Escola Dr. Jaime Monteiro
Aluno(a):______________________________
Gameleira,_____de
___________de________
Ano: 6º
Professora:
Márcia Oliveira
Avaliação de Língua Portuguesa
Leia o texto com atenção e, em seguida,
responda as questões 01 – 02 – 03.
Texto 1: O CADERNO
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o be-a-bá.
Em todos os desenhos coloridos vou estar:
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel.
(...)
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado, se lhe dá prazer.
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer.
Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer.
(Mutinho eToquinho, letra
retirada do site http://www.toquinho.com.br)
01 - A expressão “A vida segue sempre em frente”
indica que na vida:
A( ) tudo acaba.
B( ) tudo passa.
C( )) tudo fica como estar.
D( ) que na vida passamos por várias
fases.
02 - No poema, o verso “Do primeiro rabisco até o
be-a-bá” sugere a aprendizagem
A( ) do desenho.
B( ) da escrita.
C( ) da pintura.
D( ) da leitura.
03 – “Só peço a você um favor, se
puder:
Não me esqueça num canto qualquer.” Destaque
destes versos todos os verbos.
________________________________________
Texto 2: Não precisa embrulhar!
Alguma vez você
parou para pensar em como e estranho que tudo que a gente compra seja
embrulhado ou colocado em sacolas ou sacos? Mesmo quando se trata de apenas um artigo,
como um bombom… ou um pacote de batatas fritas. Um saco dentro de outro… bem,
isso já é uma loucura!
Mas acontece o
tempo todo. E depois nós simplesmente jogamos o saco fora.
Que desperdício!
Os sacos e sacolas são feitos com os tesouros da Terra. Os de papel são feitos
de arvores; os de plástico, de petróleo. E a fabricação deles aumenta muito a
poluição. Mas você pode ajudar.
Basta dizer
“não” para os sacos e sacolas de que não precisa.
Fonte: 50 coisas
simples que as crianças podem fazer para salvar a Terra/The Earth-Works Group.
14. ed. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 2007. p. 84.
04. O autor do texto apresenta dois bons argumentos para que as pessoas
não utilizem sacos de papel ou de plástico:
a.( ) um desperdício jogá-los fora e a fabricação
deles aumenta muito a poluição.
b.( ) coloque um saco dentro de outro e um bombom
dentro de um saco de papel.
c.( ) os sacos são muito úteis e não devemos
dispensá-los.
d.( ) os sacos de plásticos são úteis, já os de
papel não.
Texto 3: O cão e o osso
Um dia, um cão ia atravessando uma
ponte, carregando um osso na boca.
Olhando para baixo, viu sua própria
imagem refletida na água. Pensando ver outro cão, cobiçou logo o osso e pôs-se
a latir. Mal, porem, abriu a boca, seu próprio osso caiu na água e se perdeu
para sempre.
Fonte: ESOPO. O
cão e o osso. Disponível em: <http://www.portalcmc.com.br/met255.htm>.
Acesso: 17 set. 2009.
05. A moral dessa fábula é:
a.(
) Quem semeia vento, colhe tempestade
b.(
) Quem desdenha, quer comprar
c.(
) Uma boa ação ganha outra
d.(
) Mais vale um pássaro na mão que dois voando
Texto
4:
O
bicho
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de
1947
06. A
que problema o autor se refere no texto?
a)
( ) a devastação da natureza.
b)
( ) a imundice do pátio.
c) ( ) a fome .
d) ( ) o alcoolismo
07. A intenção do autor ao usar a palavra
“bicho” parece que:
a)
( ) procurou chamar a nossa atenção para animais do
lixo.
b)
( ) a história é mesmo sobre um lixo.
c)
( ) o homem se viu reduzido a condição de animal.
d) ( ) o homem deve ser tratado como animal.
08. Informe a
que substantivo se refere cada pronome
em destaque.
b. Só quatro
espécies de baratas tiveram a coragem de dividir o mesmo teto com o homem. E
isso acontece desde que ele resolveu
viver em grupos e passou a acumular lixo de fácil acesso para as baratas. Elas, então, saíram do mato,
onde viviam já há 320 milhões de anos, fugindo das pisadas de dinossauros
distraídos e foram se servir do banquete que ele oferecia de graça. ele:________________ ela:________________
09. Complete as
frases com pronomes pessoais do caso reto:
- Apesar da busca, _____ não o encontrei.
- _____ aguardamos ansiosos o resultado da prova.
- _____ acabou sendo aceita pela turma.
- _____ ficou assustado ao presenciar a discussão entre seus pais.
10. Informe o
que os verbos em destaque indicam:
A – ação E- estado F- fenômeno da natureza
a.( ) Relampejava
muito ontem à noite.
b.( ) A casa ficou fria e escura.
c.( ) Os pais educam os filhos.
d.( ) Você é um bom aluno.
11. Informe o
tempo das formas verbais em destaque:
a. Organizaremos a festa de
encerramento da turma. ________________________________
b. Júlia escreve belos textos.
_____________________________________
c. Pedrinho quebrou o ventilador.
_____________________________________
d. Os
professores darão o resultado
das provas logo._________________________________
12. Identifique e classifique o tipo de sujeito
nas frases abaixo.
( S )
SIMPLES ( C ) COMPOSTO
( O )
OCULTO ( I ) INDETERMINADO
a.( ) Rasgaram o cartaz sobre dengue.
b.( ) Foram á escola pai, mãe e filha.
c.( ) O consumo de drogas aumentou entre os
jovens.
d.( ) Comprei o presente do meu amigo secreto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário