domingo, 19 de maio de 2013

aula de Arte - A Luta



A história da luta
Praticada desde o início da humanidade, a luta é o mais natural e primitivo meio de ataque e defesa. Sua finalidade inicial era submeter, humilhar e até mesmo eliminar o adversário.Ao lado da corrida, a luta é. Provavelmente, o esporte de competição mais antigo do mundo.

 Adotada na preparação física para provas mais importantes, a luta logo se transformou em esporte, posteriormente surgindo a Luta Combate, que incluía muitas vezes a morte de um dos contendores. Com o tempo adquiriu a condição de espetáculos em alguns países, como o Japão, chegou a ser um rito . É importante ressaltar que até hoje é uma das formas mais utilizadas no desenvolvimento físico da juventude.
 A origem da luta, esporte favorito dos gregos, está relacionada a mitologia, pois, segundo ela, todos os deuses gregos eram lutadores. Afirma-seque Teseu, o legendário herói ateniense e matador do Minotauro ,  recebeu o crédito , segundo a tradição grega , de grande organizador das regras da Luta.
                                                         Tipos de Luta
Boxe
O boxe é uma das modalidades mais antigas de luta e foi descrito em esculturas do antigo Egito por volta de 1350 a.C. Embora a primeira luta moderna tenha sido registrada na Grã-Bretanha em 1681, só em 1743 um conjunto de regras foi publicado por Jack Broughton, um homem que supostamente matou seu adversário durante uma luta. Como a popularidade do boxe foi crescendo nos Estados Unidos, a luta foi incorporada às Olimpíadas modernas em St. Louis em 1904 e passou a ser uma das competições permanentes em 1920.

Jiu-jítsu
Jiu-jítsu significa "luta gentil". O estilo se desenvolveu em meio às atividades guerreiras no Japão por volta do século 17 e foi criado para complementar o esgrima. O jiu-jítsu é um tipo de luta que utiliza várias técnicas, entre elas golpes, chutes e arremessos, além de técnicas corpo a corpo como imobilização e estrangulamento. 

Caratê
A arte do caratê surgiu há mais de mil anos no leste da Ásia, primeiro como exercício nos mosteiros e depois como um método de defesa usado pelos camponeses chineses contra bandidos armados. Chegou aos Estados Unidos em 1945, depois da Segunda Guerra Mundial. O caratê, que em japonês significa "mão vazia", é uma técnica de defesa sem arma, 

Kung fu
O kung fu chinês é considerado a primeira das artes marciais. Surgiu por volta do ano 500 da Era Cristã, quando o monge budista Bodhidharma ensinou técnicas de luta secretas aos monges do templo Shaolin. O kung fu, mais conhecido como uma forma de violência, ultimamente vem sendo ensinado como uma técnica para evitar conflitos.
Muaythai, também conhecido como boxe tailandês, é uma arte marcial e um esporte competitivo que se caracteriza por golpes violentos no joelho, cotovelo e canela. Diferentemente do boxe ocidental, todos os golpes são permitidos no ringue

Taekwondo
A palavra "taekwondo" pode ser traduzida como "arte de socos e chutes". Esta arte marcial coreana que se baseia em incríveis técnicas de chutes atualmente é uma modalidade olímpica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário