Google+ Followers

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Exercício de Interpretação de texto - O Príncipe e o Mendigo.



Escola Dr. Jaime Monteiro  
Gameleira(PE),____de ____________ de___________
Aluno(a):__________________________________________
Ano: 7ª  ___    
Professora: Márcia Oliveira da Silva

Avaliação de Língua Portuguesa –


Após ler ”O Príncipe e o Mendigo”,responda as seguintes questões:

01. O clássico da literatura escrito por Mark Twain  conta a fantástica história de
A(   ) Um ladrão que roubava dos ricos para dar aos pobres.
B(   ) Um príncipe egoísta e impiedoso.
C(   ) Dois jovens idênticos que trocaram de identidade.
D(   ) Um rei bondoso e piedoso.

02. Em que cenário se passa a história ?
A(   ) Em Londres, na Inglaterra, no ano de 1530.
B(   ) Em Londres, na França, no ano de 1530
C(   ) Em Londres, na Alemanha, no ano de 1532
D(   ) Em Londres, na Itália, no ano de 1535.

03. Quem são os personagens principais?
A(   ) Rei Henrique VII e Norfolk
B(   ) Padre Andrew e Tom Canty
C(   ) Príncipe Eduardo e Milles Hendon
D(   ) Príncipe Eduardo e Tom Canty

04. Os assuntos abordados no texto são:
A(   ) a justiça e a igualdade social
B(   ) injustiça, preconceito e desigualdade social
C(   ) a fé do povo e o preconceito
D(   ) o luxo e a fartura da nobreza

05. Tom Canty morava num cortiço com:
A(   ) Padre Andrew e Milles Hendon
B(   ) Eduardo e suas irmãs
C(   ) seus pais, suas irmã e sua avó
D(   ) Milles Hendon

06. — Maldição! Eu esperava que ele morresse no parto, mas agora que nasceu vamos ter que passar ainda mais fome nesse CORTIÇO miserável!
De acordo como é um cortiço?
A(   ) morada dos nobres.
B(   ) moradia coletiva dos menos favorecidos.
C(   ) mansão abandonada.
D(   ) uma igreja abandonada.

07. Sobre o período em que se passa a  História podemos afirmar que;
A(   ) o regime era a República e o povo escolhia seus governantes.
B(   ) o regime era a Monarquia e a palavra
do Rei era lei absoluta.
c(   ) o regime era a Monarquia e o Rei não
mandava em nada
d(   ) não havia forma de governo

08.  O que Tom aprendeu com padre Andrew e que foi de grande importância para vida dele?
A(   ) falar latim fluentemente
B(   ) falar francês fluentemente
C(   ) ler, escrever, boas maneiras e noções de latim
D(   ) lutar com espada. 

09. Quem seria julgado e condenado a morte para que o “falso príncipe” fosse empossado herdeiro do trono inglês?
A(   ) Marechal Norfolk
B(   ) Padre Andrew
C(   ) Lord Hertford
D(   ) Jonh Canty

10. A vontade do rei é lei — murmurou Hertford.
A palavra destacada significa:
A(   ) pensar
B(   )  gritar
C(   ) falar em voz alta
D(   ) falar em voz baixa

11.  O que Hertford quis dizer com a frase:
       — A vontade do rei é lei.
A(   ) que o rei não sabia o que dizia.
B(   ) que o rei é a autoridade máxima e deve ser obedecido.
C(   ) que o rei tinha vontade de ser juiz.
D(   ) que o rei estava louco.

12. Por que motivo o Príncipe Eduardo convidou Tom para entrar no castelo?
A(   ) porque ele já conhecia Tom.
B(   ) Porque ele queria fugir de seu tirano pai
C(   ) Porque ele era solitário e vivia em companhia de pessoas mais velhas
D(   ) Porque Tom implorou para entrar

13.  No trecho: “começou a fazer perguntas sobre a vida de seu SÓSIA.” O que é um sósia?
A(   ) pessoa muito parecida com a outra.
B(   ) grandes amigos
C(   ) parentes distantes
D(   ) pessoa muito diferente de outra

14. Como era o pai de Tom Canty?
A(   ) Rei tirano e cruel que só amava o filho.
B(   ) Homem desonesto,violento e covarde.
C(   ) Homem bom, honesto e carinhoso com a família
D(   ) Homem corajoso, trabalhador e honesto

15. Quem ajudou Eduardo enquanto ele estava perdido pelas ruas como um mendigo?
A(   ) Lord Hertford
B(   ) John Canty
C(   ) Padre Andrew
D(   ) Milles Hendon

16. No trecho retirado da página 19 que diz: ...Eduardo recusou participar do plano e Hugo desferiu um soco contra ele. O golpe pegou o rei desprevenido e o derrubou. A palavra destacada faz referência a(ao):
A(   ) Hugo
B(   ) Eduardo
C(   ) casal,
D(   ) Milles

17.  O que motivou Hugh, o irmão mais novo de Milles Hendon, matar sua família e casar com Edith?
A(   ) a raiva que sentia de Milles.
B(   ) o amor e a bondade.
C(   ) o amor que sentia por Edith.
D(   ) a ambição e a perversidade.

18. Como a corte continuava em dúvida sobre a história da troca entre o mendigo e o príncipe, que ideia teve Hertford para confirmar se o falso mendigo falava a
verdade ou não?
A(   ) Pediu que Eduardo falasse em Francês.
B(   ) Pediu que Eduardo escrevesse uma carta em várias línguas.
C(   ) Perguntou a Eduardo sobre o sinete real que só o verdadeiro príncipe sabia onde estava guardado.
D(   ) Fez várias perguntas sobre o castelo.

19. Como a corte continuava em dúvida sobre a história da troca entre o mendigo e o príncipe, que ideia teve Hertford  para confirmar se o falso mendigo falava a verdade ou não?
A(   ) Pediu que Eduardo falasse em francês.
B(   ) Pediu que Eduardo escrevesse uma carta em várias línguas
C(   ) Perguntou a Eduardo sobre o sinete real que ele havia guardado.
D(   ) Fez várias perguntas sobre o castelo.

20. Marque V ou F nas alternativas que caracterizam o reinado de Eduardo VI?
1(   ) Reformas no Sistema Judiciário
2(   ) Aumento da fome e da miséria.
3(   ) Violência e guerras.
4(   ) Diminuiu as penas e reformou as prisões.
5(   ) Diminuição da fome e da miséria
6(   ) Período de grandes dificuldades para todos.

Caros colegas professores, vocês podem fazer download do livro no site alternativasliterarias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário