Planejamento
do I Bimestre de Língua Inglesa
1º
ano do Ensino Médio
1.
Produção
e compreensão de textos orais:
A – Objetivos:
ü Compreender as condições de produção do texto oral de gêneros
textuais como e-mail e conversa informal;
ü Monitorar o desempenho oral, levando em conta a
intenção comunicativa e a reação dos interlocutores;
ü Interpretar o discurso oral;
ü Pronunciar corretamente verbos e palavras que
possam causar confusão de significados;
ü Identificar diferentes padrões de entonação, conforme a natureza das intenções
pretendidas pelo enunciador;
ü Identificar palavras-chave e/ou informação do texto - em situação de
leitura em voz alta e/ou exposição oral - necessárias para compreender a
intenção e o propósito comunicativo dos enunciados.
B – Conteúdos:
Gêneros textuais sugeridos: e-mails, conversa informal.
ü Identificação da função sócio-comunicativa e o gênero textual, o
local onde se passa o evento comunicativo e os falantes envolvidos;
ü Monitoramento do desempenho oral, levando em
conta a intenção comunicativa e a reação dos interlocutores;
ü Interpretação do discurso oral;
ü Pronúncia correta de verbos e palavras que possam
causar confusão de significados, utilizando a audição pausada;
ü Identificação de diferentes padrões de entonação, conforme a natureza
das intenções pretendidas pelo enunciador;
ü Identificação de palavras-chave necessárias para compreender a
intenção e o propósito comunicativo dos enunciados;
ü Audição pausada para explorar os aspectos de pronúncia e entonação da
língua inglesa.
C – Procedimentos
Metodológicos:
ü Aulas expositivas;
ü Atividades individuais e em grupo;
ü Utilização de recursos tecnológicos;
ü Utilização de diferentes estratégias de escuta(listening
strategy) como:
·
Associação do que
é ouvido ao que é lido;
·
Identificação do
posicionamento dos falantes.
ü Uso do recurso de audição pausada para explorar
os aspectos de pronúncia e entonação da língua inglesa.
D- Procedimentos
Avaliativos:
ü A avaliação ocorrerá por meio da observação contínua do desempenho
dos alunos no desenvolvimento discursivo na sala de aula.
2. Leitura e compreensão de textos:
A –
Objetivos:
ü Ler e compreender a mensagem dos gêneros
textuais em estudo, relacionando seus significados ao âmbito
sociocultural;
ü Identificar o tema geral, a função comunicativa,
a autoria, data e publicação do texto;
ü Localizar informação específica (scanning),
de acordo com os objetivos de leitura do leitor;
ü Deduzir o significado de palavras e expressões desconhecidas
com base na temática do texto, no uso do contexto e no conhecimento adquirido
de regras gramaticais e de aspectos lexicais e ampliar
o vocabulário;
ü Relacionar informação verbal e não-verbal na
compreensão de textos de vários gêneros;
ü Identificar as características básicas dos
gêneros em estudo;
ü Identificar os recursos linguísticos em relação
ao contexto em que o texto é construído e em processos de coesão textual;
ü Reconhecer os modos de organização textual;
ü Identificar palavras-chave, cognatas, falsas
cognatas como recursos/facilitadores da leitura e compreensão de textos.
B – Conteúdos:
Gêneros textuais sugeridos: e-mail messages, classificados de emprego,
cartum e resenhas de filmes.
ü
Leitura e compreensão de textos (contendo
/trocando informações pessoais);
ü
Estratégias
de leitura: inference, skimming, reading for detail ;
ü
Reconhecimento dos elementos pragmáticos
(relação entre interlocutor/leitor, propósito discursivo, função
sócio-comunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço-cultural em que é
produzido);
ü Reconhecimento de
estratégias textualizadoras:
a. Identificação de recursos linguísticos em relação ao contexto em
que o texto é construído;
b. Identificação de recursos linguísticos em processos de coesão
textual;
c. Reconhecimento dos modos de organização textual – sequências
textuais /regularidade presentes nos tipos/ gêneros narrativo, expositivo,
argumentativo e dialogal.
C – Procedimentos
Metodológicos:
ü Atividade de pré-leitura para que os alunos
ativem o conhecimento prévio ou enciclopédico;
ü Atividade de pós-leitura;
ü Aulas expositivas e dialogadas;
ü Exercícios práticos;
ü Leitura de texto pelo professor;
ü Atividades individuais e em grupo;
ü Elaboração de glossário.
3 – Produção de textos escritos:
A – Objetivos:
ü Compreender as condições de produção do texto escrito de gêneros
textuais diferentes;
ü Ordenar parágrafos em gêneros textuais diferentes;
ü Utilizar os processos de coerência e coesão na produção escrita;
ü Produzir textos dos gêneros em estudo, tendo em vista o processo de
revisar, produzir
e editar, considerando as condições
de produção sob as quais se está escrevendo.
B – Conteúdos:
Gêneros textuais sugeridos: e-mail messages, entrevista de emprego,
cartão-postal
ü
Ordenação de parágrafos, de modo a reconstruir a
sequência dos textos originais;
ü Produção de um pequeno e-mail apresentando-se a um amigo a distância; preenchimento de um
formulário de informações para pretendente a emprego; complementação de
respostas de uma entrevista para emprego; escrita de um cartão-postal;
ü Reelaboração (revisão e reescrita do texto).
C – Procedimentos
Metodológicos:
ü Expressão de opinião sobre um texto antes de
produzir texto semelhante;
ü Complementação de parágrafos e de frases;
ü Elaboração de paráfrases
ü Produção escrita de pequenos textos;
ü Exposição dos textos produzidos.
4 – Análise linguística e reflexão sobre a língua:
A – Objetivos:
ü Fazer o uso adequado dos verbos no Presente Simples e no Presente
Contínuo;
ü Identificar e/ou fazer uso dos marcadores( sequenciais e temporais)
de discurso e das relações semânticas
que ajudam a estabelecer;
ü Empregar o verbo There to be nas funções de descrever ou
indagar sobre algo;
ü Fazer uso adequado do verbo To have;
ü Fazer uso adequado “wh-words” em perguntas, com a função pedir
informações pessoais;
ü Empregar as preposições observando o grau de especificidade;
ü Selecionar palavras-chave para reconhecer
significados e inferir o sentido de expressões com base no contexto;
ü Formar novas palavras por acréscimo de prefixos e sufixos.
B – Conteúdos:
Gêneros textuais sugeridos: artigos
informativos e cartas
ü Identificação dos aspectos linguísticos específicos da construção dos
gêneros em
foco – os verbos no
presente (simple present and present continuos);
ü
Identificação e emprego dos marcadores do
discurso (connectives);
ü Emprego do verbo there to be;
ü Uso do verbo to have;
ü Uso das Wh- questions;
ü
Emprego de preposições, a definir
conforme presença destas no texto.
ü Formação de palavras através dos prefixos( re – um – mis ) e
dos sufixos( ful – less – ness ).
C – Procedimentos
Metodológicos:
ü Aula expositiva e dialogadas;
ü Anotações e exemplificações;
ü Atividades individuais e em grupo;
ü Pesquisas(internet e biblioteca);
ü Uso de dicionário e do livro didático;
ü Método de leitura e dedução dos significados
pelo contexto.
D-
Procedimentos Avaliativos:
A avaliação será contínua,
coletiva e individual, observando o desenvolvimento das habilidades,
conhecimento crítico, da análise, como também interpretação coerente das
atividades propostas.
O
processo avaliativo será medido não somente no que se concerne na aprendizagem
da língua inglesa, mas também no que diz respeito às suas atitudes, tais como:
trabalhos de pesquisa, cooperação e responsabilidade com o grupo, capacidade de
organização, pontualidade na entrega de tarefas e no uso scorreto da linguagem no nível a que se propõe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário