Escola
Dr. Jaime Monteiro
Planejamento de Inglês
Professora: Márcia
Oliveira da Silva
8ª Série/9º Ano
I BIMESTRE – 2013
1.
Produção e compreensão de textos orais:
A – Objetivos:
ü
Monitorar o desempenho oral,
levando em conta a intenção comunicativa e a reação dos interlocutores;
ü
Observar os efeitos de sentido
produzidos pela utilização de elementos não verbais;
ü Interpretar o discurso
oral;
ü Desenvolver a oralidade
através de sua prática.
B – Conteúdos:
Gêneros textuais sugeridos: conversa
informal e diálogo
ü Compreensão auditiva e
leitora;
ü Grau de formalidade na
escrita e na fala;
ü Textos orais com marcas
entonacionais e pronúncia;
ü Produção oral.
C – Procedimentos Metodológicos:
ü Atividades individuais e
em grupo;
ü Utilização de recursos
tecnológicos para exibição de vídeo aulas, filmes e slides ;
ü Utilização de diferentes
estratégias de escuta (listening strategy) como:
§ Associação do que é ouvido
ao que é lido;
§ Identificação do
posicionamento dos falantes.
ü Uso do recurso de audição
pausada para explorar os aspectos de pronúncia e entonação da língua inglesa.
D- Procedimentos Avaliativos:
ü Avaliar a capacidade de
trabalho em grupo, bem como, a compreensão e uso adequado das expressões e do
vocabulário usados em conversa informal e diálogo, principalmente no que
diz respeito à oralidade.
2. Leitura e compreensão de textos:
A – Objetivos:
ü Ler e compreender a
mensagem dos gêneros textuais em estudo, relacionando seus significados ao
âmbito sociocultural;
ü Identificar o tema geral,
a função comunicativa, a autoria, data e publicação do texto;
ü Localizar informação
específica (scanning), de acordo com os objetivos de leitura do leitor;
ü Deduzir o significado de
palavras e expressões desconhecidas com base na temática do texto, no uso do
contexto e no conhecimento adquirido de regras gramaticais e de aspectos
lexicais e ampliar o vocabulário;
ü
Relacionar
informação verbal e não verbal na compreensão de textos de vários gêneros;
ü
Identificar
as características básicas dos gêneros em estudo;
ü
Identificar
os recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é construído e
em processos de coesão textual;
ü
Reconhecer
os modos de organização textual;
ü
Identificar
palavras-chave, cognatas, falsas
cognatas
como
recursos/facilitadores da leitura e compreensão de textos.
B – Conteúdos:
Gêneros textuais sugeridos: HQ, letra de música, biografia e anúncio
publicitário
ü
Leitura e compreensão de textos (contendo
/trocando informações pessoais);
ü
Estratégias
de leitura: inference,
skimming, reading for detail ;
ü
Reconhecimento dos elementos pragmáticos
(relação entre interlocutor/leitor, propósito discursivo, função
sócio-comunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço-cultural em que é
produzido);
ü Reconhecimento de estratégias textualizadoras.
C – Procedimentos Metodológicos:
ü Atividade de pré-leitura
para que os alunos ativem o conhecimento prévio;
ü Atividade de pós-leitura;
ü Aulas expositivas e
dialogadas;
ü Exercícios práticos;
ü Leitura de texto pelo
professor;
ü Atividades individuais e
em grupo;
ü Realização de atividades
de leitura e de produção de textos orais
3 – Produção de textos escritos:
A – Objetivos:
ü Compreender
as condições de produção do texto escrito de gêneros textuais diferentes;
ü Utilizar
os processos de coerência e coesão na produção escrita;
ü Produzir
textos dos gêneros em estudo, tendo em vista o processo de revisar, produzir
e editar, considerando as condições
de produção sob as quais se está escrevendo.
B – Conteúdos:
Gêneros textuais sugeridos: entrevista,
diálogo.
ü Produção
de um pequeno diálogo, apresentando-se
a um amigo;
ü Elaboração
de perguntas para uma entrevista;
ü Reelaboração (revisão e reescrita do texto).
C – Procedimentos Metodológicos:
ü
Complementação de frases ,períodos e parágrafos;
ü
Produção
escrita de pequenos textos;
ü
Exibição
de vídeos com entrevistas;
ü
Exposição
dos textos produzidos.
4 – Análise linguística e reflexão
sobre a língua:
A – Objetivos:
ü usar
o Simple Present Tense em situações de listening (compreensão oral),
writing (produção escrita) and speaking (produção oral);
ü Diferenciar
o Simple Present Tense do Simple
Past Tense;
ü Empregar
o verbo Can (Ability);
ü Fazer uso adequado “wh-words” (when, why, how, what, where, who, whose) em textos simples;
ü Selecionar palavras-chave para reconhecer significados e
inferir o sentido de expressões com base no contexto;
B – Conteúdos:
Gêneros textuais sugeridos: HQ,
letra de música, biografia e anúncio publicitário
ü Simple
Present Tense;
ü Simple
Past Tense;
ü Verb To
Can (Ability);
ü “wh-words”
C – Procedimentos Metodológicos:
ü Aula expositiva e
dialogadas;
ü Anotações e
exemplificações;
ü Atividades individuais e
em grupo;
ü Aulas interativas;
ü Atividades on-line;
ü Utilização de recursos tecnológicos
para exibição de vídeo aulas e slides;
D- Procedimentos Avaliativos:
A avaliação será contínua,
coletiva e individual, observando o desenvolvimento das habilidades,
conhecimento crítico, da análise, como também interpretação coerente das
atividades propostas.
O processo
avaliativo será medido não somente no que se concerne na aprendizagem da língua
inglesa, mas também no que diz respeito às suas atitudes, tais como: trabalhos
de pesquisa, cooperação e responsabilidade com o grupo, capacidade de
organização, pontualidade na entrega de tarefas e no uso correto da linguagem no nível a que se propõe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário