Gameleira(PE),____de ____________ de___________
Aluno(a):__________________________________________
Ano: 7ª ___
Professora:
Márcia Oliveira da Silva
Avaliação de Língua Portuguesa –
Após ler ”O Príncipe e o Mendigo”,responda as seguintes questões:
01. O clássico da literatura escrito por Mark
Twain conta a fantástica história de
A( ) Um
ladrão que roubava dos ricos para dar aos pobres.
B( ) Um
príncipe egoísta e impiedoso.
C( ) Dois
jovens idênticos que trocaram de identidade.
D( ) Um rei
bondoso e piedoso.
02. Em que cenário se passa a história ?
A( ) Em
Londres, na Inglaterra, no ano de 1530.
B( ) Em
Londres, na França, no ano de 1530
C( ) Em
Londres, na Alemanha, no ano de 1532
D( ) Em
Londres, na Itália, no ano de 1535.
03. Quem são os personagens principais?
A( ) Rei
Henrique VII e Norfolk
B( ) Padre
Andrew e Tom Canty
C( )
Príncipe Eduardo e Milles Hendon
D( )
Príncipe Eduardo e Tom Canty
04. Os assuntos abordados no texto são:
A( ) a
justiça e a igualdade social
B( ) injustiça,
preconceito e desigualdade social
C( ) a fé
do povo e o preconceito
D( ) o luxo
e a fartura da nobreza
05. Tom Canty morava num cortiço com:
A( ) Padre
Andrew e Milles Hendon
B( )
Eduardo e suas irmãs
C( ) seus
pais, suas irmã e sua avó
D( ) Milles
Hendon
06. —
Maldição! Eu esperava que ele morresse no parto, mas agora que nasceu vamos ter
que passar ainda mais fome nesse CORTIÇO miserável!
De
acordo como é um cortiço?
A(
) morada dos nobres.
B( ) moradia coletiva dos menos favorecidos.
C(
) mansão abandonada.
D(
) uma igreja abandonada.
07. Sobre o período em que se passa a História podemos afirmar que;
A( ) o
regime era a República e o povo escolhia seus governantes.
B( ) o
regime era a Monarquia e a palavra
do Rei era lei absoluta.
c( ) o
regime era a Monarquia e o Rei não
mandava em nada
d( ) não
havia forma de governo
08. O que
Tom aprendeu com padre Andrew e que foi de grande importância para vida dele?
A( ) falar
latim fluentemente
B( ) falar
francês fluentemente
C( ) ler,
escrever, boas maneiras e noções de latim
D( ) lutar
com espada.
09. Quem seria julgado e condenado a morte para que
o “falso príncipe” fosse empossado herdeiro do trono inglês?
A( )
Marechal Norfolk
B( ) Padre
Andrew
C( ) Lord Hertford
D( ) Jonh Canty
10. — A
vontade do rei é lei — murmurou Hertford.
A palavra destacada significa:
A(
) pensar
B( )
gritar
C(
) falar em voz alta
D(
) falar em voz baixa
11.
O que Hertford quis dizer com a frase:
— A vontade do rei é lei.
A(
) que o rei não sabia o que dizia.
B( ) que o rei é a autoridade máxima e deve ser
obedecido.
C(
) que o rei tinha vontade de ser juiz.
D(
) que o rei estava louco.
12. Por que motivo o Príncipe Eduardo convidou Tom
para entrar no castelo?
A(
) porque ele já conhecia Tom.
B( ) Porque ele queria fugir de seu tirano pai
C(
) Porque ele era solitário e vivia em companhia de pessoas mais velhas
D(
) Porque Tom implorou para entrar
13. No trecho: “começou
a fazer perguntas sobre a vida de seu SÓSIA.” O que
é um sósia?
A(
) pessoa muito parecida com a outra.
B( ) grandes amigos
C(
) parentes distantes
D(
) pessoa muito diferente de outra
14. Como era o pai de Tom Canty?
A(
) Rei tirano e cruel que só amava o filho.
B( ) Homem desonesto,violento e covarde.
C(
) Homem bom, honesto e carinhoso com a família
D( ) Homem corajoso, trabalhador e honesto
15. Quem ajudou Eduardo enquanto ele estava perdido
pelas ruas como um mendigo?
A( ) Lord Hertford
B( ) John Canty
C( ) Padre Andrew
D( ) Milles Hendon
16. No trecho
retirado da página 19 que diz: ...Eduardo recusou participar do plano e Hugo
desferiu um soco contra ele. O golpe pegou o rei desprevenido e o derrubou. A palavra destacada
faz referência a(ao):
A(
) Hugo
B( ) Eduardo
C(
) casal,
D(
) Milles
17. O que motivou Hugh, o irmão mais novo de
Milles Hendon, matar sua família e casar com Edith?
A(
) a raiva que sentia de Milles.
B( ) o amor e a bondade.
C( )
o amor que sentia por Edith.
D(
) a ambição e a perversidade.
18. Como a corte continuava em dúvida sobre a
história da troca entre o mendigo e o príncipe, que ideia teve Hertford para
confirmar se o falso mendigo falava a
verdade ou não?
A( ) Pediu que Eduardo falasse em Francês.
B( ) Pediu que Eduardo escrevesse uma carta em
várias línguas.
C( ) Perguntou a Eduardo sobre o sinete real
que só o verdadeiro príncipe sabia onde estava guardado.
D( ) Fez várias perguntas sobre o castelo.
19. Como a corte
continuava em dúvida sobre a história da troca entre o mendigo e o príncipe, que
ideia teve Hertford para confirmar se o
falso mendigo falava a verdade ou não?
A(
) Pediu que Eduardo falasse em francês.
B( ) Pediu que Eduardo escrevesse uma carta em
várias línguas
C(
) Perguntou a Eduardo sobre o sinete real que ele havia guardado.
D(
) Fez várias perguntas sobre o castelo.
20. Marque V ou F nas alternativas que caracterizam
o reinado de Eduardo VI?
1(
) Reformas no Sistema Judiciário
2( ) Aumento da fome e da miséria.
3(
) Violência e guerras.
4(
) Diminuiu as penas e reformou as prisões.
5(
) Diminuição da fome e da miséria
6(
) Período de grandes dificuldades para todos.
Caros colegas professores, vocês podem fazer download do livro no site alternativasliterarias.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário