segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Antes de falar de alguém, faça o teste das três peneiras



TEXTO REFLEXIVO –
Antes de falar de alguém, faça o teste das três peneiras

        Chegou um novo vigário na Paróquia de Santo Agostinho. Logo no primeiro dia, dona Flora foi à sacristia falar com ele.
    _Padre, o senhor nem imagina o que me contaram  a respeito do João...
  Nem chegou a terminar a frase, porque o padre a interrompeu:
    _Espere um pouco, dona Flora, o que a senhora vai me contar Já passou pelas três peneira?
   _Peneira? Que peneiras, padre?
   _ A primeira é a da VERDADE. Tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?
   _Não, como poderia? O que sei é o que me contaram, mas eu que...
   _Então sua historia já vazou pela primeira peneira. Vamos à segunda, a da BONDADE. O que a senhora vai me contar é alguma coisa que a senhora gostaria que os outros dissessem a seu respeito?
   _Claro que não! Deus me livre!
   _Então essa historia já vazou pela segunda peneira. Vamos à terceira, que é a da NECESSIDADE. A senhora acha mesmo necessário contar-me esse fato, passa-lo adiante?
   _Não, padre, não tenho necessidade de contá-lo.
   Dona Flora deixou a sacristia muito envergonhada.
   Antes de falar de alguém, faça o teste das três  peneiras; se o fato vazar por elas, é melhor silenciar.                                                
                                                                                                             Maria Salette  

Nenhum comentário:

Postar um comentário