Escola Dr. Jaime
Monteiro
Gameleira - PE
Planejamento Anual de Educação Fisica
Ensino Médio
Professora: Márcia
Oliveira da Silva
Planejamento do I
Bimestre
1º Ano
EIXO TEMÁTICO: GINÁSTICA
OBJETIVOS:
- Compreender os aspectos histórico-sociais da Ginástica;
- Compreender os aspectos relacionados à boa postura;
- Compreender a importância da prática de atividades físicas, como a Ginástica para manter-se saudável;
- Produzir conceitos e caracterizar as atividades aeróbicas, buscando equilíbrio entre o consumo de oxigênio e o gasto energético;
- Identificar doenças causadas pelo sedentarismo e a má alimentação.
CONTEÚDOS:
- Compreensão dos aspectos histórico-sociais da Ginástica;
- Compreensão dos aspectos relacionados à boa postura;
- Compreensão da importância da prática de atividades físicas, como a Ginástica para manter-se saudável;
- Produção de conceitos e caracterização das atividades aeróbicas, buscando equilíbrio entre o consumo de oxigênio e o gasto energético;
- Identificação de doenças causadas pelo sedentarismo e a má alimentação.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Trabalhos escritos;
- Pesquisas individuais;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades prática.
Planejamento do II
Bimestre
1º Ano
EIXO TEMÁTICO: DANÇA E LUTA
OBJETIVOS:
- Compreender as origens das Danças de Salão;
- Analisar as semelhanças e diferenças entre danças de salão nacionais como, Forró, Forró Estilizado, Salsa, Samba de Gafieira;
- Compreender a origem histórica e evolução das danças, partindo da realidade cultural da região
- Elaborar oficina sobre danças de salão.
- Compreender a luta enquanto conhecimento da Cultura Corporal historicamente acumulada;
- Compreender a luta relacionada à saúde, como elemento de exercitação, identificando-se perante as zonas de treinamento corporal.
CONTEÚDOS:
- Compreensão das origens das Danças de Salão;
- Análise das semelhanças e diferenças entre danças de salão nacionais como, Forró, Forró Estilizado, Salsa, Samba de Gafieira;
- Compreensão da origem histórica e evolução das danças, partindo da realidade cultural da região
- Elaboração de oficina sobre danças de salão;
- Compreensão da luta enquanto conhecimento da Cultura Corporal historicamente acumulada;
- Compreensão da luta relacionada à saúde, como elemento de exercitação, identificando-se perante as zonas de treinamento corporal.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas dialogadas
- Discussões de conceitos relacionados ao cotidiano;
- Realização de pesquisas sobre o tema
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
Planejamento do III
Bimestre
1º Ano
EIXO TEMÁTICO: JOGO
OBJETIVOS:
- Compreender o jogo esportivo enquanto conhecimento da Cultura Corporal, historicamente acumulado, evidenciando as regularidades subjacentes à prática e ao bom usufruto do tempo livre;
- Compreender a importância dos jogos populares, de salão e esportivo, na contribuição para a qualidade da saúde, do lazer e do trabalho.
CONTEÚDOS:
- Compreensão do jogo esportivo enquanto conhecimento da Cultura Corporal, historicamente acumulado, evidenciando as regularidades subjacentes à prática e ao bom usufruto do tempo livre;
- Compreensão da importância dos jogos populares, de salão e esportivo, na contribuição para a qualidade da saúde, do lazer e do trabalho.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Trabalhos escritos;
- Pesquisas individuais;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Seminários;
- Oficinas;
- Jogos Esportivos;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
Planejamento do IV
Bimestre
1º Ano
EIXO TEMÁTICO: ESPORTE
OBJETIVOS:
- Compreender a historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas, suas origens e evoluções;
- Ampliar o conhecimento técnico-tático dos esportes através de recursos áudio-visuais;
- Refletir sobre a importância da interação e da vivência entre os gêneros masculino e feminino na prática das aulas de Educação Física;
- Vivenciar o Voleibol em diferentes espaços, compreendendo suas regularidades, aprofundando sentido e significado de suas regras a partir da realidade daqueles que praticam.
CONTEÚDOS:
- Compreensão da historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas, suas origens e evoluções;
- Ampliação do conhecimento técnico-tático dos esportes através de recursos áudio-visuais;
- Reflexão sobre a importância da interação e da vivência entre os gêneros masculino e feminino na prática das aulas de Educação Física;
- Vivência do Voleibol em diferentes espaços, compreendendo suas regularidades, aprofundando sentido e significado de suas regras a partir da realidade daqueles que praticam.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Realização de pesquisas escolares sobre jogos ;
- Utilização de material áudio-visual;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
Planejamento do I
Bimestre
2º Ano
EIXO TEMÁTICO: GINÁSTICA
OBJETIVOS:
- Refletir sobre conceitos, valores, hábitos, atitudes que constituem a ginástica nas aulas de Educação Física Escolar e em outros espaços e tempo da prática corporal, particularizando o estudo da Ginástica Localizada confrontando a resistência orgânica geral com a resistência muscular localizada;
- Reconhecer as regularidades subjacentes as modalidades: Artística, Rítmica, Acrobática, Aeróbica e Localizada.
CONTEÚDOS:
- Reflexão sobre conceitos, valores, hábitos, atitudes que constituem a ginástica nas aulas de Educação Física Escolar e em outros espaços e tempo da prática corporal, particularizando o estudo da Ginástica Localizada confrontando a resistência orgânica geral com a resistência muscular localizada;
- Reconhecimento das regularidades subjacentes as modalidades: Artística, Rítmica, Acrobática, Aeróbica e Localizada.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Trabalhos escritos;
- Pesquisas individuais;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades prática.
Planejamento do II
Bimestre
2º Ano
EIXO TEMÁTICO: DANÇA E LUTA
OBJETIVOS:
- Analisar as semelhanças e diferenças entre danças de salão internacionais como: Tango, Bolero, entre outras;
- Compreender a origem histórica e evolução das danças em estudo, partindo da realidade cultural da região;
- Elaborar textos sobre a historicidade das danças de salão.internacionais;
- Distinguir Dança Popular de Dança Erudita;
- Refletir sobre conceitos, valores, hábitos e atitudes que constituem a luta nas aulas de Educação Física escolar e em outros espaços e tipos da prática corporal, particularizando o estudo da luta, confrontando a resistência orgânica geral e a resistência muscular localizada;
- Reconhecer as regularidades subjacentes às modalidades Capoeira, Judô, Karatê.
CONTEÚDOS:
- Análise das semelhanças e diferenças entre danças de salão internacionais como: Tango, Bolero, entre outras;
- Compreensão da origem histórica e evolução das danças em estudo, partindo da realidade cultural da região;
- Elaboração de textos sobre a historicidade das danças de salão.internacionais;
- Distinção entre Dança Popular de Dança Erudita;
- Reflexão sobre conceitos, valores, hábitos e atitudes que constituem a luta nas aulas de Educação Física escolar e em outros espaços e tipos da prática corporal, particularizando o estudo da luta, confrontando a resistência orgânica geral e a resistência muscular localizada;
- Reconhecimento das regularidades subjacentes às modalidades Capoeira, Judô, Karatê.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas dialogadas
- Discussões de conceitos relacionados ao cotidiano;
- Realização de pesquisas sobre o tema
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
Planejamento do III
Bimestre
2º Ano
EIXO TEMÁTICO: JOGO
OBJETIVOS:
- Refletir sobre conceitos, valores, hábitos, atitudes que constituem a prática dos jogos esportivos durante as aulas e em outros espaços e tempo da prática corporal;
- Produzir textos escritos, visando à compreensão e explicação dos jogos de forma contextualizada;
- Confrontar jogos diversos tanto de origem da cultura local como de outras culturas.
CONTEÚDOS:
- Reflexão sobre conceitos, valores, hábitos, atitudes que constituem a prática dos jogos esportivos durante as aulas e em outros espaços e tempo da prática corporal;
- Produção de textos escritos, visando à compreensão e explicação dos jogos de forma contextualizada;
- Confronto de jogos diversos tanto de origem da cultura local como de outras culturas.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Trabalhos escritos;
- Pesquisas individuais;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Seminários;
- Oficinas;
- Jogos Esportivos;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
Planejamento do IV
Bimestre
2º Ano
EIXO TEMÁTICO: ESPORTE
OBJETIVOS:
- Explicar as modalidades esportivas individuais, analisando de forma crítica a influência da mídia/marketing e as conseqüências do Dopping e da violência na sua relação com a sociedade;
- Refletir sobre conceitos, valores, hábitos, atitudes saudáveis que constituem os esportes nas aulas de Educação Física escolar e, em outros espaços e tempo da prática corporal;
- Identificar o tipo de modalidade esportiva individual benéfica para a prevenção e redução do nível de gordura corporal, bem como compreender a relação entre aptidão física e condicionamento físico.
CONTEÚDOS:
- Explicação das modalidades esportivas individuais, analisando de forma crítica a influência da mídia/marketing e as conseqüências do Dopping e da violência na sua relação com a sociedade;
- Reflexão sobre conceitos, valores, hábitos, atitudes saudáveis que constituem os esportes nas aulas de Educação Física escolar e, em outros espaços e tempo da prática corporal;
- Identificação do tipo de modalidade esportiva individual benéfica para a prevenção e redução do nível de gordura corporal, bem como compreender a relação entre aptidão física e condicionamento físico.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;
- Discussões de conceitos relacionados;
- Realização de pesquisas escolares sobre jogos ;
- Utilização de material áudio-visual;
- Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia , a cooperação e a participação.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
- Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;
- Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;
- Avaliação individual escrita;
- Avaliação das atividades práticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário