Escola Dr. Jaime Monteiro
Gameleira - PE
Planejamentos de
Educação Física
Professora: Márcia
Oliveira da Silva
8º Ano
Planejamento do I Bimestre
Eixo Temático: GINÁSTICA
OBJETIVOS:
- Desenvolver as capacidades físicas e habilidades motoras, por meio das práticas da cultura corporal de movimento;
- Conhecer os efeitos que as atividades físicas exercem sobre o organismo e a saúde;
- Ampliar o conhecimento sobre Ginástica, tratando historicamente o desenvolvimento das práticas gímnicas, mediante vivências e no processo de pesquisa sobre o conteúdo;
- Compreender e executar as formas técnicas do movimento das Ginásticas: Artística, Acrobática e Rítmica, vivenciando seus fundamentos diante das possibilidades individuais e coletivas, dos valores e processos refletindo sobre o sentido/significado, as origens da Ginástica, contextualizando-a, relacionando-a ao cotidiano, estabelecendo analogias e generalizações.
CONTEÚDOS:
- Desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras, por meio das práticas da cultura corporal de movimento;
- Conhecimento dos efeitos que as atividades físicas exercem sobre o organismo e a saúde;
- Ampliação do conhecimento sobre Ginástica, tratando historicamente o desenvolvimento das práticas gímnicas, mediante vivências e no processo de pesquisa sobre o conteúdo;
- Compreensão e execução das formas técnicas do movimento das Ginásticas: Artística, Acrobática e Rítmica, vivenciando seus fundamentos diante das possibilidades individuais e coletivas, dos valores e processos refletindo sobre o sentido/significado, as origens da Ginástica, contextualizando-a, relacionando-a ao cotidiano, estabelecendo analogias e generalizações.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Trabalhos escritos;
- Pesquisas individuais;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades prática.
Planejamento do II Bimestre
Eixo Temático: DANÇA E LUTA
OBJETIVOS:
- Resgatar as origens, os saberes e práticas sobre danças de massa;
- Compreender a historicidade, as semelhanças e diferenças entre as danças populares, danças teatrais/eruditas e de massa;
- Analisar as diferenças e semelhanças quanto às danças de massa brasileira – Axé, Funk, Suingueira, entre outras danças e Dança de Rua;
- Expressar através das danças de massa a vivência de temas sociais;
- Contextualizar historicamente as lutas através de filmes, textos e documentários;
- Conhecer as características das luxações e das distensões musculares mais comuns durante a prática das lutas e dos procedimentos emergenciais;
- Aceitar a disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.
CONTEÚDOS:
- Resgate das origens, os saberes e práticas sobre danças de massa;
- Compreensão da historicidade, das semelhanças e diferenças entre as danças populares, danças teatrais/eruditas e de massa;
- Análise das diferenças e semelhanças quanto às danças de massa brasileira – Axé, Funk, Suingueira, entre outras danças e Dança de Rua;
- Expressão da vivência de temas sociais através das danças de massa;
- Contextualização histórica das lutas através de filmes, textos e documentários;
- Conhecimento das características das luxações e das distensões musculares mais comuns durante a prática das lutas e dos procedimentos emergenciais;
- Aceitação da disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas dialogadas
- Discussões de conceitos relacionados ao cotidiano;
- Realização de pesquisas sobre o tema
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
Planejamento do III Bimestre
Eixo Temático: JOGO
OBJETIVOS:
- Contextualizar a história e a socialização dos jogos de salão;
- Compreender os conceitos, a caracterização e as regras dos jogos de salão, estabelecendo relações entre o conhecimento oriundo da comunidade próxima a escola com o conhecimento sistematizado na escola;
- Compreender os sistemas de jogo, inerente aos jogos esportivos e de salão, através dos recursos áudio visuais;
- Vivenciar os diferentes jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam.
CONTEÚDOS:
- Contextualização da história e a socialização dos jogos de salão;
- Compreensão dos conceitos, a caracterização e as regras dos jogos de salão, estabelecendo relações entre o conhecimento oriundo da comunidade próxima a escola com o conhecimento sistematizado na escola;
- Compreensão dos sistemas de jogo, inerente aos jogos esportivos e de salão, através dos recursos áudio visuais;
- Vivência dos diferentes jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Trabalhos escritos;
- Pesquisas individuais;
- Utilização áudio visual;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas;
Planejamento do IV Bimestre
Eixo Temático: ESPORTE
OBJETIVOS:
- Contextualizar os aspectos histórico-sociais do Esporte;
- Refletir sobre a importância da interação e da vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática das aulas de Educação Física;
- Vivenciar o Queimado e /ou Handebol em diferentes espaços, compreendendo suas especificidades e generalidades;
- Compreender a finalidade dos esportes paraolímpicos na inclusão de pessoas com deficiências.
CONTEÚDOS:
- Contextualização dos aspectos histórico-sociais do Esporte;
- Reflexão sobre a importância da interação e da vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática das aulas de Educação Física;
- Vivência do Queimado e /ou Handebol em diferentes espaços, compreendendo suas especificidades e generalidades;
- Compreensão da finalidade dos esportes paraolímpicos na inclusão de pessoas com deficiências.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Realização de pesquisas escolares sobre jogos ;
- Utilização de material áudio visual;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário