sábado, 9 de março de 2013

Como Encaminhar o Curriculum Vitae - A carta de apresentação



Como Encaminhar o Curriculum Vitae
A carta de apresentação

1. Definição
- É uma carta que apresenta o candidato à vaga numa empresa, encaminhando o currículo. Por isso, é o primeiro documento que uma empresa tem em mãos para avaliar os concorrentes, servindo de instrumento de pré-seleção dos inúmeros currículos.
- É uma carta muito breve cujo conteúdo principal é o resumo das experiências, competências e habilidades de um candidato.
- É uma ferramenta de marketing pessoal tão importante quanto o currículo. Por ter papel determinante no processo seletivo, deve apresentar o perfil do candidato sob o melhor ângulo, a fim de estimular a leitura do currículo e gerar uma entrevista.

2. Principais características
- Deve ser breve: não mais do que três ou quatro parágrafos (ou uma página). A apresentação detalhada do candidato encontra-se no currículo.
- Deve ser persuasiva: não se deve esquecer que a carta que encaminha o currículo é a porta de entrada para conquistar a vaga, por isso deve causar boa impressão, a fim de que gere a leitura/ análise do currículo e uma entrevista.
- Para tanto, o perfil profissional deve ser apresentado sob o melhor ângulo, com diferenciais.
- Deve ser impecável em termos de correção lingüística. É importante ressaltar que, mediante a linguagem, transmitimos não apenas informações, mas também inúmeros outros aspectos, como nossa educação, cultura, instrução, escolaridade, "status" social. Nesse sentido, a linguagem também é um cartão de visita, um cartão de apresentação. Nesse processo de conquistar uma vaga, nada desabona mais do que uma carta de apresentação com erros.

3. Estrutura

O texto da carta de apresentação contém três partes:
a) Introdução (um parágrafo), que pode ser assim:

Estou à procura de nova colação no mercado na área de xxxxxxxxxxxx e acredito que a empresa possa ter interesse por minha experiência e qualificações.

ou

Em resposta ao anúncio publicado no jornal xxxxxxxxxxx, de (data) xxxxxxxxxxxxxxxxxx, referente à vaga de xxxxxxxxxx, venho apresentar minha candidatura, encaminhando, em anexo, meu currículo.

b) Desenvolvimento (um ou dois parágrafos) em que o candidato apresenta muito resumidamente seu perfil diferenciado, mencionando suas qualificações e experiências. Pode mencionar, por exemplo, habilidades valorizadas pela empresa ou pelo mercado, como saber resolver problemas, lidar com pessoas, trabalhar em equipe, cumprir prazos, manter-se atualizado, ser empreendedor, ser capaz de trazer soluções inovadoras, estar constantemente comprometido e motivado, etc.

c) Conclusão em que se menciona a disposição para uma entrevista com o intuito de detalhar informações profissionais. Assim:

Seria um prazer ter a oportunidade de detalhar melhor minhas experiências e competências em entrevista.

ou

Coloco-me, desde já, à disposição para uma entrevista, ocasião em que poderei detalhar melhor minhas experiências e competências.

ou

Envio em anexo meu currículo e coloco-me à disposição para uma entrevista, quando poderei fornecer mais informações sobre minhas experiências e competências.

4. Modelo
À
Nome da Empresa
At.: Sr.(a) xxxxxxxxxxxxxxxx
Ref.: vaga de "webdesigner"

Porto Alegre, xxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Prezado Sr.(a):

     Gostaria de apresentar minha candidatura para o cargo de webdesigner, conforme anúncio publicado no jornal xxxxxxxxxxxxxxx, de xxxxxxxx (data), encaminhando em anexo currículo para apreciação.

      Sou formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no curso de Publicidade e Propaganda (ou "estou em fase de conclusão do curso"). Fui estagiário nessa universidade, no Setor de Web, durante dois anos. Domino as tecnologias HTML, JAVASCRIPT e PHP, bem como os softwares COREL DRAW, HOMESITE, DREAMWEARE e FLASH. O estágio na referida instituição contribuiu de forma expressiva para minha formação, aprimorando aptidões como a de resolver problemas, de trazer soluções inovadoras, de lidar com pessoas, de trabalhos em equipe, de cumprir prazos, dentre outras.

     Tenho a confiança de que apresento as qualificações necessárias para exercer a função de forma adequada e desde já coloco-me à disposição para uma entrevista, objetivando o detalhamento de informações profissionais.

Cordialmente,

Fulano de Tal
- Assinatura -

 Anexo: Curriculum Vitae

Nenhum comentário:

Postar um comentário