quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Análise e interpretação - Planeta água

1. Atente para os substantivos presentes no texto. O que eles têm em comum?
2. O autor descreve o caminho percorrido pela água desde seu nascimento. Qual é esse caminho?
3. As águas dos rios representam a vida para muitas pessoas. Com base no texto, justifique essa afiimação.
4. Em certa passagem do texto, o autor refere-se ao barulho que as águas fazem por meio de uma figura de linguagem. Que figura é essa?  Retire do texto o trecho que confirma sua resposta.
5. Releia estes versos:
     "GOTAS DE ÁGUA DA CHUVA/ TÃO TRISTES SÃO LÁGRIMAS NA INUNDAÇÃO."
Por que  o autor afirma que as gotas de chuva, na inundação, são lágrimas?
6. Na quinta estrofe, ao se referir às gotas de água da chuva, o autor aproxima palavras que se opõem pelo sentido. Que palavras  são essas? Com que intenção elas foram empregadas?
7. O compositor chama nosso planeta de "planeta água". Com que intenção ele faz isso?
8. Em que tempo e modo estão os verbos que aparecem na letra da música "planeta água"?
9.  No verso " Água que nasce na fonte serena do mundo", a que termo se refere a parte destacada? Que função sintática ele desempenha?

Respostas:

1. Eles nomeiam elementos que se referem ao tema da água: grotão, riacho, ribeirão, rios, cascatas, lagos, nuvens, arco-íris, lágrimas, inundação, etc.
2.A água nasce na fonte, segue seu percurso, faz um riacho, que deságua no ribeirão, que, por  sua vez, vai formar um rio. As águas dos rios caem das pedras e formam cascatas, lagos, cachoeiras.Enfim, toda essa água evapora para dar origem as chuvas. Essa água retorna para a terra, seguindo seu ciclo.
3. A águas dos rios fertilizam a terra e matam a sede dos animais e da população.
Professor, fale sobre as consequências da seca, principalmente no Nordeste.
4.A expressão "ronco de trovão" é uma figura de linguagem chamada personificação ou prosopopeia
Professor, explique que a finalidade desse recurso é tornar o texto mais expressivo.
5. Resposta pessoal, porém, espera-se que o aluno concluam que as inundações, por trazerem destruição, causam tristezas, desesperos, choros.
6. As palavras que se opõem pelo sentido são alegre e triste. Elas foram empregadas para dar expressividade ao texto, a medida em que conferem vida a seres inanimados.
7. Mostrar a importância da água para a preservação da vida no planeta.
8. Os verbos estão no presente do indicativo, pois indicam fatos em pleno desenvolvimento.
9. O termo destacado refere-se  a palavra nasce e indica uma circnstância de lugar, portanto, é um adjunto adverbial de lugar.

Caros colegas, sugiro a exibição do filme O Livro de Eli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário