OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS
Dá-se o
nome de operadores argumentativos a certos elementos da língua, explícitos na
própria estrutura gramatical da frase, cuja finalidade é a de indicar a
argumentatividade dos enunciados. Introduzem variados tipos de argumentos que
apontam para determinadas conclusões.
Observe nos exemplos como funcionam esses operadores:
Observe nos exemplos como funcionam esses operadores:
No Brasil
ainda há crianças fora da escola.
Nesse
enunciado, o advérbio ainda orienta o interlocutor no sentido de inferir algo que está pressuposto: que,
antes do momento da enunciação, já havia crianças fora da escola.
Embora muitos adolescentes que trabalham frequentem a
escola, poucos conseguem concluir os oito anos de escolaridade básica.
Nesse
enunciado, a conjunção embora introduz argumento que se contrapõe ao exposto na oração seguinte.
Tipos de
operadores argumentativos
- Operadores que introduzem argumentos que se somam a outro, tendo em vista uma mesma conclusão: e, nem, também, não só... mas também, não só ...mas ainda, além disso, etc.
Os efeitos
danosos do trabalho infantil sobre a escolarização são sentidos não só
nas crianças menores, mas também nos adolescentes.
- Operadores que introduzem enunciados que exprimem conclusão em relação ao que foi expresso anteriormente: logo, portanto, então, em decorrência, consequentemente, etc.
O
trabalho infantil prejudica o desenvolvimento físico, emocional e intelectual
da criança, portanto deve ser combatido.
- Operadores que introduzem argumento que se contrapõem a outro visando a uma conclusão contrária: mas, porém, todavia, embora, ainda que, mesmo que, apesar de, etc.
Muitas
pessoas são contra a exploração de crianças e adolescentes, mas poucas
fazem alguma coisa para evitar que isso aconteça.
Esses operadores são geralmente representados pelas conjunções adversativas e concessivas. A opção por um determinado tipo de conjunção tem implicações na estratégia argumentativa.
Por meio
das adversativas (mas, porém,
todavia, contudo, etc.), introduz-se um argumento que leva o interlocutor a uma
conclusão contrária a que chegaria se prevalecesse o argumento usado no
enunciado anterior. Com as concessivas (embora, se bem que, ainda que, etc.), o
locutor dá a conhecer previamente o argumento que será invalidado. Observe:
Milhões
de crianças e adolescentes trabalham no Brasil, mas isso é proibido pela
Constituição.
Embora a Constituição proíba, milhões de crianças e adolescentes trabalham no Brasil.
Embora a Constituição proíba, milhões de crianças e adolescentes trabalham no Brasil.
- Operadores que introduzem argumentos alternativos: Ou, ou...ou, quer...quer, seja...seja, etc.
Ou sensibilizamos a sociedade sobre os efeitos danosos do trabalho infantil, ou o problema persistirá.
Operadores
que estabelecem relações de comparação: mais que, menos que, tão...quanto,
tão...como, etc.
O problema
do trabalho infantil é tão grave quanto o do desemprego.
- Operadores que estabelecem relação de justificativa, explicação em relação a enunciado anterior: pois, porque, que, etc.
Devemos
tomar uma decisão urgente, pois o problema tende a se agravar.
- Operadores cuja função é introduzir enunciados pressupostos: agora, ainda, já, até, etc.
Até o Papa manifestou sua indignação com referência ao
trabalho infantil.
Nesse
enunciado, pressupõe-se que outras pessoas, além do Papa, tenham manifestado
indignação. Compare a força argumentativa do enunciado contrapondo-o a outros:
O padre
manifestou sua indignação.
O bispo manifestou sua indignação.
Até o Papa manifestou sua indignação.
O bispo manifestou sua indignação.
Até o Papa manifestou sua indignação.
Nesse
caso, temos uma escala argumentativa ascendente (orientada do argumento mais
fraco para o mais forte: o Papa). Numa escala argumentativa negativa, os termos
estariam em ordem descendente, e o argumento mais forte viria introduzir por nem
mesmo.
O
acontecimento não teve nenhuma repercussão: o Papa não se manifestou, o bispo
também não, nem mesmo o padre de paróquia fez qualquer referência ao
assunto.
A função
de introduzir o argumento mais forte de uma escala argumentativa também pode
ser exercida pelos operadores inclusive, até mesmo, ao menos, no mínimo, etc.
- Operadores cuja função é introduzir enunciados que visem a ratificar, esclarecer um enunciado anterior: isto é, em outras palavras, vale dizer, ou seja, etc.
Duas, de
cada 10 crianças trabalhadoras, ou seja, 20%, não frequentam a escola.
- Operadores cuja função é orientar a conclusão para uma afirmação ou uma negação: quase, apenas, só, somente, etc.
Dentre os
adolescentes que trabalham, poucos conseguiram concluir os oito anos de
escolaridade básica: apenas 25,5%.
O número
de crianças e adolescentes que trabalham é muito grande: quase quatro
milhões.
O
operador argumentativo quase aponta para a afirmação da totalidade e,
normalmente, encadeia-se com muitos e a maioria.
Apenas (
e seus equivalentes só e somente) aponta para a negação da
totalidade e, normalmente, encadeia-se com poucos e a minoria.
Crédito:
professora Francinete Celestino
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