Escola Dr. Jaime Monteiro
Gameleira - PE
Planejamentos de
Educação Física
Professora: Márcia
Oliveira da Silva
9º Ano
Planejamento do I Bimestre
Eixo Temático: GINÁSTICA
OBJETIVOS:
- Desenvolver as capacidades físicas e habilidades motoras, por meio das práticas da cultura corporal de movimento;
- Conhecer os efeitos que as atividades físicas exercem sobre o organismo e a saúde;
- Ampliar o conhecimento sobre Ginástica, tratando historicamente o desenvolvimento das práticas gímnicas, mediante vivências e no processo de pesquisa sobre o conteúdo;
- Compreender os aspectos relacionados à boa postura.
CONTEÚDOS:
- Desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras, por meio das práticas da cultura corporal de movimento;
- Conhecimento dos efeitos que as atividades físicas exercem sobre o organismo e a saúde;
- Ampliação do conhecimento sobre Ginástica, tratando historicamente o desenvolvimento das práticas gímnicas, mediante vivências e no processo de pesquisa sobre o conteúdo;
- Compreensão dos aspectos relacionados à boa postura.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Trabalhos escritos;
- Pesquisas individuais;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades prática.
Planejamento do II Bimestre
Eixo Temático: DANÇA E LUTA
OBJETIVOS:
- Resgatar as origens, os saberes e práticas sobre danças teatrais;
- Compreender e diferenciar do que (o corpo), onde (o espaço) e como (a fluência) se danças as danças teatrais( Balé, Sapateado, Jazz, entre outros);
- Analisar as diferenças e semelhanças quanto às danças em estudo;
- Ampliar o conhecimento sobre luta tratando historicamente o desenvolvimento das práticas mediante vivências e no processo de pesquisa sobre o conteúdo;
- Compreender os fundamentos básicos da luta;
- Aceitar a disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.
CONTEÚDOS:
- Resgate das origens, os saberes e práticas sobre danças teatrais;
- Compreensão e diferenciação do que (o corpo), onde (o espaço) e como (a fluência) se danças as danças teatrais( Balé, Sapateado, Jazz, entre outros);
- Análise das diferenças e semelhanças quanto às danças em estudo;
- Ampliação do conhecimento sobre luta tratando historicamente o desenvolvimento das práticas mediante vivências e no processo de pesquisa sobre o conteúdo;
- Compreensão dos fundamentos básicos da luta;
- Aceitação da disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas dialogadas
- Discussões de conceitos relacionados ao cotidiano;
- Realização de pesquisas sobre o tema
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
Planejamento do III Bimestre
Eixo Temático: JOGO
OBJETIVOS:
- Vivenciar os jogos esportivos e de salão, enfatizando o trabalho sistemático técnico/tático/regras que possibilitem um trabalho coletivo, no qual os mais experientes possam ajudar aos menos experientes, respeitando os limites e as possibilidades individuais para o sucesso do coletivo;
- Socializar os jogos esportivos e de salão durante as aulas, os quais ao serem subsidiados das linguagens corporal/escrita/oral, possam extrapolar para a comunidade escolar através de seminários, festivais, oficinas, etc;
- Aceitar a disputa como um elemento da competição e não como uma
atitude de rivalidade ante os
demais;
- Explicar a história do jogo esportivo e de salão;
- Realizar de festival de jogos esportivos e de salão;
- Participar ( o aluno ) como árbitro nas competições escolares, considerando a experiência do mesmo em lidar com a maioria das regras do jogos esportivos.
CONTEÚDOS:
- Vivência dos jogos esportivos e de salão, enfatizando o trabalho sistemático técnico/tático/regras que possibilitem um trabalho coletivo, no qual os mais experientes possam ajudar aos menos experientes, respeitando os limites e as possibilidades individuais para o sucesso do coletivo;
- Socialização dos jogos esportivos e de salão durante as aulas, os quais ao serem subsidiados das linguagens corporal/escrita/oral, possam extrapolar para a comunidade escolar através de seminários, festivais, oficinas, etc;
- Aceitação da disputa como um elemento da competição e não como uma
atitude de rivalidade ante os
demais;
- Explicação da história do jogo esportivo e de salão;
- Realização de festival de jogos esportivos e de salão;
- Participação do aluno como árbitro nas competições escolares, considerando a experiência do mesmo em lidar com a maioria das regras do jogos esportivos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Trabalhos escritos;
- Pesquisas individuais;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Seminários;
- Oficinas;
- Jogos Esportivos;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
Planejamento do IV Bimestre
Eixo Temático: ESPORTE
OBJETIVOS:
- Contextualizar os aspectos histórico-sociais do Esporte;
- Refletir sobre a importância da interação e da vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática das aulas de Educação Física;
- Vivenciar o Basquete em diferentes espaços, compreendendo suas especificidades e generalidades;
- Compreender a finalidade dos esportes paraolímpicos na inclusão de pessoas com deficiências.
CONTEÚDOS:
- Contextualização dos aspectos histórico-sociais do Esporte;
- Reflexão sobre a importância da interação e da vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática das aulas de Educação Física;
- Vivência do Basquete em diferentes espaços, compreendendo suas especificidades e generalidades;
- Compreensão da finalidade dos esportes paraolímpicos na inclusão de pessoas com deficiências.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Realização de pesquisas escolares sobre jogos ;
- Utilização de material áudio visual;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário