terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Avaliação de Língua Portuguesa



Escola Dr. Jaime Monteiro
Gameleira,___de ___________ de ________
Aluno(a):_______________________________
Ano: 1º B  Ensino Médio
Professora: Márcia Oliveira da Silva

Avaliação de Língua Portuguesa

CASA DE PENSÃO
Aluísio Azevedo

     Amâncio fora muito mal-educado pelo pai, português antigo e austero, desses que confundem o respeito com o terror. Em pequeno levou muita bordoada; tinha um medo horroroso de Vasconcelos; fugia dele como de um inimigo, e ficava todo frio e a tremer quando lhe ouvia a voz ou lhe sentia os passos. Se caso algumas vezes se mostrava dócil e amoroso, era sempre por conveniência: habituou-se a fingir desde esse tempo.
     Sua mãe, D. Ângela, uma santa de cabelos brancos e rosto de moça, não raro se voltava contra o marido e apadrinhava o filho. Amâncio agarrava-lhe às saias, fora de si, sufocado de soluços.
     Aos sete anos entrou para a escola. Que horror!
     O mestre, um tal de Antônio Pires, homem grosseiro, bruto, de cabelo duro e olhos de touro, batia nas crianças por gosto, por hábito do ofício. Na aula só falava a berrar, como se dirigisse uma boiada. Tinha as mãos grossas, a voz áspera, a catadura selvagem; e, quando metia para dentro um pouco mais de vinho, ficava pior.
     Amâncio, já na corte, só de pensar no bruto, ainda sentia calafrios dos outros tempos, e com eles vagos desejos de vingança. Um malquerer doentio invadia-lhe o coração, sempre que se lembrava do mestre e do pai. Envolvia-os no mesmo ressentimento, no mesmo ódio surdo e inconfessável.
     Todos os pequenos da aula tinham birra ao Pires. Nele enxergavam o carrasco, o tirano, o inimigo e não o mestre; mas, visto que qualquer manifestação de antipatia redundava fatalmente em castigo, as pobres crianças fingiam-se satisfeitas, riam muito quando o beberrão dizia alguma chalaça, e afinal, coitadinhas! Iam-se habituando ao servilismo e à mentira.
     Os pais ignorantes, viciados pelos costumes bárbaros do Brasil, atrofiados pelo hábito de lidar com escravos, entendiam que aquele animal era o único professor capaz de “endireitar os filhos”.
     Elogiavam-lhe a rispidez, recomendavam-lhe sempre que “não passasse a mão na cabeça dos rapazes” e que, quando fosse preciso, “dobrasse por conta deles a dose de bolos”.
     Ângela, porém, não era dessa opinião: não podia admitir que seu querido filho, aquela criaturinha fraca, delicada, um mimo de inocência e de graça, um anjinho, que ela afagara com tanta ternura e com tanto amor, que ela podia dizer criada com seus beijos – fosse lá apanhar palmatoadas de um brutalhão daquela ordem! “Ora! Isso não tinha jeito!”
     Mas o Vasconcelos saltava-lhe logo em cima: Que deixasse lá o pequeno com o mestre!... Mais tarde ele havia de agradecer aquelas palmatoadas!
     Assim não sucedeu. Amâncio alimentou sempre contra Pires o mesmo ódio e a mesma repugnância.
(...)

01. A educação que Amâncio recebera do pai foi baseada:
a)   no respeito        
b)   no medo             
c)   no diálogo           
d)   no exemplo

02. É uma característica da personalidade de Amâncio consequente da educação recebida na infância:
a)   fingido              
b)   dócil                  
c)   amoroso                  
d)   mentiroso

03. A escola representou para Amâncio:
a)   a proteção contra a violência do pai.
b)   uma experiência de vida diferente.
c)   uma continuidade do tipo de educação recebida em casa.
d)   uma oportunidade de aprender e de crescer saudavelmente.

04. Segundo as informações do trecho, as outras crianças da escola:
a)   apreciavam Antônio Pires.
b)   implicavam com Amâncio.
c)   eram antipáticas com o professor.
d)   bajulavam Pires por temerem os castigos.

05. Na frase “não passasse a mão pela cabeça dos rapazes”, o uso das aspas, no texto, indica:
a)   reprodução de uma citação
b)   presença de gíria
c)   crítica de uma opinião
d)   introdução de um diálogo

06.  No trecho “...não raro se voltava contra o marido e apadrinhava o filho”, o termo em destaque tem sentido de
a)   patrocinar        
b)   proteger            
c)   autorizar                
d)   favorecer

07. Os pais, que colocavam os filhos na mesma escola que Amâncio estudava, tinham a opinião de que Antônio Pires

a)   era um pouco rígido demais com seus filhos.
b)   era um mestre afetuoso e flexível no tratar com as crianças.
c)   era além de violento, despreparado para ensinar as crianças.
d)   era um mestre competente e capaz de educar bem as crianças.

08. O narrador menciona os sentimentos semelhantes que Amâncio nutria pelo pai e pelo mestre. Os sentimentos expressos no trecho que se referem apenas ao mestre são

a) ódio surdo e medo.
b) medo e malquerer doentio.
c) repugnância e desejo de vingança.
d) ressentimento e ódio inconfessável.

09. Em alguns momentos, o narrador expressa juízos de valor em relação aos personagens e fatos. Podemos observar isso em

a) “Os pais ignorantes, viciados pelos costumes bárbaros do Brasil...”
b) “Na aula só falava a berrar como se dirigisse uma boiada.”
c) “Amâncio agarrava-lhe às saias, fora de si, sufocado de soluços.”
d) “Nele enxergavam o carrasco, o tirano, o inimigo e não o mestre;”

10. N o ano passado, o governo promoveu uma campanha a fim de reduzir os índices de violência. Notificando o fato, um jornal publicou a seguinte manchete:
Campanha contra a violência do governo
do Estado entra em nova fase.

A manchete tem um duplo sentido, e isso dificulta o entendimento. Considerando o objetivo da notícia, esse problema poderia ter sido evitado com a seguinte redação:

a)      Campanha contra o governo do Estado e a  violência entram em nova fase.
b)     A violência do governo do Estado entra em nova fase de Campanha.
c)      Campanha contra o governo do Estado entra em nova fase de violência.
d)     Campanha do governo do Estado contra a violência entra em nova fase.

    11. Em “Queria que me ajudasses”, o trecho destacado pode ser substituído por:

a) a sua ajuda
b) a ajuda de vocês
c) a tua ajuda
d) a ajuda deles

12. Em um anúncio que “vende” produto hidratante para pele, lê-se a seguinte frase:

        
Hoje você é uma uva.
Mas, cuidado, uva passa.

  A partir da mensagem do texto, conclui-se que:

a)  deve-se usar o produto para evitar que a pele fique enrugada como uma uva passa.
b) os hidratantes são produzidos a base de uva.
c)  a uva passa tem poderes hidratante.
d)  deve-se evitar o uso de hidratante a base de uva.  


CÃO E HOMEM
Se você recolher um cachorro que morre de fome e o tornar próspero, ele não o morderá. É esta a diferença principal entre um cão e um homem.                                                                       (Mark Twain)

13. O defeito humano criticado pelo autor do texto é:
a)  a inveja
b) a ingratidão
c) o egoísmo
d) o preconceito

14. O adjetivo que substitui convenientemente a oração que morre de fome é:
a)  necessitado
b) moribundo
c) defunto
d) faminto

15. O conectivo abaixo que apresenta seu valor corretamente indicado é:
a) SE você recolher... - adição
b) morre DE fome - causa
c) E o tornar próspero - oposição
d) QUE morre de fome - adição

16. “...e O tornar próspero, ele não O morderá.”; as duas ocorrências do vocábulo em maiúsculas retomam, respectivamente:
a) você / você
b) o homem / o homem
c) o cachorro / você
d) o cachorro / o  cachorro

17. Ao escrever cão em lugar de cachorro na última parte do texto, o autor:

a) demonstra que  esqueceu do vocábulo que havia usado anteriormente.
b) procura evitar a repetição de vocábulos idênticos, fazendo, assim, a coesão do texto.                                            
c) Quer mostrar diferença de sentido entre as duas palavras.                                                                         
d) economiza espaço gráfico ao preferir um vocábulo menor.


18. O verbo tornar possui sentido diferente do que aparece no texto em:
a) Os aviões se tornaram armas.
b) Tornar-se rico é o anseio do jovem.
c) Elas se tornaram impacientes.
d) Nunca mais tornou a falar.

A gente sofre tanto, vibra tanto, grita tanto, que cada vitória brasileira deveria contar mais de 190 milhões de medalhas.                                                                                                         
                                      Revista Veja. nº2242. 09/11/2011, p. 89. Adaptado.

19. O objetivo da campanha é criar uma imagem de:
a) conformismo
b) importância
c) superioridade
d) união

(...)
__ “Não Desmatarás” __ foi criado de maneira irreverente, há pouco mais de vinte anos, aqui no Brasil.”

            JB Ecológico. O 11º Mandamento da Natureza Humana, Nov./2005,p.7.



20. O texto acima traduz uma preocupação em:
a) preservar riquezas minerais.
b) proteger animais em extinção.
c) fazer uso racional das florestas.
d) promover a despoluição do ar.

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