Escola Dr. Jaime Monteiro
Planejamento de Língua
Portuguesa
II BIMESTRE
8ª Série “D”
Eixo 1:
Oralidade e Análise Linguística
A. Expectativas de
Aprendizagem:
1.1 Produzir textos
orais considerando os elementos da situação discursiva (interlocutores, objetivo
comunicativo, especificidades do gênero, canais de transmissão).
1.2 Reconhecer os
efeitos de sentido em decorrência do uso de diferentes recursos coesivos na produção de textos orais.
1.3 Analisar a
coerência numa produção oral, considerando a situação discursiva.
2.1 Produzir textos expositivos orais
2.2 Reconhecer os gêneros específicos da fala.
3.1 Escolher a variedade linguística e o
registro adequados à situação discursiva.
3.2 Planejar previamente o gênero oral
considerando a situação discursiva.
B. Conteúdos
1.
Produção e/ou escuta de contos.
2.
Gêneros Textuais: debates, palestras,
apresentações orais de trabalhos, seminários, entrevistas e mesas-redondas.
3.
Registro linguístico adequado ao
gênero seminário.
C. Procedimentos
Metodológicos
ü Utilização de estratégia de levantamento de
hipóteses por meio da leitura do título e das ilustrações;
ü Utilização do kit multimídia para apresentação dos
gêneros orais em estudo.
ü Utilização de vídeos, textos e imagens veiculados na
internet.
ü Realização de exercícios para desenvolver a
oralidade;
ü Realização de atividades em grupo.
D. Procedimentos Avaliativos
ü A avaliação será mediante a participação do aluno na preparação e
apresentação de um seminário sobre um determinado tema pesquisado, como também
em todo o processo de aprendizagem sobre os gêneros orais em estudo.
Eixo 2:
Leitura e Análise Linguística
A. Expectativas de
Aprendizagem:
1.1 Analisar
textos de ambientes virtuais reconhecendo marcadores, estratégias e recursos
discursivos pertinentes aos gêneros digitais.
1.2 Estabelecer
relações entre diferentes gêneros considerando suas especificidades: contexto
de produção, organização composicional, gráfica, marcas linguísticas e
enunciativas.
1.3 Reconhecer as
especificidades de suportes textuais que circulam em esferas sociais diversas.
2.1 Identificar as
especificidades do gênero de um texto: seu objetivo comunicativo (propósito),
seus interlocutores previstos e suas condições de produção.
2.2 Reconhecer as
especificidades de suportes textuais (jornais, revistas, blogs, portais) que
circulam em esferas sociais diversas.
2.3 Reconhecer e
analisar diferentes formas de organização do discurso no texto narrativo:
discurso direto, indireto e indireto livre.
2.4 Reconhecer
possíveis intenções do autor na escolha do discurso direto ou indireto
(objetividade/subjetividade/ legitimidade, dentre outras).
2.5 Identificar
elementos da narrativa e seu papel na construção de sentidos para o texto: foco
narrativo, espaço, tempo, enredo.
2.6 Reconhecer
recursos que concorrem para a construção do tempo, do espaço e do perfil dos
personagens num texto narrativo.
2.7 Reconhecer as
partes estruturantes de uma narrativa (orientação, complicação, desfecho)
e sua função.
2.8 Identificar o conflito gerador de uma
narrativa.
2.9. Identificar
efeitos de sentido do uso de mecanismos de coesão textual empregados em um
texto ou sequência narrativa.
2.10 Identificar o
foco narrativo do texto, distinguindo narrador em 1ª pessoa e narrador em 3ª
pessoa.
2.11 Reconhecer o efeito discursivo decorrente da
escolha de determinado foco narrativo
3.1
Reconhecer a adjetivação (adjetivos,
locuções e adjuntos adnominais) e seu valor expressivo na descrição de cenários
e na caracterização de personagens.
4.1 Analisar recursos de coesão referencial e lexical na construção do texto
narrativo: sinônimos, hiperônimos, repetição e reiteração.
4.2 Analisar recursos
de coesão referencial e lexical na construção do texto narrativo: sinônimos,
hiperônimos, repetição e reiteração.
5.1 Identificar e analisar os diferentes tipos de
conectores que estabelecem relações entre orações, períodos, parágrafos, promovendo
a progressão do texto.
5.2 Identificar e
analisar os diferentes tipos de conectores que estabelecem relações entre
orações, períodos, parágrafos, promovendo a progressão do texto.
B. Conteúdos
1.
Gêneros Textuais: jornais, revistas,
blogs e portais.
2.
Análise de contos e crônicas.
3.
Núcleo nominal da oração, relações de
sentido de substantivos e adjetivos.
4.
Coesão textual.
5.
Pronomes.
C. Procedimentos
Metodológicos
ü Investigação sobre o conhecimento prévio do aluno sobre o gênero
e o tema abordado nos textos em estudo;
ü Propor à classe a leitura silenciosa do texto, em seguida, que
se faça a leitura coletiva;
ü Levantamento das
dificuldades vocabular, consulta ao dicionário e realização de exercício para
substituir os termos destacados por sinônimos ou expressões sem alterar o
significado original do texto;
ü Solicitar à classe a releitura (funcional ou operatória), visando à obtenção dos conhecimentos contidos nos
textos;
ü Reconhecimento dos recursos linguísticos e de organização da
composição textual;
ü Exposição das características que distingue conto de crônica,
através de slides.
ü Leitura, análise e interpretação de contos e crônicas.
Eixo 3:
Letramento Literário
A. Expectativas de
Aprendizagem:
1.1 Reconhecer a
contribuição dos principais autores da história da literatura nacional.
1.2 Estabelecer
relações de intertextualidade entre textos literários lidos e/ou ouvidos.
2.1 Reconhecer a
importância de obras literárias nacionais para a formação da consciência e da
identidade do povo brasileiro.
2.2
Estabelecer relações intertextuais entre textos literários contemporâneos e
manifestações literárias e culturais de diferentes épocas.
2.3 Analisar formas de apropriação do texto
literário em outras mídias: filmes, telenovelas,
propagandas, artes plásticas, músicas.
B. Conteúdos
1. Análise de contos e
crônicas
2. Intertextualidade
C. Procedimentos
Metodológicos
· Aula
expositiva e explicativa, utilizando o kit multimídia ;
· Análise da
estrutura de contos e crônicas,
identificando diferenças e semelhanças quanto à estrutura e função;
· Reflexão
sobre os temas abordados;
· Leitura e interpretação de minicontos, crônicas,
letras de músicas e propagandas, identificando as marcas de intertextualidades
e compreendendo o papel da mesma.
Eixo 4:
Escrita e Análise Linguística
A. Expectativas de
Aprendizagem:
1.1 Utilizar o discurso direto em sequências narrativas para
introduzir a fala de personagens.
1.2 Construir de forma adequada os elementos da narrativa –
personagem, tipo de narrador, espaço, tempo, enredo – na produção de gêneros
textuais tais como contos e textos ficcionais diversos.
1.3 Construir de forma
adequada os elementos da narrativa – personagem, tipo de narrador, espaço,
tempo, enredo – na produção de crônicas.
1.4 Produzir textos
narrativos de gêneros diversos que apresentem as partes estruturantes do
enredo: introdução, complicação, desfecho.
1.5 Apresentar propriedades,
qualidades, elementos caracterizadores de personagens, espaços, em sequências
descritivas de gêneros como: contos, fábulas, lendas, narrativas diversas,
biografia, biografia romance a da, notícia, reportagem, rótulos, currículo,
fichas de inscrição, formulários.
2.1
Empregar adequadamente elementos linguísticos
de tempo e espaço que materializam o enredo em narrativas (verbos,
advérbios, adjuntos adverbiais, orações subordinadas adverbiais).
3.1 Utilizar adequadamente verbos de
estado ou situação e aqueles que indicam propriedades, qualidades, atitudes nos
tempos presente (comentário) ou imperfeito (relato) e articuladores de espaço e
situação.
4.1 Utilizar
adjetivação nas descrições
B. Conteúdos
1. Produção de contos e
crônicas
2. Recursos Linguísticos para
marcar tempo e espaço numa narrativa.
3. Verbos
4. Adjetivos
C. Procedimentos
Metodológicos
ü Investigação sobre o conhecimento prévio do aluno
sobre o conteúdo em estudo;
ü Aulas expositivas e dialogadas;
ü Utilização do kit multimídia para exposição do
conteúdo;
ü Exibição de vídeo aula;
ü Anotações e exemplificações;
ü Análise linguística a partir de textos;
ü Produção, retextualização e reescrita;
ü Exercícios individuais e em grupo.
D. Procedimentos Avaliativos
ü
A
avaliação será contínua, coletiva e individual, observando o desenvolvimento
das habilidades, do conhecimento crítico, da análise, como também interpretação
coerente das atividades propostas ( exercícios no livro didático, exercícios
diversificados no caderno ou em folha impressa, atividades em grupo,
participação em seminários e discussões sobre os temas abordados). Será
realizado, no final da unidade, um simulado como o das avaliações externas.
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