Escola
Dr. Jaime Monteiro
Gameleira,
___ de _____________de ______
Aluno(a):________________________________Série:
3ºA
Professora:
Márcia Oliveira da Silva
Exercício de
Língua Portuguesa
A JESUS CRISTO NOSSO SENHOR
Gregório
de Matos
Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,
Da vossa alta clemência me despido;
Porque quanto mais tenho delinqüido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.
Se basta a vos irar tanto pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido:
Que a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado.
Se uma ovelha perdida e já cobrada
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na sacra história,
Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
Cobrai-a; e não queirais, pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.
01. O poema tem como tema
a) o amor a Deus.
b) o pecado e a culpa.
c) o arrependimento e o perdão.
d) a devoção a Jesus e a Glória divina.
02. “Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,/ Da
vossa alta clemência me despido;” o verso apresenta:
a) um pedido
b) uma acusação
c) uma
ordem d) uma confissão
03. “Porque quanto mais tenho delinqüido,/Vos tenho
a perdoar mais empenhado.” há entre os versos uma relação de:
a) causa
b) proporção
c) tempo d) conseqüência
04. De acordo com a primeira estrofe do poema:
a) o eu lírico está empenhado em não mais pecar.
b) o eu lírico é indiferente ao perdão de Jesus.
c) o eu lírico confia na disposição de Jesus em
perdoar.
d) o eu lírico tem vontade de se distanciar de
Jesus.
05. O eu lírico mostra-se humilde e submisso no
verso:
a) “Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,”
b) “Se basta a vos irar tanto pecado”
c) “Se uma ovelha perdida e já cobrada”
d) “A abrandar-vos sobeja um só gemido:”
06. De acordo com a segunda estrofe o pecado:
a) provoca a ira de Jesus.
b) deixa Jesus lisonjeado.
c) é abrandado pelo gemido.
d) é acompanhado pela culpa.
07. A parábola da ovelha desgarrada abordada nos
dois tercetos foi utilizada:
a) para ensinar a Jesus a perdoar.
b) para exaltar as qualidades de Jesus como bom
pastor.
c) para justificar o comportamento pecaminoso do eu
lírico.
b) para servir como argumento que garanta ao eu
lírico o direito de ser perdoado.
08. “Cobrai-a; e não queirais, pastor divino,/
Perder na vossa ovelha a vossa glória.”
nos versos destacados percebe-se
a) uma revelação. b) uma súplica
c) uma desconfiança d) uma chantagem
09. No verso “Se uma ovelha perdida e já cobrada”
o termo destacado foi utilizado com o sentido de:
a) receber
b) recuperar
c) adquirir d) tomar
10. O texto assemelha-se a:
a) uma
carta b) uma
fábula
c) uma
oração d) uma
receita
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