sábado, 25 de maio de 2013

Planejamento LP 8ª série



Escola Dr. Jaime Monteiro
Planejamento de Língua Portuguesa
II BIMESTRE
8ª Série “D”

Eixo 1: Oralidade e Análise Linguística

A.    Expectativas de Aprendizagem:

      1.1 Produzir textos orais considerando os elementos da situação discursiva (interlocutores, objetivo comunicativo, especificidades do gênero, canais de transmissão).
      1.2 Reconhecer os efeitos de sentido em decorrência do uso de diferentes recursos coesivos   na produção de textos orais.
      1.3 Analisar a coerência numa produção oral, considerando a situação discursiva.

      2.1  Produzir textos expositivos orais
      2.2 Reconhecer os gêneros específicos da fala.

      3.1 Escolher a variedade linguística e o registro adequados à situação discursiva.
      3.2 Planejar previamente o gênero oral considerando a situação discursiva.

B.     Conteúdos

1.     Produção e/ou escuta de contos.
2.     Gêneros Textuais: debates, palestras, apresentações orais de trabalhos, seminários, entrevistas e mesas-redondas.
3.     Registro linguístico adequado ao gênero seminário.

C.     Procedimentos Metodológicos

ü Utilização de estratégia de levantamento de hipóteses por meio da leitura do título e das ilustrações;
ü Utilização do kit multimídia para apresentação dos gêneros orais em estudo.
ü Utilização de vídeos, textos e imagens veiculados na internet.
ü Realização de exercícios para desenvolver a oralidade;
ü Realização de atividades em grupo.

D.    Procedimentos Avaliativos
ü  A avaliação será mediante a participação do aluno na preparação e apresentação de um seminário sobre um determinado tema pesquisado, como também em todo o processo de aprendizagem sobre os gêneros orais em estudo.

Eixo 2: Leitura e Análise Linguística

A.    Expectativas de Aprendizagem:

     1.1 Analisar textos de ambientes virtuais reconhecendo marcadores, estratégias e recursos discursivos pertinentes aos gêneros digitais.
     1.2 Estabelecer relações entre diferentes gêneros considerando suas especificidades: contexto de produção, organização composicional, gráfica, marcas linguísticas e enunciativas.
     1.3 Reconhecer as especificidades de suportes textuais que circulam em esferas sociais diversas.

     2.1 Identificar as especificidades do gênero de um texto: seu objetivo comunicativo (propósito), seus interlocutores previstos e suas condições de produção.
     2.2 Reconhecer as especificidades de suportes textuais (jornais, revistas, blogs, portais) que circulam em esferas sociais diversas.
     2.3 Reconhecer e analisar diferentes formas de organização do discurso no texto narrativo: discurso direto, indireto e indireto livre.
     2.4 Reconhecer possíveis intenções do autor na escolha do discurso direto ou indireto (objetividade/subjetividade/ legitimidade, dentre outras).
     2.5 Identificar elementos da narrativa e seu papel na construção de sentidos para o texto: foco narrativo, espaço, tempo, enredo.
     2.6 Reconhecer recursos que concorrem para a construção do tempo, do espaço e do perfil dos personagens num texto narrativo.
     2.7 Reconhecer as partes estruturantes de uma narrativa (orientação, complicação, desfecho)
e sua função.
     2.8  Identificar o conflito gerador de uma narrativa.
     2.9. Identificar efeitos de sentido do uso de mecanismos de coesão textual empregados em um texto ou sequência narrativa.
     2.10 Identificar o foco narrativo do texto, distinguindo narrador em 1ª pessoa e narrador em 3ª pessoa.
     2.11  Reconhecer o efeito discursivo decorrente da escolha de determinado foco narrativo

3.1   Reconhecer a adjetivação (adjetivos, locuções e adjuntos adnominais) e seu valor expressivo na descrição de cenários e na caracterização de personagens.

      4.1 Analisar recursos de coesão  referencial e lexical na construção do texto narrativo: sinônimos, hiperônimos, repetição e reiteração.
      4.2 Analisar recursos de coesão referencial e lexical na construção do texto narrativo: sinônimos, hiperônimos, repetição e reiteração.

      5.1  Identificar e analisar os diferentes tipos de conectores que estabelecem relações entre orações, períodos, parágrafos, promovendo a progressão do texto.
      5.2 Identificar e analisar os diferentes tipos de conectores que estabelecem relações entre orações, períodos, parágrafos, promovendo a progressão do texto.


B.     Conteúdos

1.     Gêneros Textuais: jornais, revistas, blogs e portais.
2.     Análise de contos e crônicas.
3.     Núcleo nominal da oração, relações de sentido de substantivos e adjetivos.
4.     Coesão textual.
5.     Pronomes.

C.     Procedimentos Metodológicos

ü  Investigação sobre o conhecimento prévio do aluno sobre o gênero e o tema abordado nos textos em estudo;
ü  Propor à classe a leitura silenciosa do texto, em seguida, que se faça a leitura coletiva;
ü  Levantamento das dificuldades vocabular, consulta ao dicionário e realização de exercício para substituir os termos destacados por sinônimos ou expressões sem alterar o significado original do texto;
ü  Solicitar à classe a releitura (funcional ou operatória), visando à obtenção dos conhecimentos contidos nos textos;
ü  Reconhecimento dos recursos linguísticos e de organização da composição textual;
ü  Exposição das características que distingue conto de crônica, através de slides.
ü  Leitura, análise e interpretação de contos e crônicas.

Eixo 3: Letramento Literário

A.    Expectativas de Aprendizagem:

      1.1 Reconhecer a contribuição dos principais autores da história da literatura nacional.
      1.2 Estabelecer relações de intertextualidade entre textos literários lidos e/ou ouvidos.

      2.1 Reconhecer a importância de obras literárias nacionais para a formação da consciência e da identidade do povo brasileiro.
      2.2 Estabelecer relações intertextuais entre textos literários contemporâneos e manifestações literárias e culturais de diferentes épocas.
      2.3 Analisar formas de apropriação do texto literário em outras mídias: filmes, telenovelas,
 propagandas, artes plásticas, músicas.

B.     Conteúdos

1.    Análise de contos e crônicas
2.   Intertextualidade

C.     Procedimentos Metodológicos
·       Aula expositiva e explicativa, utilizando o kit multimídia ;
·       Análise da estrutura de contos e crônicas,  identificando diferenças e semelhanças quanto à estrutura e função;
·       Reflexão sobre os temas abordados;
·        Leitura e interpretação de minicontos, crônicas, letras de músicas e propagandas, identificando as marcas de intertextualidades e compreendendo o papel da mesma.

Eixo 4: Escrita e Análise Linguística

A.    Expectativas de Aprendizagem:

1.1   Utilizar o discurso direto em sequências narrativas para introduzir a fala de personagens.
1.2   Construir de forma adequada os elementos da narrativa – personagem, tipo de narrador, espaço, tempo, enredo – na produção de gêneros textuais tais como contos e textos ficcionais diversos.
1.3    Construir de forma adequada os elementos da narrativa – personagem, tipo de narrador, espaço, tempo, enredo – na produção de crônicas.
1.4    Produzir textos narrativos de gêneros diversos que apresentem as partes estruturantes do enredo: introdução, complicação, desfecho.
1.5    Apresentar propriedades, qualidades, elementos caracterizadores de personagens, espaços, em sequências descritivas de gêneros como: contos, fábulas, lendas, narrativas diversas, biografia, biografia romance a da, notícia, reportagem, rótulos, currículo, fichas de inscrição, formulários.

2.1           Empregar adequadamente elementos linguísticos de tempo e espaço que materializam o enredo em narrativas (verbos, advérbios, adjuntos adverbiais, orações subordinadas adverbiais).

           3.1 Utilizar adequadamente verbos de estado ou situação e aqueles que indicam propriedades, qualidades, atitudes nos tempos presente (comentário) ou imperfeito (relato) e articuladores de espaço e situação.

           4.1 Utilizar adjetivação nas descrições

B.     Conteúdos

1.     Produção de contos e crônicas
2.     Recursos Linguísticos para marcar tempo e espaço numa narrativa.
3.     Verbos
4.     Adjetivos

C.     Procedimentos Metodológicos

ü  Investigação sobre o conhecimento prévio do aluno sobre o conteúdo em estudo;
ü  Aulas expositivas e dialogadas;
ü  Utilização do kit multimídia para exposição do conteúdo;
ü  Exibição de vídeo aula;
ü  Anotações e exemplificações;
ü  Análise linguística a partir de textos;
ü  Produção, retextualização e reescrita;
ü  Exercícios individuais e em grupo.

D.    Procedimentos Avaliativos

ü  A avaliação será contínua, coletiva e individual, observando o desenvolvimento das habilidades, do conhecimento crítico, da análise, como também interpretação coerente das atividades propostas ( exercícios no livro didático, exercícios diversificados no caderno ou em folha impressa, atividades em grupo, participação em seminários e discussões sobre os temas abordados). Será realizado, no final da unidade, um simulado como o das avaliações externas.


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