Escola Dr. Jaime
Monteiro Ensino Médio Professora
Márcia Oliveira
Como fazer um curriculum vitae
1 - DEFINIÇÃO
Curriculum vitae. Expressão latina significando curso
de vida. Conjunto de indicações biográficas relativas ao nome, idade, estado
civil, situação, estudos, diplomas, obras publicadas e outras atividades de um
estudante, candidato a um cargo, exame, concurso, etc. Livro ou documento onde
figuram essas indicações (Delta Larouse - 1972), resumindo: é o documento que
fornece uma visão ampla e geral do requerente como indivíduo.
2 -
OBJETIVO
Trata-se de um documento especialmente elaborado para apresentação
pessoal de forma indireta.
Tem como finalidade fornecer dados e informações pessoais quanto a
escolaridade, experiência profissional e planos de trabalho.
3 - CAMPO
DE APLICACAO
Destina-se a apresentar dados e informações pessoais de forma sintética
e ordenada, nos mais variados casos: solicitação de emprego, concessão de
bolsas de auxílios, inscrição, auxílio a projetos etc.
Recomenda-se também a utilização deste documento em outras situações,
como: trabalhos enviados a congressos, simpósios, colóquios para apresentação
de conferencista, em atividades públicas para comprovar suas reais
qualificações; em obras de caráter tecno-científico ou literário para se poder
avaliar o autor.
4- TIPOS
Existem vários tipos de curriculum vitae.
Os
currículos de profissionais liberais merecem um cuidado todo especial na
elaboração, tendo em vista que este tipo de profissional precisa mostrar desde
o início sua capacidade para o que se propõe a fazer, além de fugir muitas
vezes a qualquer modelo padronizado de "curriculum", não sendo
possível se estabelecer um modelo rígido que se aplique a todos os casos.
5- TEXTO
O curriculum vitae deve apresentar dados
objetivos, isto é, deve ser livre de todo comentário pessoal ou de críticas e
julgamentos de valores, quer sobre si próprio (o apresentante) quer sobre as
pessoas com quem ele conviveu no ambiente de trabalho, e muito menos sobre a
situação ou organização interna da empresa em que trabalhou. Devem de qualquer
modo ser evitadas críticas sobre método e processos da empresa ou caráter
pessoal de seus dirigentes.
Os aspectos
positivos ou negativos da redação ou informações que a pessoa fornece em seu
"curriculum" dão entre outras a delimitação e visão para o analista
de cargos na empresa, da personalidade, fidelidade e confiabilidade da pessoa.
Frases e o
uso da primeira pessoa são mais diretas e convincentes. Recomendamos o uso da
primeira pessoa. Por exemplo: Implantei, construi, vendi, organizei etc. Com
relação às datas, devem sempre ser colocadas de forma cronológica inversa,
iniciando-se com o mais recente, evite dividir palavras no fim das linhas.
6-
ESCOLARIDADE E EXPERIÊNCIA
As seções que tratam de escolaridade e
experiência, constituem as partes essenciais do "curriculum", visto
que as pessoas são basicamente avaliadas quanto a estes dois aspectos. Se um
deles não é tão rico, deve-se compensar o fato com o outro. Alguém que possua
experiência limitada,
deve detalhar a natureza de sua escolaridade tanto num quanto noutro
caso, nunca se deve passar por alto em ambas as partes.
Por
referências pessoais, subentende-se nomes de pessoas que possam fornecer
informações sobre sua identidade/ capacidade/honestidade pessoal. Deve-se ter
cuidado todo especial na seleção de pessoas indicadas como fontes de
referencias, quer pelo grau de amizade, como de confiabilidade.
7- ESTILO
A apresentação concisa e frequentemente seletiva de informações e
dados deve ser inteligível por si mesma.
Referência a títulos, estabelecimentos de ensino, órgãos, entidades,
empresas, distinções ou prêmios recebidos, associações cientificas em que foi admitido,
etc. não deve ser expressa por abreviaturas ou siglas, a não ser que muito
conhecidas internacionalmente.
8- PASSOS
ESSENCIAIS
O último passo para elaboração de um "curriculum" e a sua redação.
Antes deste, outros são necessários, mas a redação deve ser clara, objetiva, em
ótimo português ou idioma em que seja elaborado o mesmo.
O primeiro passo, de um modo geral, é deduzir quais as prováveis exigências do
cargo pretendido (dados e qualificações pertinentes ao caso), e, se possível,
um contato com os órgãos, entidade ou empresa, a fim de obter esclarecimentos e
informações necessárias. No caso de atendimento de anúncios, caso por caso se
faz necessária, se o "curriculum" se destinar a pessoa de alto nível
e portanto, pouco procurada, pois seu mercado e por si só restrito, o estudo do
anúncio deve ser mais aprofundado, no sentido de melhor atender às exigências.
9-
APRESENTAÇÃO
Este é o passo decisivo, o "curriculum" deve ser personalizado. Sobre
apresentação, sugerimos os seguintes passos: a matéria deve ser disposta de
modo a guardar tão rigorosamente quanto possível: (1) margens, (2) espaços
entre linhas, (3) posições de títulos, (4) estrutura e linguagem coerente, (5)
digitação perfeita sem rasuras, emendas, etc., (6) bom português.
10-OUTROS
CONSELHOS
A elaboração em outros idiomas e muito chamativo e parece elegante, mas
aconselhamos apenas para os casos específicos, quando a pessoa enviar o
currículo a uma multinacional, ou próprio anuncio exija.
Uma carta anexada ao currículo, com a pretensão salarial, para cada caso
especifico, deixa muito mais elegante a proposição de solicitação de emprego,
mais personalizado, evita-se muitas vezes erros na solicitação salarial, pois
neste caso pode-se pelo tipo de firma ou pelo próprio anúncio ter-se uma idéia
de quanto a firma se propõe a remunerar o indivíduo requisitado para aquele
cargo.
Se você não se julga bom em redação, solicite alguém que o seja para assessorá-lo,
ou corrigir o seu português.
Procure restringir o seu currículo. Quando muito extenso, torna-se cansativo,
dando impressão de que houve desvirtuamento das informações prestadas. Não dê
informações falsas, isso o desabonará muito quando a comprovação de capacidade
no desempenho de suas funções.
(Texto adaptado de publicação da
Editora Primus Ltda. – São Paulo)
Modelo retirado da Internet
CURRICULUM VITAE
JOSÉ EDUARDO PEREIRA CAIRES
Cargo Pretendido : Analista/Supervisor/Gerente na Área de RH
DADOS PESSOAIS :
Idade: 37
Sexo: masculino
Estado Civil: casado
Endereço: Av. Bosque da Saúde, 704 - casa 03
Bairro: Bosque da Saúde
Cidade: São Paulo
País: Brasil
UF: SP
CEP: 04142-081
Telefone: 275-8036
E-mail: apcaires@terra.com.br
Sexo: masculino
Estado Civil: casado
Endereço: Av. Bosque da Saúde, 704 - casa 03
Bairro: Bosque da Saúde
Cidade: São Paulo
País: Brasil
UF: SP
CEP: 04142-081
Telefone: 275-8036
E-mail: apcaires@terra.com.br
ESCOLARIDADE :
Superior :
Especialidade: Administração de Empresas
curso1: Cargos e Salários
local 1: Senac/Idort/Hay
curso2: Recrutamento e Seleção
local 2: Senac
curso 3: Treinamento/Depto Pessoal
local 3: Senac
Especialidade: Administração de Empresas
curso1: Cargos e Salários
local 1: Senac/Idort/Hay
curso2: Recrutamento e Seleção
local 2: Senac
curso 3: Treinamento/Depto Pessoal
local 3: Senac
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL :
empresa1: Evidência RH Assessoria Empresarial
cargo : Sócio Diretor
admissão : 02/05/96
saída : 05/05/98
função : Gerenciamento da empresa, captação de negócios, participação em licitações
elaboração, desenvolvimento, implantação de projetos voltados para recursos.humanos.
Recrutamento e seleção de executivos, treinamento em vendas,implantação de projetos de remuneração.
cargo : Sócio Diretor
admissão : 02/05/96
saída : 05/05/98
função : Gerenciamento da empresa, captação de negócios, participação em licitações
elaboração, desenvolvimento, implantação de projetos voltados para recursos.humanos.
Recrutamento e seleção de executivos, treinamento em vendas,implantação de projetos de remuneração.
empresa 2: Lápis Johann Faber S/A
cargo : Supervisor Recrutamento
admissão : 02/02/88
saída : 02/05/96
função: Supervisão de equipe, desenvolvimento, coordenaçãoo, implantação e manutenção de projetos, administracao de rotinas, análise e elaboração de relatórios estatísticos.
cargo : Supervisor Recrutamento
admissão : 02/02/88
saída : 02/05/96
função: Supervisão de equipe, desenvolvimento, coordenaçãoo, implantação e manutenção de projetos, administracao de rotinas, análise e elaboração de relatórios estatísticos.
empresa 3: Suco Cítrico Cultrale S/A
cargo : Analista Recursos Humanos
admissão: 01/05/82
saída : 30/01/88
função: Elaboração e execução de rotinas de pessoal, folha de pagamento, análise e descrição de cargos e recrutamento e seleção.
cargo : Analista Recursos Humanos
admissão: 01/05/82
saída : 30/01/88
função: Elaboração e execução de rotinas de pessoal, folha de pagamento, análise e descrição de cargos e recrutamento e seleção.
Cargo Pretendido: Analista/Supervisor/Gerente em Recursos Humanos
Pretensão Salarial: a negociar
Pretensão Salarial: a negociar
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