Escola Dr. Jaime Monteiro
Gameleira - PE
Planejamentos de
Educação Física
Professora: Márcia
Oliveira da Silva
7º Ano
Planejamento do I Bimestre
Eixo Temático: GINÁSTICA
OBJETIVOS:
- Identificar as capacidades físicas básicas;
- Compreender as relações entre as capacidades físicas e as práticas da cultura corporal de movimento;
- Compreender a realidade da ginástica na sociedade, identificando o conceito das modalidades já vivenciadas, reorganizando o conhecimento situado historicamente, partindo das experiências adquiridas em aulas;
- Compreender e executar as formas técnicas do movimento das Ginásticas: Artística, Acrobática e Rítmica, vivenciando seus fundamentos diante das possibilidades individuais e coletivas, dos valores e processos refletindo sobre o sentido/significado, as origens da Ginástica, contextualizando-a, relacionando-a ao cotidiano, estabelecendo analogias e generalizações.
CONTEÚDOS:
- Identificação das capacidades físicas básicas;
- Compreensão das relações entre as capacidades físicas e as práticas da cultura corporal de movimento;
- Compreensão dos aspectos histórico-sociais relacionados às Ginásticas;
- Compreensão e execução das formas técnicas do movimento das Ginásticas: Artística, Acrobática e Rítmica, vivenciando seus fundamentos diante das possibilidades individuais e coletivas, dos valores e processos refletindo sobre o sentido/significado, as origens da Ginástica, contextualizando-a, relacionando-a ao cotidiano, estabelecendo analogias e generalizações.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Trabalhos escritos;
- Pesquisas individuais;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades prática.
Planejamento do II Bimestre
Eixo Temático: DANÇA E LUTA
OBJETIVOS:
- Resgatar as origens, os saberes e práticas sobre danças das regiões Sul e Sudeste;
- Analisar as semelhanças e diferenças entre danças das regiões Sul e Sudeste, quanto à coreografia, personagens, vestimentas, locais de realização, variações rítmicas gerais e entre os folguedos; brincadeiras e motivações, origens e evolução das danças, partindo da realidade cultural da região;
- Elaborar textos quanto à historicidade das danças, apresentado-as;
- Elaborar oficinas sobre danças folclóricas;
- Conhecer as regras oficiais e diversas modalidades de luta;
- Generalizar os fundamentos da luta nas diferentes modalidades e confronto entre estes fundamentos e outras ações corporais existentes no Jogo, na Ginástica, na Dança e no Esporte;
- Aceitar a disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.
CONTEÚDOS:
- Resgate das origens, os saberes e práticas sobre danças das regiões Sul e Sudeste;
- Análise das semelhanças e diferenças entre danças das regiões Sul e Sudeste, quanto à coreografia, personagens, vestimentas, locais de realização, variações rítmicas gerais e entre os folguedos; brincadeiras e motivações, origens e evolução das danças, partindo da realidade cultural da região;
- Elaboração de textos quanto à historicidade das danças, apresentado-as;
- Elaboração de oficinas sobre danças folclóricas;
- Conhecimento das regras oficiais e diversas modalidades de luta;
- Generalização dos fundamentos da luta nas diferentes modalidades e confronto entre estes fundamentos e outras ações corporais existentes no Jogo, na Ginástica, na Dança e no Esporte;
- Aceitação da disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade ante os demais.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas dialogadas
- Discussões de conceitos relacionados ao cotidiano;
- Realização de pesquisas sobre o tema
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
Planejamento do III Bimestre
Eixo Temático: JOGO
OBJETIVOS:
- Compreender os diferentes jogos esportivos, ampliando seu sentido e significado, através das vivências, considerando a realidade dos jovens tanto individualmente como coletivamente;
- Compreender o contexto histórico do fenômeno JOGO, na busca de uma reorganização desse conhecimento, situando-o, tanto historicamente como socialmente, através de pesquisas escolares;
- Estudar o sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos que proporcionem um equilíbrio entre o consumo de oxigênio e o gasto de energia, bem como, estudo d capacidade anaeróbica identificando sua intensidade na prática de jogos esportivos;
- Participar de jogos e esportes dentro do contexto escolar de forma recreativas;
- Promover relações de respeito e cooperação entre colegas durante as atividades lúdicas.
CONTEÚDOS:
- Compreensão dos diferentes jogos esportivos, ampliando seu sentido e significado, através das vivências, considerando a realidade dos jovens tanto individualmente como coletivamente;
- Compreensão do contexto histórico do fenômeno JOGO, na busca de uma reorganização desse conhecimento, situando-o, tanto historicamente como socialmente, através de pesquisas escolares;
- Estudo do sistema aeróbico, com a caracterização da capacidade aeróbica, durante a prática de jogos que proporcionem um equilíbrio entre o consumo de oxigênio e o gasto de energia, bem como, estudo d capacidade anaeróbica identificando sua intensidade na prática de jogos esportivos;
- Participação de jogos e esportes dentro do contexto escolar de forma recreativas;
- Promoção das relações de respeito e cooperação entre colegas durante as atividades lúdicas.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Trabalhos escritos;
- Pesquisas individuais;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades prática.
Planejamento do IV Bimestre
Eixo Temático: ESPORTE
OBJETIVOS:
- Compreender o fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações;
- Refletir sobre a importância da interação e da vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática das aulas de Educação Física;
- Vivenciar o Esporte futebol e /ou futsal em diferentes espaços, compreendendo suas especificidades e generalidades.
CONTEÚDOS:
- Compreensão do fenômeno esporte, contextualizando e ampliando as generalizações;
- Reflexão sobre a importância da interação e d vivência entre os gêneros, masculino e feminino, na prática das aulas de Educação Física;
- Vivência do Esporte futebol e /ou futsal em diferentes espaços, compreendendo suas especificidades e generalidades.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Realização de pesquisas escolares sobre jogos ;
- Utilização de material áudio visual;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário