domingo, 4 de maio de 2014

como produzir um texto dissertativo



Escola Dr. Jaime Monteiro                                 Ensino Médio                         Professora Márcia Oliveira

TEXTO DISSERTATIVO

Como  fazer a introdução de uma redação

1. Fazer uma apresentação direta do seu ponto de vista em relação ao tema proposto, o que vai se tornar o seu argumento básico.

Ex: “ A convivência com um dependente de álcool ou drogas, além de todos os seus reveses, também pode se tornar um vício poderoso, uma doença. Mães, mulheres e irmãos de dependentes costumam assumir para si a tarefa de conservar a ovelha negra da família. Quando dão por si, passaram a viver em função do problema alheio. Ora se comportam como salvadores, ora assumem o papel de vítima, ora cooperam e alimentam ainda mais o vício.”

2. Apresentar o tema, através de uma indagação a respeito do que ele traz.

Ex: “Será que existem fatos que confirmam a inferioridade de certas raças estacionadas durante o processo evolutivo, a meio caminho entre o animal e o homem? Por que admitiríamos, no plano individual, a existência de gênios e retardados e tememos fazê-lo no plano racial?”

3. Definir o tema a ser questionado.

Ex: “A gíria é um patrimônio comum, é um instrumento de comunicação que parece imprescindível. Sobretudo, para a juventude. Até mesmo as gerações que a condenavam acabaram por assimilar algumas expressões de maior ocorrência”.

4. Citar dados da História.

Ex: “Desde que aprendeu a manejar o fogo e a roda, o homem passou a gerar uma força produtiva, a qual desencadeou as invenções, as conquistas e o progresso. Mas essa produtividade prejudicou o relacionamento entre os povos, assim como entre patrão e empregado, no domínio pela tecnologia e na exploração da mão-de-obra.”

5. Expor o ponto de vista oposto, com a finalidade de combatê-lo durante o desenvolvimento.

Ex: “Na medida em que a caça é proibida no Brasil, não se pode admitir a existência de uma Associação Brasileira de Caça nem de lojas de caça e pesca. Um novo capítulo da Constituição Brasileira proíbe essas atividades. Caça não é esporte, porque esporte pressupõe igualdade de condições entre os contendores, um conhecimento prévio de ambas as partes das regras do jogo, e a existência de um juiz que faça cumprir essas regras”.

6. Utilizar dados estatísticos.

Ex: “A cada ano que passa, mil crianças morrem por dia debaixo do céu brasileiro. Morrem de doenças para as quais a medicina criou uma infinidade de nomes, todos sinônimos de um só mal: fome, subnutrição”.

7. Uma pequena narrativa.

Ex: Dentro de uma ambulância, um paciente está em estado grave. Perto dele, um médico jovem, com pouca experiência nesse tipo de atendimento, tenta dar os primeiros socorros. Mas a situação se complica. Neste momento, muito longe daquele local, entra na operação de socorro um outro médico, profissional bem mais experiente, capaz de comandar com tranquilidade uma situação como essa. Ele está no hospital para onde o paciente está sendo levado. Esse médico também vê, por uma tela de televisão, o próprio paciente. É como se ele estivesse lá. Situações como essa, que a princípio parecem ser privilégio do futuro, poderão ocorrer mais breve do que se imagina.”.

Como fazer o desenvolvimento da redação

1. Desenvolvimento enumerativo: o autor enumera as possibilidades de resolução da questão apresentada na ideia-chave.

Ex: “Há três métodos pelos quais pode um homem chegar a ser primeiro-ministro. O primeiro é saber, com prudência, como servir-se de uma pessoa, de uma filha ou de uma irmã; o segundo, como trair ou solapar os predecessores; e o terceiro, como clamar, com zelo furioso, contra a corrupção na corte. Mas um príncipe discreto prefere nomear os que se valem do último desses métodos, pois os tais fanáticos sempre se revelam os mais obsequiosos e subservientes à vontade e às paixões do amo.”



2. Desenvolvimento por exemplificação: o autor apresenta exemplos que auxiliam o leitor a se posicionar diante do texto.

Ex: “Em certas sociedades, o sistema de alianças, que fundamenta as relações de parentesco sobre as quais a comunidade está organizada, exige que a criança seja levada, ao nascer, à irmã do pai, que deverá responsabilizar-se pela vida e educação da criança. Em outras, o sistema de parentesco exige que a criança seja entrega à irmã da mãe. Nos dois casos, a relação da criança é estabelecida com a tia por aliança e não com a mãe biológica. Se assim é, como fica a afirmação de qe as mulheres amam naturalmente os seus filhos e que é desnaturada a mulher que não demonstrar esse amor?:

3. Desenvolvimento por citação.

Ex: “Escrevendo sobre a teoria da linguagem, o linguista Hjelmslev afirma que “a linguagem é inseparável do homem, segue-o em todos os seus atos”, sendo o instrumento graças ao qual o homem modela seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade e seus atos...”.

4 .Desenvolvimento por dados históricos.

Ex: “Em 16 de abril de 1945, dois milhões e meio de soldados soviéticos, apoiados por 42.000 canhões, 6.250 carros de assalto e 7.500 aviões, iniciaram o ataque à cidade, dominada por nazistas. No dia 30, a bandeira vermelha da vitória, cm a foice e o martelo, ondulou sobre o Reichstag. Metade dos edifícios estava destruída. Dos 4,3 milhões de habitantes, restavam 2,5 milhões, famintos e ameaçados por epidemias.” ( Após apresentar os dados, o autor argumenta, baseado neles, a fim de levar o leitor a se posicionar diante dos argumentos).

5. Existem outras maneiras de se desenvolver uma redação e todas são aceitáveis, desde que se considere que a dissertação é um texto sério, que não admite dados incorretos, estatísticas inventadas, tampouco superficialidade. Quem desenvolve um texto dissertativo precisa ter consciência de que é necessário conhecimento acerca do tema. Não adianta escrever mais para completar número de linhas, é preciso ser profundo, consistente ao apresentar suas ideias.


FORMAS PARA SE CONCLUIR A REDAÇÃO

Ao terminar sua redação, você tem que dar a ideia de que o assunto foi fechado, não pode deixar possibilidade do leitor ficar na dúvida, pensando que faltou alguma coisa. Para que isso nunca ocorra, procure, na hora de concluir seu texto, puxar o a ideia chave da introdução, retomar o assunto inicial e apresentar sua conclusão. Você pode concluir seu texto, utilizando algum dos recursos abaixo:


1. Através de resumo, isto é, retomando resumidamente aquilo que explorou durante o texto.

Ex: “O relacionamento familiar tem suas particularidades, mas a maioria dos pais revelam que, além das preocupações já mencionadas, sentem-se sufocados com as exigências materiais dos jovens, que comprometem o orçamento doméstico de tal forma, que eles não têm outra alternativa, a não ser adiar seus próprios sonhos”.


2. O autor sugere um caminho, apresenta uma proposta, isto é, aquilo que deve ser feito para solucionar o impasse apresentado no texto.

Ex: “Vamos começar uma nova vida, de início, virando nossos mapas para cima, para o Cruzeiro do Sul. Vamos criar nossos referenciais, nossos pontos de apoio, nossas formas de ver o mundo. Essa é a única forma de criar uma nação. Vamos, finalmente, descobrir o Brasil, mas desta vez com nossos próprios olhos”.


3. Através de um questionamento, o autor encerra seu raciocínio.

Ex: “Quem é que vai pôr freios nessa gente? Quem sabe uma mudança na legislação, que retire deles a proteção da idade, transformando-os em responsáveis por seus atos e, portanto, passíveis de cadeia, fizesse algum bem. Se os pais não cuidam deles, chamem a polícia!”

4. Através de uma constatação que ainda não apareceu anteriormente no texto.

Ex: “De todas as grandes regiões do mundo, a África abaixo do Saara é a que determina o século nas mais dolorosas condições, a não ser nos filmes de leões para o circo da televisão, onde o negro só aparece para segurar a câmara do branco, como antes segurava os rifles no safári.”


PROPOSTA DE REDAÇÃO
Tempo para a atividade: 15 minutos para a montagem e cinco minutos para a apresentação de cada grupo.


O Brasil é um país de contrastes. Se de um lado temos a indústria de ponta, o “shopping” requintado, o hospital equipado com a mais moderna tecnologia, de outro temos multidões de desempregados, favelas imundas, bolsões de extrema pobreza.

Depois de ler o texto acima, cada grupo deve criar uma redação de apenas 15 linhas, apresentando seu ponto de vista sobre o assunto. Deem um título ao texto. Cada grupo deve ler seu texto para a turma.

AS QUALIDADES DE UM TEXTO

CONCISÃO
Ser conciso é ir direto ao ponto, não ficar utilizando palavras demais para exprimir uma ideia, não ficar enrolando, “enchendo linguiça”. Um texto conciso é um texto direto, objetivo.

CORREÇÃO
A linguagem utilizada na redação deve estar de acordo com a norma culta e, para isso, é indispensável ter um conhecimento básico de ortografia. Tenha sempre uma gramática e consulte-a. No caso de estar fazendo redação em concurso, se não tiver certeza da grafia correta de uma palavra, substitua a palavra por outra sinônima. Tome cuidado também com a formação do plural das palavras concordância (lembre-se que o verbo deve concordar com o sujeito. Por isso, converse com seu texto, faça a ele perguntas e perceba se as respostas estão corretas). Lembre-se de que nunca se deve começar uma frase com pronome oblíquo.           Ex: Em vez de “Me faça um favor”, comece assim “Faça-me um favor”.

CLAREZA
Um bom texto deve ser claro, o leitor deve entender o que o autor quis dizer. Por isso, expresse suas ideias de forma que possam ser rapidamente compreendidas pelo leitor. Os inimigos da clareza são: desobediência às normas cultas, períodos longos demais e vocabulário muito rebuscado (enfeitado com palavras pouco utilizadas em nossa Língua). Um conselho: Evite escrever períodos muito longos, pois eles podem acabar servindo como armadilha contra você, levando-o a cometer erros de concordância e até de coerência.
ELEGÂNCIA
A elegância consiste numa leitura de texto agradável. É conseguida quando existe correção, clareza e concisão, além do conteúdo. Lembre-se de que a elegância deve começar pela própria apresentação do texto. Deve estar limpo, sem borrões ou rasuras, com margens e parágrafos bem delimitados e letra legível.

OS DEFEITOS DE UM TEXTO :

AMBIGUIDADE
OBSCURIDADE (É o mesmo que falta de clareza. Ocorre quando são construídos períodos muito longos, linguagem rebuscada e má pontuação.
PLEONASMO
CACOFONIA
ECO
PROLIXIDADE (Ser prolixo é ficar enrolando, não ir direto ao assunto)

OUTRAS DICAS
● Nunca repita partes do texto apresentado como tema dentro de sua redação. Demonstra falta de criatividade.
● O título de sua redação nunca deve ser a repetição do tema. Escolha um título que tenha a ver com o tema, mas não utilize o tema como título.
● Faça sempre um rascunho com as ideias que lhe surgem. Só depois, corte o que não servir, acrescente outras partes que julgar importante, faça uma revisão e passe a limpo.
● Apresente uma redação limpa, sem rasuras, com margens e parágrafos bem delimitados.
● Nunca fuja do tema ou da estrutura proposta.
● Se for apresentar dados históricos ou estatísticos, tenha a certeza de sua exatidão.
● Confira se acentuou as palavras e pontuou corretamente o texto.

BOA SORTE!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário