domingo, 10 de fevereiro de 2013

Texto Literário:Jesus Cristo Nosso Senhor



Escola Dr. Jaime Monteiro
Gameleira, ___ de _____________de ______
Aluno(a):________________________________Série: 3ºA
Professora: Márcia Oliveira da Silva

Exercício de Língua Portuguesa

A JESUS CRISTO NOSSO SENHOR
        Gregório de Matos

Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,
Da vossa alta clemência me despido;
Porque quanto mais tenho delinqüido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.

Se basta a vos irar tanto pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido:
Que a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado.

Se uma ovelha perdida e já cobrada
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na sacra história,

Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
Cobrai-a; e não queirais, pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.

01. O poema tem como tema
a) o amor a Deus.
b) o pecado e a culpa.
c) o arrependimento e o perdão.
d) a devoção a Jesus e a Glória divina.

02. “Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,/ Da vossa alta clemência me despido;” o verso apresenta:
a) um pedido            b) uma acusação     
 c) uma ordem          d) uma confissão

03. “Porque quanto mais tenho delinqüido,/Vos tenho a perdoar mais empenhado.” há entre os versos uma relação de:
a) causa                  b) proporção         
c) tempo                 d) conseqüência

04. De acordo com a primeira estrofe do poema:
a) o eu lírico está empenhado em não mais pecar.
b) o eu lírico é indiferente ao perdão de Jesus.
c) o eu lírico confia na disposição de Jesus em perdoar.
d) o eu lírico tem vontade de se distanciar de Jesus.

05. O eu lírico mostra-se humilde e submisso no verso:
a) “Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,”
b) “Se basta a vos irar tanto pecado”
c) “Se uma ovelha perdida e já cobrada”
d) “A abrandar-vos sobeja um só gemido:”

06. De acordo com a segunda estrofe o pecado:
a) provoca a ira de Jesus.
b) deixa Jesus lisonjeado.
c) é abrandado pelo gemido.
d) é acompanhado pela culpa.

07. A parábola da ovelha desgarrada abordada nos dois tercetos foi utilizada:
a) para ensinar a Jesus a perdoar.
b) para exaltar as qualidades de Jesus como bom pastor.
c) para justificar o comportamento pecaminoso do eu lírico.
b) para servir como argumento que garanta ao eu lírico o direito de ser perdoado.

08. “Cobrai-a; e não queirais, pastor divino,/ Perder na vossa ovelha a vossa glória.”  nos versos destacados percebe-se
a) uma revelação.            b) uma súplica   
c) uma desconfiança        d) uma chantagem

09. No verso “Se uma ovelha perdida e já cobrada” o termo destacado foi utilizado com o sentido de:
a) receber               b) recuperar              
c) adquirir              d) tomar

10. O texto assemelha-se a:
a) uma carta              b) uma fábula           
c) uma oração           d) uma receita

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