quarta-feira, 22 de maio de 2013

REGÊNCIA VERBAL II


Regência Verbal II
Sublinhe o termo ou palavra que melhor completa cada frase.
01. [Esqueci / Esqueci-me] todo o dinheiro em casa.
02. [Esqueci-me / Esqueci] de todo o dinheiro em casa.
03. Não [esquecerei / me esquecerei] de você, Cláudia.
04. Eles moram [à / na] Rua Dias Ferreira.
05. O cargo está vago, mas não [lhe aspiro / aspiro a ele].
06. Todos em casa assistem [telenovelas / a telenovelas].
07. Trata-se de um direito que assiste [o / ao] presidente.
08. Ópera é gratuita, mas ninguém quis [assisti-la / assistir a ela].
09. A empregada aspirou [o pó / ao pó] do tapete.
10. Você já pagou [o / ao] dentista e [o / ao] médico.
11. O pai ainda não perdoou [a / à] filha.
12. Domingo não saí [na / à] rua, só [no / ao] terraço.
13. O Estado paga muito mal [os / aos] professores.
14. Você [se lembra / lembra] de mim.
15. Aos domingos meu pai vai [ao / no] maracanã.
16. Nunca namorei [com essa / essa] garota.
17. Só namoro [com gente / gente] fina.
18. Prefiro ser prejudicado [do que / a] prejudicar os outros.
19. Prefiro a companhia de Paulo [que a / a] de Joaquim.
20. Prefiro crítica sincera [do que / a] elogios exagerados.
21. [Esqueci / Esqueci-me] meu caderno de anotações.
22. [Esqueci / Esqueci-me] da promessa.
23. Ainda [lembro / me lembro] da casa que morávamos.
24. Morávamos [à / na] Praça Verde.
25. Deus perdoe [aos /os] nossos pecados.
26. Pagou [à /a] dívida.
27. Sempre antipatizei [com todos / a todos].
28. Eles obedeciam [os / aos] estatutos?
29. Preferia [mais o / o] campo [do que a / a] cidade.
30. Os corpos obedecem [leis / às leis] da gravidade.
31. Meu pai [esqueceu / se esqueceu] de ir à reunião.
32. [Lembrou / Lembrou-se] de que era feriado.
33. Por que não [simpatizas / simpatizas com] o diretor?
34. Obedeça [o / ao] regulamento.
35. Aspire [o / ao] ar da manhã.
36. Ele aspira [o / ao] sucesso.
37. Ele assistiu [o / ao] jogo.
38. O médico assiste [o / ao] ferido.
39. O garotinho respondeu [ao / o] pai.
40. Você já respondeu [ao / o] questionário?
41. O ataque visava [o / ao] quartel general.
42. Chegou [na / à] fazenda de tardezinha.
43. O padre perdoou [o / ao] rapaz, mas não perdoou [a / à] garota.
44. O cônsul já visou [o / ao] passaporte.
45. Hilário ajudava [ao / o] pai no escritório.
46. O filme é bom, pois muitos [lhe assistiram / assistiram a ele].
47. Os alunos serão chamados [ao / no] quadro.
48. Atendendo [o / ao] pedido de V.S.a [...].
49. Já atendemos [as / às] justas reclamações do povo.
50. O ministro atendeu [o / ao] requerente.
51. Deus não atendeu [a / à] oração do pecador.
52. Para agradar [o / ao] pai, ficou em casa.
53. As medidas nunca agradam [ao / o] povo.
54. Eu lhe perdoo todas [as / às] agressões.
55. O caçador visou [o / ao] alvo e atirou.
56. Respondi [ao / o] bilhete imediatamente.
57. Paguei [a / à] conta.
58. Perdoei [ao / o] inimigo.
59. Foi preso porque não pagou [o / ao] advogado.
60. O ar [que / a que] aspiramos estava contaminado.
61. O cargo [que / a que] aspira não está vago.
62. [Que / A que] pessoa assiste tomar tal decisão?
63. Perdoamos [àquela / aquela] antiga dívida.
64. Prefere [mais sair / sair] [do que ficar / a ficar].
65. O escritório situa-se [à / na] Praça Tiradentes.
66. Obedeçam [os / aos] sinais de trânsito.
67. Ele [se simpatizava / simpatizava] com Fernanda.
68. [Paguei o / Paguei ao] quitandeiro.
69. [Perdoei as / Perdoei às] crianças.
70. Preferiu [sair do que / sair a] ser humilhado.

GABARITO
01. Esqueci todo o dinheiro em casa. (sem prep.)
02. Esqueci-me de todo o dinheiro em casa. (com prep.)
03. Não me esquecerei de você, Cláudia.
04. Eles moram na Rua Dias Ferreira (more em algum lugar).
05. O cargo está vago, mas não aspiro a ele.
06. Todos em casa assistem a telenovelas.
07. Trata-se de um direito que assiste (cabe) ao presidente.
08. A ópera é gratuita, mas ninguém quis assistir a ela.
09. A empregada aspirou (inalou) o pó do tapete.
10. Você já pagou ao dentista e ao médico. (pessoa).
11. O pai ainda não perdoou à filha (pessoa).
12. Domingo não saí à rua, só ao terraço.
13. O Estado paga muito mal aos professores (pessoa).
14. Você se lembra de mim.
15. Aos domingos meu pai vai ao maracanã.
16. Nunca namorei essa garota (nunca com).
17. Só namoro gente fina.
18. Prefiro ser prejudicado a prejudicar os outros (nunca do que).
19. Prefiro a companhia de Paulo a de Joaquim.
20. Prefiro crítica sincera a elogios exagerados.
21. Esqueci meu caderno de anotações.
22. Esqueci-me da promessa.
23. Ainda me lembro da casa que morávamos.
24. Morávamos na Praça Verde (mora-se em).
25. Deus perdoe os nossos pecados (coisa).
26. Pagou a dívida (coisa).
27. Sempre antipatizei com todos (sempre com).
28. Eles obedeciam aos estatutos?
29. Preferia o campo a cidade.
30. Os corpos obedecem às leis da gravidade.
31. Meu pai se esqueceu de ir à reunião.
32. Lembrou-se de que era feriado.
33. Por que não simpatizas com o diretor?
34. Obedeça ao regulamento.
35. Aspire o ar da manhã (inalar).
36. Ele aspira ao sucesso (deseja).
37. Ele assistiu ao jogo (presenciar).
38. O médico assiste o ferido (ajudar).
39. O garotinho respondeu o pai (resposta mal-educada).
40. Você já respondeu ao questionário?
41. O ataque visava o quartel general.
42. Chegou à fazenda de tardezinha.
43.  O padre não perdoou à garota.
44. O cônsul já visou (deu visto) o passaporte.
45. Hilário ajudava (alguém) o pai no escritório.
46. O filme é bom, pois muitos assistiram a ele.
47. Os alunos serão chamados (convocados) ao quadro.
48. Atendendo ao pedido de V.S.a [...] (atender pedido).
49. Já atendemos às justas reclamações do povo.
50. O ministro atendeu o requerente (atender alguém).
51. Deus não atendeu a oração do pecador.
52. Para agradar (satisfazer) ao pai, ficou em casa.
53. As medidas nunca agradam ao povo.
54. Eu lhe perdoo todas as agressões.
55. O caçador visou o alvo e atirou.
56. Respondi ao bilhete imediatamente.
57. Paguei a conta.
58. Perdoei ao inimigo.
59. Foi preso porque não pagou ao advogado.
60. O ar que aspiramos estava contaminado.
61. O cargo a que aspira não está vago.
62. A que pessoa assiste tomar tal decisão?
63. Perdoamos aquela antiga dívida.
64. Prefere sair a ficar.
65. O escritório situa-se na Praça Tiradentes.
66. Obedeçam aos sinais de trânsito.
67. Ele simpatizava com Fernanda.
68. Paguei ao quitandeiro.
69. Perdoei às crianças.
70. Preferiu sair a ser humilhado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário