do CEDECA - Ceará e da ANCED - Associação Nacional dos Centros de
Defesa da Criança e do Adolescente
02. Identifique o tema central trabalhado no
texto:.
A) Desigualdade Social B) Preconceito. C) Violência .
D) Maioridade Penal.
03. Com base na leitura do texto, assinale a
alternativa que expressa A OPINIÃO DO AUTOR e não um fato narrado:
A) O Brasil tem 400 mil trabalhadores na segurança
pública e 1,5 milhão na segurança privada para uma população que supera 171
milhões de pessoas.
B) No [ECA] estão previstas seis medidas diferentes
para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei.
C) Precisamos de inteligência, orçamento e,
sobretudo, um projeto ético e político de sociedade que valorize a vida em
todas as suas formas.
D)A brutalidade cometida contra dois jovens em São
Paulo reacendeu a fogueira da redução da idade penal.
04. A que gênero pertence o texto lido:
A) Um artigo de opinião. B) uma entrevista C) Um texto de divulgação científica. D) Um depoimento pessoal
Pensamento positivo pode ajudar a combater doenças
[...] Já é bem aceito pela medicina
que os pensamentos negativos e a ansiedade podem nos deixar mais susceptíveis
a doenças. O estresse – que é útil em pequenas doses para preparar o corpo
para a ação ou fuga – quando constante, aumenta os riscos de diabetes e até
demência.
O que os pesquisadores estão
descobrindo agora é que o pensamento positivo não só ajuda a combater o
estresse, mas também têm efeitos positivos na saúde. Sentir-se seguro e
acreditar que as coisas vão melhorar pode ajudar o corpo a se curar. Uma
compilação de estudos publicada na revista de Medicina Psicossomática sugere
que os benefícios do pensamento positivo acontecem independente do dano
causado pelo estresse ou pessimismo. [...]
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Disponível
em<http://revistagalileu.globo.com
05. Esse texto
tem o objetivo de
A) alertar o
leitor sobre doenças. C)
informar sobre uma pesquisa científica
B) explicar um
termo científico. D)
incentivar a realização de experiências.
06. No trecho
“... que é útil em pequenas
doses...”, o pronome relativo em destaque refere-se à
palavra
A) ansiedade. B) estresse. C) doença. D) pensamento. E) pessimismo.
07. Considerando a situação, a intenção de Helga
(4º quadrinho) ao dizer “Estou grávida”
para seu marido Hagar foi de
A) provocar emoção no marido e brincar com ele. C) aborrecer cada vez mais o marido.
B) tirar a concentração do marido.
D) demonstrar sua alegria por estar grávida
Leia os textos abaixo:
Texto
1
Redução da violência contra
adolescentes
A
violência contra adolescentes nas comunidades e nas ruas é um fenômeno
tipicamente urbano e fortemente determinado pelas desigualdades sociais e
econômicas nesses espaços. Caracterizada, em sua maioria, pelos assassinatos por
armas de fogo, acidentes de trânsito e exploração sexual, a violência em
espaços urbanos tem aumentado no Brasil e no mundo.
As maiores vítimas da violência urbana são os
adolescentes moradores de comunidades populares e de periferias que, muitas
vezes, encontram-se vulneráveis diante das ações de grupos criminosos e da
repressão das forças de segurança. Em
situações de ausência de políticas públicas
eficientes e transformadoras, de opções de educação, de oportunidades de
emprego, abre-se uma porta para a ação de aliciadores que recrutam crianças e
adolescentes para o tráfico de drogas e armas. Em 2005, 8 mil pessoas entre 10
e 19 anos foram vítimas de homicídios. Destes, 65% eram afrodescendentes.
Fonte: Adaptação: http://www.unicef.org.
Texto 2
O artigo 5º do Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA, Lei Federal 8.069/90) que dispõe: “Nenhuma criança ou
adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação,
exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer
atentado por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”.
Fonte: Adaptação: http://violenciaintrafamiliarfmp.blogspot.com.
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08.
Com relação aos textos 1 e 2, é correto afirmar que:
A)
Nenhum dos textos trata do adolescente na sociedade.
B) O
texto 1 expressa direitos presentes no texto 2.
C) Os
direitos presentes no texto 2, não estão garantidos no texto 1.
D) O
direito expresso no texto 2 está garantido no texto 1
Analise
a imagem
09. A ação de um
dos personagens da charge ao observar a ação do outro que esfrega as duas
pedras representa
A) a
bondade. C) a contradição.
B) a
precaução. D) a maldade.
Africanismos
São exemplos de africanismos, ou seja, termos de
línguas africanas que, com adaptações, entraram para o nosso vocabulário:
quitute, camundongo, molambo, maribondo (ou marimbondo), cochilar, etc. Mas é
no campo dos cultos religiosos (umbanda e candomblé) e da culinária que essas
contribuições são mais claramente perceptíveis. São africanos: orixá, Oxossi,
Xangô, Exu, macumba, agogô, acarajé, bobó, dendê, xinxim e muitas outras
palavras.
(LEME,
Odilon Soares, Linguagem, literatura, redação. Pág. 18. São Paulo: Ática,
2004.)
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10. O objetivo desse texto é:
A) Emitir uma opinião sobre o termo “africanismos”.
B) Explicar ao leitor o termo “africanismos”.
C) Falar sobre a contribuição das palavras africanas.
D) Refletir sobre exemplos de africanismos.
Analise
as orações subordinadas substantivas, depois, marque a alternativa correta.
11 .No período: "É necessário /que todos se esforcem",
a oração destacada é:
A) substantiva objetiva direta
B) substantiva objetiva indireta
C) substantiva completiva nominal
D) substantiva subjetiva
12. "Os
homens sempre se esquecem /de
que somos todos mortais." A oração destacada é:
A) substantiva completiva nominal
B) substantiva objetiva indireta
D) substantiva objetiva direta
e) substantiva subjetiva
13. Na frase: “Suponho/ que nunca
teria visto um homem”, a subordinada é:
A) substantiva objetiva direta
B) substantiva completiva nominal
C) substantiva predicativa
D) substantiva apositiva
14. Qual o período em que há oração subordinada
substantiva predicativa?
A) É conveniente/ que todos participem
B) Ninguém duvidava/ de que o episódio se repetisse.
C) Desejo-te isto: que sejas feliz.
D) Meu desejo é que você passe nos exames vestibulares.
15. Há oração subordinada substantiva apositiva em:
A) Ele ficou com medo /de que eu revelasse seu segredo
B) Nós pedimos /que fizessem silêncio
C) Sempre desejava a mesma coisa:/ que a sua presença fosse notada
D) Espero /que respondas.
GABARITO
01- B
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02- D
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03- C
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04- A
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05- C
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06- B
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07- A
|
08- C
|
09- B
|
10- B
|
11- D
|
12- B
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13- A
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14- D
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15- C
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