terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Exercício Língua Portuguesa



Escola Dr. Jaime Monteiro
Aluno(a):______________________________
Gameleira,_____de ___________de________
Ano: 6º
Professora: Márcia Oliveira

Avaliação de Língua Portuguesa
 Leia o texto com atenção e, em seguida, responda as questões 01 – 02 – 03.

Texto 1:         O CADERNO

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o be-a-bá.
Em todos os desenhos coloridos vou estar:
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel.
(...)
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado, se lhe dá prazer.
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer.
Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer.

(Mutinho eToquinho, letra retirada do site http://www.toquinho.com.br)

01 -  A expressão “A vida segue sempre em frenteindica que na vida:
A(   ) tudo acaba.
B(   ) tudo passa.
C(   )) tudo fica como estar.
D(   ) que na vida passamos por várias fases.

02 -  No poema, o verso “Do primeiro rabisco até o be-a-bá” sugere a aprendizagem
A(   ) do desenho.
B(   ) da escrita.
C(   ) da pintura.
D(   ) da leitura.

03 – “Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer.” Destaque destes versos todos os verbos.

________________________________________



Texto 2:         Não precisa embrulhar!

Alguma vez você parou para pensar em como e estranho que tudo que a gente compra seja embrulhado ou colocado em sacolas ou sacos? Mesmo quando se trata de apenas um artigo, como um bombom… ou um pacote de batatas fritas. Um saco dentro de outro… bem, isso já é uma loucura!
Mas acontece o tempo todo. E depois nós simplesmente jogamos o saco fora.
Que desperdício! Os sacos e sacolas são feitos com os tesouros da Terra. Os de papel são feitos de arvores; os de plástico, de petróleo. E a fabricação deles aumenta muito a poluição. Mas você pode ajudar.
Basta dizer “não” para os sacos e sacolas de que não precisa.

Fonte: 50 coisas simples que as crianças podem fazer para salvar a Terra/The Earth-Works Group. 14. ed. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 2007. p. 84.

04. O autor do texto apresenta dois bons argumentos para que as pessoas não utilizem sacos de papel ou de plástico:

a.(   )  um desperdício jogá-los fora e a fabricação deles aumenta muito a poluição.

b.(  ) coloque um saco dentro de outro e um bombom dentro de um saco de papel.

c.(  ) os sacos são muito úteis e não devemos dispensá-los.

d.(  ) os sacos de plásticos são úteis, já os de papel não.


Texto 3: O cão e o osso

Um dia, um cão ia atravessando uma ponte, carregando um osso na boca.
Olhando para baixo, viu sua própria imagem refletida na água. Pensando ver outro cão, cobiçou logo o osso e pôs-se a latir. Mal, porem, abriu a boca, seu próprio osso caiu na água e se perdeu para sempre.

Fonte: ESOPO. O cão e o osso. Disponível em: <http://www.portalcmc.com.br/met255.htm>. Acesso: 17 set. 2009.

05. A moral dessa fábula é:

a.(   ) Quem semeia vento, colhe tempestade
b.(   ) Quem desdenha, quer comprar
c.(   ) Uma boa ação ganha outra
d.(   ) Mais vale um pássaro na mão que dois voando



Texto 4:
O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947
06.  A que problema o autor se refere no texto?
a) (     ) a devastação da natureza.                                  
 b) (     ) a imundice do pátio.                                                                
 c) (     ) a fome .                                                                          
 d) (     ) o alcoolismo

07. A intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que:
a) (     ) procurou chamar a nossa atenção para animais do lixo.                                                       b) (     ) a história é mesmo sobre um lixo.                           
c) (     ) o homem se viu reduzido a condição de animal.                                                                                
d) (     ) o homem deve ser tratado como animal.

08. Informe a que substantivo se refere cada pronome  em destaque.
a. Avise a professora que alguém a procurou.                     a:___________________________

b. Só quatro espécies de baratas tiveram a coragem de dividir o mesmo teto com o homem. E isso acontece desde que ele resolveu viver em grupos e passou a acumular lixo de fácil acesso para as baratas. Elas, então, saíram do mato, onde viviam já há 320 milhões de anos, fugindo das pisadas de dinossauros distraídos e foram se servir do banquete que ele oferecia de graça.                 ele:________________    ela:________________


09. Complete as frases com pronomes pessoais do caso reto:

  1. Apesar da busca, _____ não o encontrei.
  2. _____ aguardamos ansiosos o resultado da prova.
  3. _____ acabou sendo aceita pela turma.
  4. _____ ficou assustado ao presenciar a discussão entre seus pais.

10. Informe o que os verbos em destaque indicam:
A – ação     E- estado     F- fenômeno da natureza

a.(     ) Relampejava muito ontem à noite.
b.(     ) A casa ficou fria e escura.
c.(     ) Os pais educam os filhos.
d.(     ) Você é um bom aluno.

11. Informe o tempo das formas verbais em destaque:

a. Organizaremos a festa de encerramento da turma. ________________________________

b. Júlia escreve belos textos.
_____________________________________

c. Pedrinho quebrou o ventilador.
_____________________________________

d. Os professores darão o resultado das provas logo._________________________________

12.  Identifique e classifique o tipo de sujeito nas frases abaixo.

( S ) SIMPLES       ( C ) COMPOSTO

( O ) OCULTO       ( I ) INDETERMINADO

a.(     ) Rasgaram o cartaz sobre dengue.
b.(     ) Foram á escola pai, mãe e filha.
c.(    ) O consumo de drogas aumentou entre os jovens.
d.(    ) Comprei o presente do meu amigo secreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário