Escola Dr. Jaime Monteiro
Profª Márcia Oliveira Ensino Médio
Coesão e Coerência
A
coesão é a ligação, a harmonia entre os elementos de um
texto. Por meio de mecanismos as ideias transitam entre as frases e os
períodos. O tema desta aula trata-se de um mecanismo de coesão referencial - os
pronomes - elementos responsáveis pelo encadeamento das ideias,
pela progressão textual e, consequentemente pela maior ou menor aceitabilidade
dos textos.
Uma das
propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o
relacionamento existente entre si. De que trata, então, a coesão textual?
Da ligação, da relação, da conexão entre as palavras de um texto, através de
elementos formais, que assinalam o vínculo entre os seus componentes.
Uma das
modalidades de coesão é a remissão. E a coesão pode desempenhar a função
de (re)ativação do referente. A reativação do referente no texto é realizada
por meio da referenciação anafórica ou catafórica, formando-se cadeias
coesivas mais ou menos longas.
A
remissão anafórica (para trás) realiza-se por meio de pronomes pessoais de 3ª pessoa (retos
e oblíquos) e os demais pronomes; também por numerais, advérbios e artigos.
Exemplo: André
e Pedro são fanáticos torcedores de futebol. Apesar disso, são
diferentes. Este não briga com quem torce para outro time; aquele
o faz.
Explicação:
O termo isso
retoma o predicado são fanáticos torcedores de futebol; este recupera a
palavra Pedro; aquele , o termo André; o faz, o predicado briga
com quem torce para o outro time - são anafóricos.
A
remissão catafórica (para a frente) realiza-se preferencialmente através de pronomes
demonstrativos ou indefinidos neutros, ou de nomes genéricos, mas também por
meio das demais espécies de pronomes, de advérbios e de numerais. Exemplos:
Exemplo: Qualquer
que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara
de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que
sabíamos dele, o professor, gordo e silencioso, de ombros
contraídos.
Explicação:
O pronome
possessivo seu e o pronome pessoal reto ele antecipam a expressão
o professor - são catafóricos.
De que
trata a coerência textual ? Da relação que se estabelece entre as
diversas partes do texto, criando uma unidade de sentido. Está, portanto,
ligada ao entendimento, à possibilidade de interpretação daquilo que se ouve ou
lê.
Modelo de questão: coesão e coerência
As
questões de números 01 e 02 têm o texto abaixo como base.
Falar em
direitos humanos pressupõe localizar a realidade que os faz
emergir no contexto sócio-político e histórico-estrutural do processo contraditório
de criação das sociedades. Implica, em suma, desvendar, a
cada momento deste processo, o que venha a resultar como direitos
novos até então escondidos sob a lógica perversa de regimes políticos,
sociais e econômicos, injustos e comprometedores da liberdade humana.
Este
ponto de vista
referencial determina a dimensão do problema dos direitos humanos na América
Latina.
Neste
contexto, a fiel
abordagem acerca das condições presentes e dos caminhos futuros dos direitos
humanos passa, necessariamente, pela reflexão em torno das relações econômicas
internacionais entre países periféricos e países centrais.
As
desarticulações que desta situação resultam não chegam a modificar a
base estrutural destas relações: a extrema dependência a que estão
submetidos os países periféricos, tanto no que concerne ao agravamento
das condições de trabalho e de vida (degradação dos salários e dos
benefícios sociais), quanto na dependência tecnológica, cultural e
ideológica.
(Núcleo
de estudos para a Paz e Direitos Humanos, UnB in: Introdução Crítica ao
Direito, com adaptações)
01.
Assinale a opção que não estabelece uma continuidade coerente e gramaticalmente
correta para o texto
a) Nesta
parte do mundo, imensas parcelas da população não têm minimamente garantida
sua sobrevivência material. Como, pois, reivindicar direitos fundamentais se a
estrutura da sociedade não permite o desenvolvimento da consciência em sua
razão plena?
b) Por
conseguinte, a questão dos Direitos tem significado político, enquanto
realização histórica de uma sociedade de plena superação das desigualdades,
como organização social da liberdade.
c)
Assim, pois, a opressão substitui a liberdade. A percepção da complexidade
da realidade latino-americana remete diretamente a uma compreensão da questão
do homem ao substituí-lo pela questão da tecnologia.
d) Na
América Latina, por isso, a luta pelos direitos humanos engloba e unifica
em um mesmo momento histórico, atual, a reivindicação dos direitos pessoais.
e) Não
nos esqueçamos que a construção do autoritarismo, que marcou
profundamente nossas estruturas sociais, configurou o sistema político
imprescindível para a manutenção e reprodução dessa dependência.
DICAS: esse tipo de questão exige a
capacidade de seleção das informações básicas do texto e de percepção dos
elementos de coesão constitutivos do último período e sua interligação com o
parágrafo subsequente; nesse caso, a opção que será marcada.
O texto
trata dos direitos humanos - a realidade no contexto sócio- político e
histórico estrutural - processo de criação das sociedades; "as relações
econômicas internacionais entre países periféricos( a sua dependência) e países
centrais".
O
gabarito assinala a altern. C.
Justificativa: o comando da questão pede "a
opção que não estabelece uma continuidade..." , a alternativa C
inicia, estabelecendo relação de conclusão ( "Assim, pois,a
opressão...") utilizando-se de elementos que não são citados no
texto: opressão - liberdade - tecnologia, caracterizando incoerência
textual.Nas demais alternativas há expressões que fazem menção às ideias do
texto. Serão grifadas as palavras ou expressões relacionadas ao texto:
*na
altern.a)"... nessa parte do mundo..." (países periféricos),
* na
altern.b)"... a questão dos Direitos tem significado político..." (parte
inicial do texto),
*na
altern. d) "Na América Latina, por isso, a luta pelos direitos
humano..."
* na
altern.e)"...
o sistema político imprescindível para a manutenção e reprodução dessa
dependência." (tanto a letra d) quanto a e) fazem referência às
informações básicas do texto.
02.
Assinale a opção em que, no texto, a expressão que antecede a barra não retoma
a ideia da segunda expressão que sucede a barra.
a)
"realidade" (l.2) / " contexto sócio-político e
histórico-estrutural do processo" (l.2 e 3)
b)
"deste processo" (l.6) / " Processo contraditório de criação das
sociedades" (l.3 e 4)
c)
"Este ponto de vista referencial" (l.11) / "ideias expressas no
primeiro parágrafo.
d)
"Neste contexto" (l.14) / discussão sobre os direitos humanos na
América Latina.
e)
"desta situação" (l.20) / relações econômicas internacionais entre
países periféricos e países centrais.
GABARITO:A
DICAS: essa questão é típica de coesão
textual que trata dos elementos anafóricos-aqueles que retomam um elemento
referencial(anterior). O objetivo do comando é "a expressão que antecede a
barra não retoma a ideia da segunda expressão. Se se observar com
atenção, a palavra "realidade" da altern. a) vem citada antes,
no texto, que a expressão "contexto sócio-político e
histórico-estrutural do processo", portanto corresponde ao que se
pede. Daí, o gabarito apontar a altern a) como a indicada.
Pronomes Relativos na Coesão Textual
Primeiramente,
precisamos saber que os pronomes
relativos são assim chamados porque retomam um termo citado
anteriormente projetando-o em outra oração. Veja quais são:
Variáveis
|
|
o
qual, a qual, os quais, as quais
|
variantes do
que
|
cujo,
cuja, cujos, cujas
|
relação de
posse
|
quanto,
quanta, quantos, quantas
|
relação de
quantidade
|
Invariáveis
|
|
que
|
coisa / pessoa
|
onde
|
lugar físico
|
quem
|
Pessoa
|
Exemplo:
“Eu sou a mosca que pousou na sua sopa
Eu sou a mosca que pintou pra lhe abusar
Eu sou a mosca que perturba o sue sono
Eu sou a mosca no seu quarto a zumbizar”
(Raul Seixas)
Eu sou a mosca que pintou pra lhe abusar
Eu sou a mosca que perturba o sue sono
Eu sou a mosca no seu quarto a zumbizar”
(Raul Seixas)
Explicação:
No exemplo o
pronome relativo que retoma o
substantivo mosca,
introduzindo-o na oração seguinte:
Eu sou a mosca. A mosca pousou na sua sopa.
Eu sou a mosca que pousou na sua sopa
Eu sou a mosca que pousou na sua sopa
Passos para
utilizar corretamente os pronomes relativos na Coesão Textual:
- Eliminar na segunda frase a palavra repetida;
- Substituí-la pelo pronome relativo correspondente;
- Colocar a segunda frase (com o relativo) depois da palavra a ser explicada.
Exemplo:
- Este é o livro.
- Li o livro.
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