AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Texto 1:
O bicho
Vi ontem um
bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava
alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não
era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu
Deus, era um homem.
Manuel
Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947
01. A
que problema o autor se refere no texto?
a)
( ) a devastação da natureza.
b)
( ) a imundice do pátio.
c)
( ) a fome .
d)
( ) o alcoolismo
02. A
intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que:
a)
( ) procurou chamar a nossa atenção para animais do
lixo.
b)
( ) a história é mesmo sobre um lixo.
c)
( ) o homem se viu reduzido a condição de animal.
d)
( ) o homem deve ser tratado como animal.
03.No texto
as frases “Engolia com
voracidade” e “Na imundice do pátio” as
palavras
sublinhadas podem,
respectivamente ser substituídas por:
a) Avidez; sujeira
b) Lentidão; higiene
c) Calma; limpeza
d) Delicadeza; pureza
e) Tristeza;
desorganização
04.
Qual a função sintática da expressão “Meu Deus”:
a)
( ) aposto b)
( ) vocativo
Texto 2:
05. O texto apresenta,
em uma sequência,
a)
( ) os objetos de uma casa.
b)
( ) uma lista de compras.
c)
( ) as mercadorias de uma loja.
d)
( ) as ações do cotidiano de um homem.
06.Podemos
afirmar que o narrador-personagem do texto acima é:
a)
( ) uma mulher que fuma.
b)
( ) uma criança que gosta de banho .
c)
( ) um casal que trabalha fora.
d)
( ) um homem que fuma
07 A única palavra PROPAROXÍTONA do texto é
_______________________________
08. Assinale a sequência em que todas aspalavras
são PAROXITONAS:
a)
( ) paletó – relógio - camisa.
b)
( ) níqueis – espuma - fósforo.
c)
( ) espuma – documentos - água.
d)
( ) fósforo – água - paletó
09. Complete as frases com MAS ou MAIS:
a)
Fui ao zoológico ________ não vi os elefantes.
b)
Ele é ________ atencioso que você.
c)
É preciso que voltes _________ cedo.
d)
Os animais ficaram furiosos, _________ não atacaram os visitantes.
10. Empregue adequadamente MAU – MAL - MÁ:
a)
A poluição é um grande _______ paraa saúde.
b)
O ______ hábito alimentar prejudica a saúde
c)
Uma _____ filha será uma _______ esposa.
d)
O _______ nem sempre vence o bem.
11. Complete com HÁ ou A:
a) O
livro chegou _____ um mês?
b) _____dias ele está viajando?
c) Partirei daqui ____ uma semana.
d) Daqui ____ três dias, verei um amigo que conheço _____ vinte anos.
b) _____dias ele está viajando?
c) Partirei daqui ____ uma semana.
d) Daqui ____ três dias, verei um amigo que conheço _____ vinte anos.
12. Informe se nas
frases abaixo as palavras destacadas estão empregadas em sentido DENOTATIVO
ou CONOTATIVO:
a. Meu pai é um espelho para os filhos.
a. Meu pai é um espelho para os filhos.
_______________________________
b. Quebrei o espelho do
banheiro.
c.
Aquele cara parece suspeito.
_______________________________
d.
A garota pintou a cara.
______________________________
Texto 3: Anedotinhas
De manhã, o pai bate na porta do
quarto do filho:
— Acorda, meu filho. Acorda, que está
na hora de você ir para o colégio.
Lá de dentro, estremunhando, o filho
respondeu:
— Ai, eu hoje não vou ao colégio. E
não vou por três razões: primeiro, porque eu estou morto de sono; segundo,
porque eu detesto aquele colégio; terceiro, porque eu não agüento mais
aqueles meninos.
E o pai responde lá de fora:
— Você tem que ir. E tem que ir,
exatamente, por três razões: primeiro, porque você tem um dever a cumprir;
segundo, porque você já tem 45 anos; terceiro, porque você é o diretor do
colégio.
Anedotinhas do Pasquim. Rio
de Janeiro: Codecri, 1981, p. 8.
|
13. No trecho “Acorda, que está na hora de você ir para o colégio” (ℓ. 2), a palavra sublinhada estabelece relação de
(A) adição.
(B) alternância.
(C) conclusão.
(D) explicação.
(E) oposição.
Texto 4:
14. Pela
resposta do Garfield, as coisas que acontecem no mundo são:
(A) assustadoras.
(B) corriqueiras.
(C) curiosas.
(D) naturais.
15 . O
código de barras, presente em embalagens, tem várias finalidades de informação.
Uma delas é permitir às empresas.
a. ( ) controlar o estoque dos produtos.
b.
( ) atrair os consumidores.
c. ( ) ocultar os preços dos produtos.
d ( ) fazer propagandas dos produtos
16. Leia o texto e responda
a.( ) permanece no mesmo lugar.
b.( ) colhe os frutas da lavoura.
c.( ) molha a terra constantemente.
d.( ) abandona suas terras.
17.
A
finalidade do texto é assegurar.
( A) a segurança a todos os cidadãos no
território nacional.
( B ) a permanência dos jovens ao lado de
pessoas que usam entorpecentes.
( C ) que a criança e o adolescente sejam
responsabilidade de toda a sociedade.
( D ) o direito da criança e do adolescente ao
convívio familiar, em ambiente saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário