Escola Dr.
Jaime Monteiro
Profª Márcia
Oliveira
O
TEXTO PUBLICITÁRIO
A publicidade faz parte do nosso dia-a-dia através de
comerciais de
rádio, televisão, jornais, revistas, cartazes.
Devemos acreditar em
tudo o que as propagandas dizem ?
Quem se gosta gosta
de Milleto.
Milleto
ajuda você a preparar pratos deliciosos, com sabor e qualidade para uma
alimentação leve e saudável.
Milleto
oferece o melhor do milho para pessoas que se gostam e que também gostam de
dividir as coisas boas da
vida. Não é um pouquinho disto tudo que se espera de um bom
marido ?
Você
percebeu que a intenção do autor é conquistar e convencer o possível consumidor
? Ele pretende chamar sua atenção, despertar seu interesse e criar nele a
necessidade de comprar um determinado produto.
Observe
que o texto que você leu sobre os produtos Milleto traz mensagens ao leitor
através
de:
a) ilustração:
a fotografia de três produtos: óleo, margarina e maionese.
b) texto
( mensagem) : a mensagem do texto publicitário é dirigida a um determinado
público,
dependendo
do produto anunciado. Neste texto o autor repete várias vezes a palavra Milleto
para que o consumidor, no caso, a dona de casa,associe o nome às
informações e qualidades do produto e lembre-se de Milleto na hora de
comprar.
c) slogan:
frase resumida, marcante e atraente, destinada a ser rapidamente memorizada
pelo
leitor:
"Quem se gosta gosta de Milleto." Essa frase costuma
ser repetida sempre em toda propaganda desses produtos.
d) Verbos
no imperativo: o texto publicitário usa, com freqüência, os verbos no modo
imperativo, para provocar idéias de compra no consumidor.
Ex.:
compre, adquira, use, prefira.
e) Adjetivos:
qualidades geralmente exageradas.
f) Frases
curtas: para o consumidor gravar melhor e também facilitar a compreensão.
g) Ausência
de negativas: só os pontos positivos são ressaltados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário