Escola Dr. Jaime Monteiro
Planejamento de Língua
Portuguesa
II BIMESTRE
ANO 3º “A” – Ensino Médio
Eixo 1:
Oralidade e Análise Linguística
A. Expectativas de
Aprendizagem:
1.1
Reconhecer os gêneros específicos da
fala (debates, palestras, apresentações orais de trabalhos, seminários, avisos,
entrevistas, mesas-redondas).
1.2
Observar as normas de funcionamento
que regem a participação dos interlocutores de uma produção textual oral,
respeitando os intervalos da fala e da escrita.
1.3
Registrar informações (tomar nota) a partir
da escuta de textos orais (em roteiros previamente preparados ou não).
1.4
Reconhecer os efeitos de sentido em
decorrência do uso de diferentes recursos coesivos na produção de textos orais.
1.5
Retextualizar texto oral para
escrito, considerando a situação discursiva.
1.6
Retextualizar texto escrito para
oral, considerando a situação discursiva.
1.7
Reconhecer os efeitos de sentido em
decorrência do uso de
diferentes recursos coesivos na produção de textos orais.
1.8
Planejar previamente o gênero oral
considerando a situação discursiva.
1.9
Escolher a variedade linguística e o
registro adequados à situação discursiva.
1.10
Elaborar planos de trabalho para
produção oral, necessários ao momento da produção (perguntas de uma entrevista,
roteiros de seminários, perguntas para uma palestra).
1.11
Relacionar a variedade linguística utilizada ao contexto.
1.12
Adequar expressões corporais e
faciais a conteúdos de fala e/ou situações discursivas específicas.
1.13
Promover a articulação entre as
partes do texto por meio de diferentes recursos coesivos, para assegurar a
continuidade e a unidade semântica do texto oral.
1.14
Identificar os efeitos de sentido
decorrentes do uso de recursos lexicais e morfossintáticos na produção de
textos orais (inversão na ordem dos termos, uso de certos diminutivos).
B. Conteúdos
·
Entrevista
Pessoal
·
Variedade
Linguística e Adequação Vocabular
·
Recursos
Coesivos
C. Procedimentos
Metodológicos
·
Aula
explicativa e expositiva sobre as características do gênero entrevista, as
variedades linguísticas, os recursos coesivos;
·
Assistir
e participar de palestras, debates, seminários, apresentação de trabalhos
analisando a intencionalidade comunicativa e a postura dos interlocutores;
·
Utilização
de imagens, vídeos e textos veiculados na internet, relacionados aos conteúdos;
·
Discussão
sobre “preconceito linguístico”, após assistir ao vídeo;
·
Atividades
orais em dupla;
·
Planejamento,
elaboração de perguntas e realização de entrevista;
·
Simulação
de entrevista de emprego.
Eixo 2:
Leitura e Análise Linguística
A. Expectativas de
Aprendizagem:
1.1
Selecionar textos/suportes atendendo
aos objetivos de leitura.
1.2
Identificar as especificidades do
gênero de um texto: seu objetivo comunicativo (propósito), seus interlocutores
previstos e suas condições de produção.
1.3
Identificar o gênero de um texto,
considerando a situação discursiva.
1.4
Reconhecer as especificidades de
suportes textuais (jornais, revistas, blogs, portais) que circulam em esferas
sociais diversas.
1.5
Localizar informações explícitas em
textos de diferentes gêneros.
1.6
Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão.
1.7
Identificar elementos estruturais de
textos – recursos lexicais, morfossintáticos, recursos que marcam variedades
linguísticas – dentre outros elementos, tendo em vista os diferentes suportes
textuais.
1.8
Identificar sinônimos, antônimos,
relações de hiperonímia, hiponímia e outras relações semânticas.
1.9
Reconhecer a pontuação específica de
cada discurso (uso de aspas, travessão, parênteses, dentre outros) e sua função
no texto narrativo.
1.10
Identificar e analisar os diferentes
tipos de conectores que estabelecem relações entre orações, períodos,
parágrafos, promovendo a progressão do texto (pronomes, conjunção, advérbios,
preposições e locuções).
B. Conteúdos
·
Análise de História em Quadrinho,
Texto de divulgação científica/Enciclopédico
·
Relações Semânticas.
·
Pontuação.
·
Regência Verbal e Nominal.
C. Procedimentos
Metodológicos
·
Propor
à classe a leitura silenciosa do texto, e logo após, que se faça a leitura
coletiva;
·
Discussão
do texto, indagando o ponto de vista de cada aluno;
·
Análise
do texto para identificação dos elementos
pragmáticos e reconhecimento de estratégias textualizadoras;
·
Exibição de slides para expor os conteúdos;
·
Exercícios
de interpretação de texto e de análise linguística.
Eixo 3:
Letramento Literário
A. Expectativas de Aprendizagem:
1.1
Identificar diferentes formas de
representação de grupos objeto de discriminação, tais como o índio, a mulher, o
negro, o imigrante, o homossexual, o idoso, o pobre, em contextos históricos e
literários.
1.2
Reconhecer a importância de obras literárias
nacionais para a formação da consciência e da
identidade do povo brasileiro.
1.3
Reconhecer a contribuição dos
principais autores da história da literatura nacional.
1.4
Analisar formas de apropriação do
texto literário em outras mídias: filmes, telenovelas, propagandas, artes
plásticas, músicas.
1.5
Estabelecer relações entre o texto
literário e o contexto social e político de sua produção.
1.6
Utilizar os conhecimentos sobre as
estéticas literárias para refinar a compreensão dos textos.
1.7
Identificar elementos de representação
do Brasil e dos brasileiros em obras da literatura nacional.
1.8
Reconhecer elementos de continuidade
e ruptura na formação da literatura brasileira.
1.9
Reconhecer inovações temáticas e
formais em textos e
autores contemporâneos.
B. Conteúdos
1. As Vanguardas Europeias:
·
Futurismo, Cubismo, Dadaísmo,
Expressionismo, Impressionismo e Surrealismo.
·
Contexto social e histórico: o estudo
das diversas influências estéticas na literatura.
C. Procedimentos
Metodológicos
· Exposição
dialogada;
· Leitura
do livro didático;
- Utilização do data show para exibição e explanação dos conteúdos;
- Estudo e interpretação de textos poéticos e em prosa;
- Leituras orientadas por elaboração de seminários;
- Apresentação de trabalhos.
Eixo 4:
Escrita e Análise Linguística
A. Expectativas de
Aprendizagem:
1.1
Produzir textos que circulam nas
diferentes esferas da vida social, considerando os interlocutores, o gênero
textual, o suporte e os objetivos comunicativos (listas, slogans, legendas,
avisos, bilhetes, receitas, anotações em agendas, cartas, notícias,
reportagens, relatos biográficos, instruções, textos ficcionais, gêneros
digitais, dentre outros).
1.2
Usar recursos de construção do texto
adequados à situação de interação, ao suporte no qual o texto circulará e ao
destinatário previsto para o texto.
1.3
Usar recursos de construção do texto
adequados à situação de interação, ao suporte no qual o texto circulará e ao
destinatário previsto para o texto.
1.4
Produzir textos a partir da
proposição de um tema.
1.5
Produzir efeitos de sentido desejados
a textos de diferentes gêneros pelo uso de sinais de pontuação.
1.6
Construir parágrafos que apresentem
unidades de sentido de acordo com as especificidades do gênero.
1.7
Articular na construção de textos de
diferentes gêneros ideias centrais e secundárias.
1.8
Elaborar títulos adequados às
especificidades do gênero.
1.9
Revisar e reescrever textos
considerando critérios discursivos, linguísticos e gramaticais.
1.10
Elaborar textos considerando os
seguintes critérios de coerência: unidade temática, relevância informativa, progressão, não contradição.
1.11
Realizar escolhas lexicais adequadas
aos objetivos comunicativos de um texto, incluindo o emprego de figuras de
linguagem.
1.12
Utilizar recursos gráficos (negrito,
letras maiúsculas), ortográficos (erros propositais) ou morfossintáticos
(neologismo) para conferir ao texto efeitos de sentido desejados pelo escritor.
1.13
Integrar recursos verbais e não
verbais na produção de textos de diferentes gêneros.
1.14
Selecionar sinais de pontuação para
estabelecer a coesão textual.
1.15
Utilizar as regras de ortografia e acentuação gráfica oficiais
B. Conteúdos
·
Texto de Divulgação Científica
·
Pontuação
·
Ortografia Oficial
·
Regência Verbal e Nominal
C. Procedimentos
Metodológicos
·
Leituras de textos diversos, observando a estrutura
do gênero;
·
Retextualização: produção escrita de textos a partir
de outros textos tomados como base ou fonte, em dupla, em grupo e individual;
·
Produzir textos como: listas,
slogans, legendas, avisos, bilhetes, receitas, anotações em agendas, cartas,
notícias, reportagens, relatos biográficos, instruções, textos ficcionais,
gêneros digitais, dentre outros, que
circulam nas diferentes esferas da vida social, considerando os interlocutores,
o gênero textual, o suporte e os objetivos comunicativos;
·
Reelaboração (revisão/reescrita) do texto;
·
Reflexão sobre os textos produzidos.
D. Procedimentos Avaliativos
·
A
avaliação será contínua, coletiva e individual, observando o desenvolvimento
das habilidades, do conhecimento crítico, da análise, como também interpretação
coerente das atividades propostas ( exercícios no livro didático, exercícios
diversificados no caderno ou em folha impressa, atividades em grupo,
participação em seminários e discussões sobre os temas abordados). Será
realizado ,no final da unidade, um simulado como o das avaliações
externas.
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