Escola Dr. Jaime Monteiro Ensino Fundamental - 6ºsérie Professora Márcia Oliveira da
Silva
Leia o texto abaixo para responder as questões 1 e 6:
PROCURA-SE
COLIBRIS E BEIJA-FLORES
Os beija-flores ou colibris estão entre as menores aves do mundo e são as únicas capazes de ficar voando no mesmo lugar, como um helicóptero, ou de voar para trás. Para isso, porém, as suas pequenas asas precisam movimentar-se muito depressa, o que gasta muita energia. Assim, eles precisam se alimentar bastante, e algumas espécies podem comer em um único dia até oito vezes o seu próprio peso. Uau!
O
Balança-Rabo-Canela é um beija-flor pequeno que pesa apenas nove gramas e só
existe no Brasil. Ele tem as costas esverdeadas e a parte de baixo do corpo na
cor canela, com um tom mais escuro na garganta. As penas da cauda, por sua vez,
são de cor bronze e têm as pontas brancas. A ave possui ainda uma fina listra
branca em cima e embaixo dos olhos.
Assim
como os outros beija-flores, o Balança-Rabo-Canela geralmente se alimenta de pequenos
insetos, aranha e néctar, um líquido doce produzido pelas flores. Para sugá-lo,
essas aves têm uma língua com ponta dupla, que forma dois pequenos canudos.
É
comum os beija-flores ficarem com os grãos de pólen das flores grudados nas
penas e no bico depois de sugarem o néctar. Assim, acabam levando-os de uma
flor a outra, à medida que seguem seu caminho. Como as flores precisam do pólen
para produzir sementes, os beija-flores, sem querer, ajudam-nas ao fazer esse
transporte e acabam beneficiados também, afinal, o néctar das flores é um dos
seus alimentos.
Os
beija-flores enxergam muito bem, e muitas flores possuem cores fortes, como
vermelho ou laranja, para atraírem a sua atenção. Embora muito pequenas, essas
aves são muito valentes e sabem defender seus recursos, como as flores que
utilizam para se alimentar. Assim, alguns machos podem até expulsar as fêmeas
da sua própria espécie caso elas cheguem perto da comida. Na luta pela sobrevivência parece não haver
espaço para gentileza, machos e fêmeas geralmente se juntam apenas na época da
reprodução.
O
Balança-Rabo-Canela coloca seus ovos de setembro a fevereiro e choca-os durante
15 dias. A fêmea é quem constrói o ninho e também cuida dos filhotes por quase
um mês após o nascimento para que eles consigam sobreviver sozinhos.
O
pequeno Balança-Rabo-Canela está ameaçado de extinção por conta da destruição
do ambiente onde vive, ou seja, do seu habitat. As matas, que servem de lar
para essa ave, estão sendo destruídas de maneira acelerada para a criação de
animais, o cultivo de alimentos, a instalação de indústrias e pelo crescimento
das cidades. Portanto, precisamos preservá-las para que esse belo beija-flor
não desapareça para sempre.
Fonseca, Lorena c.n; Alves, Maria Alice. Procura-se! Ciência hoje para
crianças, Rio de Janeiro, n.159, jul. 2005.
01. O Balança-Rabo-Canela é um beija-flor
que:
(A) pesa apenas nove gramas.
(A) pesa apenas nove gramas.
(B) põe
ovos o ano inteiro.
(C) possui uma lista branca nas asas.
(C) possui uma lista branca nas asas.
(D) tem as costas cor de bronze.
02. Em
“assim, acabam levando-os de uma
flor a outra, à medida que seguem seu caminho”, o termo destacado refere-se a:
(A) brotos em geral.
(A) brotos em geral.
(B)
colibris pequenos.
(C) grãos de pólen.
(C) grãos de pólen.
(D) insetos comestíveis.
03. O Balança-Rabo-Canela, depois de sugar o
néctar:
(A) alimenta-se de insetos variados.
(B) auxilia as fêmeas na criação dos filhotes.
(C) contribui para a reprodução das flores.
(D) cuida dos filhotes por quase um mês.
(A) alimenta-se de insetos variados.
(B) auxilia as fêmeas na criação dos filhotes.
(C) contribui para a reprodução das flores.
(D) cuida dos filhotes por quase um mês.
04. Os beija-flores estão ameaçado de
extinção por que:
(A) comem até oito vezes o seu próprio peso.
(B) o ambiente em que eles vivem está sendo destruído.
(C) gastam muita energia para voar.
(D) têm de lutar constantemente por seus recursos.
(A) comem até oito vezes o seu próprio peso.
(B) o ambiente em que eles vivem está sendo destruído.
(C) gastam muita energia para voar.
(D) têm de lutar constantemente por seus recursos.
05. A questão central tratada no texto é:
(A) a preservação dos beija-flores.
(A) a preservação dos beija-flores.
(B) a reprodução de animais silvestres
(C) o crescimento das cidades.
(C) o crescimento das cidades.
(D) o hábito alimentar das aves.
06. O texto “procura-se!”:
(A) informa sobre o perigo de extinção dos beija-flores chamados de “Balança-Rabo- Canela”.
(B) inventa algumas características sobre os beija-flores chamados de “Balança-Rabo-Canela”.
(C) traz um relato de experiência científica com os beija-flores chamados de “Balança-Rabo-Canela”.
(D) anuncia que alguém está procurando beija-flores chamados de “balança-rabo-canela” para comprar.
(A) informa sobre o perigo de extinção dos beija-flores chamados de “Balança-Rabo- Canela”.
(B) inventa algumas características sobre os beija-flores chamados de “Balança-Rabo-Canela”.
(C) traz um relato de experiência científica com os beija-flores chamados de “Balança-Rabo-Canela”.
(D) anuncia que alguém está procurando beija-flores chamados de “balança-rabo-canela” para comprar.
Leia o texto abaixo.
Feijoada
Nasceu nas senzalas que abrigavam os escravos no Rio de Janeiro no final do século XIX. Quando os nobres matavam um porco, os restos indesejados – pés, orelhas, rabo e tripas – eram dados aos escravos. Eles misturavam tudo isso ao feijão durante o cozimento e colocavam farinha assada por cima antes de comer.
Feijoada
Nasceu nas senzalas que abrigavam os escravos no Rio de Janeiro no final do século XIX. Quando os nobres matavam um porco, os restos indesejados – pés, orelhas, rabo e tripas – eram dados aos escravos. Eles misturavam tudo isso ao feijão durante o cozimento e colocavam farinha assada por cima antes de comer.
DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos. Companhia das
Letras.
07. A finalidade desse texto é
07. A finalidade desse texto é
(A) informar sobre a origem da feijoada.
(B) convidar para uma feijoada.
(C) divulgar uma feijoada
(D) ensinar a fazer uma feijoada
08. Qual é o
gênero desse texto?
(A) uma fábula
(B) uma curiosidade
(C) um conto
(D) uma receita de feijoada
09. No trecho “Eles
misturavam tudo isso ao feijão...”
As palavras destacadas referem-se respectivamente a(aos):
(A) nobres e escravos
(B) nobres e restos indesejados
(C) escravos e restos indesejados
(D) restos indesejados e feijoada
Analise o rótulo do Nescau
10. O rótulo do chocolate em
pó Nescau procura reforçar o valor nutricional do produto em questão utilizando
a palavra ENERGIA. Que recurso utilizado no
rótulo está melhor relacionado à palavra energia?
(A) A
imagem do raio.
(B) A
informação nutricional.
(C) O
logotipo da Nestlé.
(D) O quadro com uma dica Nescau.
Conto de todas as cores
Eu já escrevi um conto azul, vários até. Mas este é um conto de todas as cores. Porque era uma vez um menino azul, uma menina verde, um negrinho dourado e um cachorro com todos os tons e entretons do arco-íris.
Até que apareceu uma Comissão de Doutores – os quais, por mais que esfregassem os nossos quatro amigos, viram que não adiantava. E perguntaram se aquilo era de nascença ou se...
— Mas nós não nascemos – interrompeu o cachorro. – Nós fomos inventados!
QUINTANA, Mário. A vaca e o hipogrifo. 3 ed. Porto Alegre, L&P, 1979.
11. Nesse texto, o narrador é um
Eu já escrevi um conto azul, vários até. Mas este é um conto de todas as cores. Porque era uma vez um menino azul, uma menina verde, um negrinho dourado e um cachorro com todos os tons e entretons do arco-íris.
Até que apareceu uma Comissão de Doutores – os quais, por mais que esfregassem os nossos quatro amigos, viram que não adiantava. E perguntaram se aquilo era de nascença ou se...
— Mas nós não nascemos – interrompeu o cachorro. – Nós fomos inventados!
QUINTANA, Mário. A vaca e o hipogrifo. 3 ed. Porto Alegre, L&P, 1979.
11. Nesse texto, o narrador é um
(A) doutor
(B) cachorro
(C) escritor
(D) menino
12. No trecho” . E perguntaram se aquilo era de
nascença ou se...” A reticência foi usada com o sentido de expressar:
(A) ideia de tempo
(B) realce da palavra
(C) a fala do narrador
(D) interrupção do pensamento
Analise a tirinha abaixo
13. No 1º quadrinho, Mônica utiliza a palavra AGORA
para indicar uma circunstância de:
(A) modo
(B) lugar
(C) tempo.
(D) dúvida
Esta é uma publicidade de combate à dengue
14.
O texto acima sugere que as pessoas:
a( ) combatam a infestação da dengue o tempo todo.
b( ) devem eliminar água parada de suas casas.
c( ) precisam se movimentar para cuidar do
corpo.
d( ) se preocupem com a proliferação do
mosquito.
Vou mandar um recadinho
A menina mais bonita
Que tem trança comprida
Amarrada com uma fita.
15. Antônimo de bonita
é:
(A) linda.
(B) feia.
(C) inteligente.
(D) esperta.
16. Antônimo de comprida
é:
(A) curta.
(B) grande.
(C) longa.
(D) alta
Seja Criativo: Fuja Das Desculpas Manjadas
Entrevista
com teens, pais e psicólogos mostram que os adolescentes dizem sempre a
mesma coisa quando voltam tarde de uma festa. Conheça seis desculpas entre as
mais usadas. Uma sugestão: evite-as. Os pais não acreditam.
- Nós
tivemos que ajudar uma senhora que estava passando muito mal. Até o socorro
chegar... A gente não podia deixar a pobre velhinha sozinha, não é?
- O pai
do amigo que ia me trazer bateu o carro. Mas não se preocupem ninguém se
machucou!
-
Cheguei um minuto depois do ônibus ter partido. Aí tive de ficar horas
esperando uma carona...
- Você
acredita que o meu relógio parou e eu nem percebi?
- Mas
vocês disseram que hoje eu podia chegar tarde, não se lembram?
- Eu
tentei avisar que ia me atrasar, mas o telefone daqui só dava ocupado!
17. De acordo com o texto, os pais não acreditam em:
a) ( ) adolescentes.
b)
( ) psicólogos.
c) ( ) pesquisas.
d) ( ) desculpas
18.
Como chama-se o recurso gráfico que marca o diálogo nos
textos?______________________
19. No trecho “
- O pai do amigo que ia me trazer
bateu o carro. Mas não se preocupem ninguém se machucou! Que ideia
expressa a conjunção destacada?
(A) escolha
(B) oposição
(C) conclusão
(D) explicação
20. ...Aí tive de ficar horas esperando uma
carona... A palavra aí poderia ser facilmente
substituída por:
(A) finalmente
(B) talvez
(C) porque
(D) então
O SAPO
Era uma vez um lindo príncipe por quem todas as
moças se apaixonavam. Por ele também se apaixonou a bruxa horrenda que o pediu
em casamento. O príncipe nem ligou e a bruxa ficou muito brava. “Se não vai
casar comigo não vai se casar com ninguém mais!” Olhou fundo nos olhos dele e
disse: “Você vai virar um sapo!” Ao ouvir esta palavra o príncipe sentiu
estremeção. Teve medo. Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra feitiço
tinha dito. Sapo. Virou um sapo.
(ALVES, Rubem. A alegria
de ensinar. Ars Poética, 1994.)
21. No trecho “O príncipe NEM LIGOU e a bruxa
ficou muito brava.”, a expressão destacada significa que:
a) ( ) não deu atenção ao pedido de casamento.
b) ( ) não entendeu o pedido de casamento.
c) ( ) não respondeu à bruxa.
d) ( ) não acreditou na bruxa.
22. No
trecho “Se não vai casar comigo não vai se casar com ninguém mais!”. A
palavra SE expressa:
a( ) dúvida
b( ) condição
c( ) afirmação
d( ) comparação
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