Atividade de Lingua Portuguesa
1. No texto a seguir, temos
um diálogo.
Eu puculo, tu puculas, ele pucula
O
chefe liga para a casa do funcionário, atende a criança.
_
Alô.
_ O
papai está?
_
Tá.
_
Posso falar com ele?
_ Não.
_ E
a mamãe?
_ Tá
ocupada.
_
Tem mais alguém aí?
_ A
puliça e o bombelo.
_
Que barulho é esse?
_ É
o licópito.
_
Helicóptero!? O que está acontecendo aí?
_
Eles estão me puculando.
Almanaque
Brasil de Cultura Popular. São Paulo: Andreato Comunicação e Cultura, n. 54,
set. 2003. p. 34.
a. Quem são os
interlocutores?
b. Que sinal de pontuação
marca a mudança dos interlocutores no
diálogo?
c. O texto foi escrito no
nível formal ou informal? Justifique sua resposta com uma frase do texto.
d. A que classe pertencem as
palavras que dão título à narrativa?
e. Em que consiste o humor do
texto?
2. Leia:
O caipira telespectador
O
caipira estava tranqüilo, deitado na sala, fumando o seu sagrado cigarrinho de
palha e assistido à televisão, quando o seu “cumpadre” passa e acena pela
janela:
_
Bom dia, Zé... Tudo firme?
Ele
vira para o amigo e diz:
_
Não, cumpadre... Por enquanto é tudo futebor...
Anedota popular
a. Em que sentido o
“cumpadre” empregou a palavra firme?
b. Que sentido o caipira
atribuiu à palavra firme?
c. Por que o caipira atribuiu
à palavra firme sentido diverso
daquele empregado pelo seu “cumpadre”? Baseando-se exclusivamente no texto,
justifique sua resposta.
d. Em que consiste o humor da
anedota?
3. Leia o texto:
Saudade
Releio seu bilhete
Beijo sua foto
E ando assim sozinho
Um jeito meio perdido
E meio tonto
De quem vai encontrar
Você ali,
Naquela rua que nem percebi
Que já passei.
TAVARES, Ulisses. Viva a
poesia viva. São Paulo: Saraiva, 1997. p. 32.
a.
Quem
é o eu lírico presente no poema? Justifique sua resposta citando como exemplo uma
palavra do texto.
b.
Substitua
a palavra jeito pó aparência e reescreva o poema. Faça as
alterações necessárias.
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