Escola Dr. Jaime Monteiro
Planejamento de Língua
Portuguesa
II BIMESTRE
8º Ano
Eixo 1:
Oralidade e Análise Linguística
A. Expectativas de Aprendizagem:
1.1. Reconhecer os gêneros específicos da fala.
1.2. Observar as normas de funcionamento que regem a participação
dos interlocutores de uma produção textual oral, respeitando os intervalos da
fala e da escrita.
1.3. Registrar informações (tomar nota) a partir da escuta de
textos orais (em roteiros previamente preparados ou não).
1.4. Reconhecer os efeitos de sentido em decorrência do uso de
diferentes recursos coesivos na produção de textos orais.
1.5. Retextualizar texto oral para escrito, considerando a
situação discursiva.
1.6. Retextualizar texto escrito para oral, considerando a
situação discursiva.
1.7. Reconhecer os efeitos de sentido em decorrência do uso de
diferentes recursos
coesivos na produção de textos orais.
2.1. Escolher a variedade linguística e o registro adequados à situação discursiva.
3.1. Relacionar a variedade linguística utilizada ao contexto.
4.1. Promover a articulação entre as partes do texto por meio de
diferentes recursos coesivos, para assegurar a continuidade e a unidade semântica do texto oral.
4.2. Identificar os efeitos de sentido decorrentes do uso de
recursos lexicais e morfossintáticos na produção de textos orais (inversão na
ordem dos termos, uso de certos diminutivos).
A. Conteúdos
1. Gêneros textuais: debates, palestras, apresentações orais de
trabalhos, seminários, avisos, entrevistas e mesas-redondas.
2. Variedade linguística
3. Adequação vocabular
4. Coesão e coerência textual
B. Procedimentos
Metodológicos
ü Organização de momentos de leitura (individual e
compartilhada) e de comentários/discussões sobre o que foi lido;
ü Utilização de
estratégia de levantamento de hipóteses por meio da leitura do título e
das ilustrações;
ü Argumentação sobre problemas expressos no texto;
ü Produção de textos orais individuais e em dupla, com
coerência.
Eixo 2:
Leitura e Análise Linguística
A. Expectativas de
Aprendizagem
1.1. Selecionar textos/suportes atendendo
aos objetivos de leitura.
1.2. Identificar as especificidades do
gênero de um texto: seu objetivo comunicativo (propósito), seus
interlocutores previstos e suas condições de produção.
1.3. Identificar o gênero de um texto,
considerando a situação discursiva.
1.4. Reconhecer as especificidades de
suportes textuais que circulam em esferas sociais diversas.
1.5. Localizar
informações explícitas em textos de diferentes gêneros.
1.6. Inferir o sentido
de uma palavra ou expressão.
1.7. Inferir
informação implícita em textos não verbais, verbais e/ou que conjuguem ambas as
linguagens.
1.8. Relacionar
recursos verbais e não verbais (figuras, mapas, gráficos, tabelas, dentre
outros) na produção de sentido do texto.
2.1. Inferir sentidos
provocados pela ambiguidade em um texto.
2.2. Identificar
efeitos de humor ou ironia em diferentes gêneros textuais.
3.1. Reconhecer
recursos que concorrem para a construção do tempo, do espaço e do perfil dos
personagens num texto narrativo.
3.2. Reconhecer as
partes estruturantes de uma narrativa (orientação, complicação, desfecho) e sua
função.
. 3.3. Identificar o
conflito gerador de uma narrativa.
3.4. Reconhecer
procedimentos descritivos e sua função em gêneros do narrar.
3.5. Identificar o
tempo de uma narrativa (quando ocorrem os fatos, tempo de duração de uma
narrativa).
3.6. Reconhecer
estratégias discursivas de organização temporal em um texto ou sequência
narrativa.
3.7 .Identificar
efeitos de sentido do uso de mecanismos de coesão textual empregados em um
texto ou sequência narrativa
4.1.Reconhecer a
defesa de pontos de vista em textos da ordem do argumentar como propagandas e
cartazes de publicidade.
4.2 Reconhecer em
diferentes textos: tese, hipótese, argumentos, conclusão.
4.3.Estabelecer
relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
4.4.Identificar
contra-argumentos de uma tese.
5.1. Identificar no
texto elementos que caracterizam uma sequência descritiva.
5.2. Reconhecer traços
de subjetividade e julgamentos nas sequências descritivas
6.1. Identificar
sinônimos, antônimos, relações de hiperonímia, hiponímia e outras relações
semânticas.
7.1. Reconhecer a
pontuação específica de cada discurso (uso de aspas, travessão, parênteses,
dentre outros) e sua função no texto narrativo.
8.1. Identificar e
analisar os diferentes tipos de conectores que estabelecem relações entre
orações, períodos, parágrafos, promovendo a progressão do texto (pronomes,
conjunção, advérbios, preposições e locuções).
8.2. Analisar recursos
de coesão referencial e lexical na construção do texto narrativo: sinônimos,
hiperônimos, repetição e reiteração.
8.3. Reconhecer a
função da coesão referencial e lexical: sinônimos, hipônimos, hiperônimos,
repetição, reiteração.
8.4. Reconhecer os
conectores (relações lógico-discursivas) que operam na construção do texto
argumentativo
9.1. Reconhecer formas
verbais de pretérito (perfeito, imperfeito, mais-que-perfeito) e presente e sua
função na narrativa.
9.2. Reconhecer as
estratégias de posicionamento do interlocutor a partir do uso de verbos
atitudinais tais como penso, acho, acredito
10.1. Reconhecer
recursos linguísticos de construção /ordenação do tempo na narrativa.
10.2. Reconhecer o
valor semântico dos conectivos na construção de textos.
11.1 Reconhecer a
adjetivação e seu valor expressivo na descrição de cenários e na caracterização
de personagens.
11.2. Reconhecer a
função dos adjetivos nas sequências descritivas.
11.3. Reconhecer a
função dos adjetivos nas sequências descritivas.
B. Conteúdos
1.
Gêneros textuais: história em
quadrinho, texto de divulgação científica/enciclopédico e cartas de leitor.
2. Semântica
3. Gêneros textuais: história em quadrinho e crônicas
4. Discurso argumentativo
5. Discurso descritivo
6. Relações semânticas
7. Pontuação
8. Coesão textual
9. Verbos
10. Advérbios e Conjunções
11. Adjetivos, locuções
adjetivas e adjuntos adnominais
C. Procedimentos
Metodológicos
ü Investigação sobre o conhecimento prévio do aluno sobre o texto;
ü Propor à classe a leitura silenciosa do texto, em seguida, que
se faça a leitura coletiva;
ü Levantamento das
dificuldades vocabular;
ü Observação do significado
dessas palavras no contexto;
ü Solicitar à classe a releitura (funcional ou operatória), visando à obtenção dos conhecimentos contidos nos
textos;
ü Reconhecimento dos recursos linguísticos e de organização da
composição textual;
ü Leitura, interpretação e análise linguística dos textos em
estudo;
ü Apresentação de trabalho utilizando o celular e o data show como
ferramenta;
ü Utilização de letras de músicas apreciadas pelos alunos para
identificar verbos e tempos verbais, advérbios, conjunções, adjetivos e
adjuntos adnominais.
Eixo 3:
Letramento Literário
A. Expectativas de
Aprendizagem:
1.1.
Estabelecer relações de
intertextualidade entre textos literários lidos e/ou ouvidos.
1.2.
Estabelecer relações intertextuais
entre textos literários contemporâneos e manifestações literárias e culturais
de diferentes épocas.
1.3. Analisar formas
de apropriação do texto literário em outras mídias: filmes, telenovelas,
propagandas, artes plásticas, músicas.
1.4. Reconhecer
gêneros textuais da literatura: romance, crônica, conto, poema, texto
dramático, fábula etc.
2.1. Identificar diferentes formas de
representação de grupos objeto de discriminação, tais como o índio, a mulher, o
negro, o imigrante, o homossexual, o idoso, o pobre, em contextos históricos e
literários.
2.2 .Reconhecer
discursos combativos em relação à condição de grupos objeto de discriminação,
tais como o índio, a mulher, o negro, o imigrante, o homossexual, o idoso, o
pobre, em contextos históricos e literários.
B. Conteúdos
1.
Intertextualidade.
2.
Gêneros Textuais
C. Procedimentos
Metodológicos
· Aula
expositiva e explicativa, utilizando o kit multimídia ;
· Análise
da estrutura de contos , crônicas e outros textos narrativos, identificando diferenças e semelhanças quanto
à estrutura, objetivo/finalidade;
· Reflexão
sobre os temas abordados;
· Leitura e interpretação de minicontos, crônicas,
letras de músicas e propagandas, identificando as marcas de intertextualidades
e compreendendo o papel da mesma.
Eixo 4:
Escrita e Análise Linguística
A. Expectativas de
Aprendizagem:
1.1.
Produzir textos que circulam nas diferentes esferas da
vida social, considerando os interlocutores, o gênero textual, o suporte e os
objetivos comunicativos (listas, slogans, legendas, avisos, bilhetes, receitas,
anotações em agendas, cartas, notícias, reportagens, relatos biográficos,
instruções, textos ficcionais, gêneros digitais, dentre outros).
1.2. Usar
recursos de construção do texto adequados à situação de interação, ao suporte
no qual o texto circulará e ao destinatário previsto para o texto.
1.3.Produzir
textos a partir da proposição de um tema.
1.4.Produzir
efeitos de sentido desejados a textos de diferentes gêneros pelo uso de sinais de pontuação.
1.5. Construir
parágrafos que apresentem unidades de sentido de acordo com as especificidades
do gênero.
1.6. Articular
na construção de textos de diferentes gêneros ideias centrais e secundárias.
1.7. Elaborar
títulos adequados às especificidades do gênero.
1.8.
Revisar e reescrever textos considerando critérios discursivos, linguísticos e
gramaticais.
1.9.
Elaborar textos considerando os seguintes critérios de coerência: unidade
temática, relevância informativa, progressão, não contradição.
1.10.
Expressar opinião na produção de gêneros textuais que requeiram o uso de
estratégias de convencimento do leitor.
1.11.
Defender um ponto de vista utilizando diversos tipos de argumentos (evidências
da realidade,
dados estatísticos, argumento de autoridade, exemplificação,
alusão histórica).
1.12.
Elaborar textos da ordem do argumentar em que sejam apresentados tese e
argumentos;
posicionamento, ponto de vista e respectivas justificativas.
1.13. Utilizar diferentes estratégias
argumentativas: intertextualidade (citação, epígrafe, etc.); exemplificação,
relatos etc.
1.14. Elaborar a partir de um posicionamento
expresso em outro texto uma contra argumentação.
1.15.Utilizar diferentes formas de composição
de parágrafos: ordenação por enumeração, por contraste, por causa/ consequência
etc.
1.16.
Utilizar marcadores discursivos de organização tópica de cada parágrafo do
texto.
2.1.
Utilizar o discurso direto em sequências narrativas para introduzir a fala de
personagens.
2.2. Construir de forma adequada os elementos
da narrativa – personagem, tipo de narrador, espaço, tempo, enredo – na
produção de gêneros textuais narrativos.
3.1. Selecionar sinais de pontuação para
estabelecer a coesão textual.
4.1. Utilizar as regras de ortografia e
acentuação gráfica oficiais.
5.1. Reconhecer
relações de concordância entre o verbo e o sujeito de uma oração, refletindo
sobre o funcionamento sintático da língua.
5.2. Empregar regras de concordância verbal,
dos gêneros da esfera pública, na produção de textos escritos.
5.3. Empregar
regras de concordância nominal, dos gêneros da esfera pública na produção de
textos escritos.
6.1. Reconhecer
relações de subordinação entre o substantivo e seus determinantes (artigo,
pronome, numeral, adjetivo, locução adjetiva), refletindo sobre o funcionamento
sintático da língua.
7.1. Reconhecer
a relação entre verbo/ nome e seus complementos
7.2. Empregar
regras de regência verbal e nominal, dos gêneros da esfera pública, na produção
de textos escritos.
8.1.
Identificar e reconhecer a função de recursos de modalização no texto
argumentativo: uso do futuro do pretérito, expressões adverbiais, voz passiva
do verbo, presente do subjuntivo etc.
9/10/11.
Empregar adequadamente elementos linguísticos de tempo e espaço que
materializam o enredo em narrativas.
9/10/11.
Empregar adequadamente elementos linguísticos de tempo e espaço que
materializam o enredo em narrativas.
B. Conteúdos
1. Texto de Divulgação Científica e Cartas de leitor
2. Discurso Narrativo
3. Pontuação
4. Ortografia Oficial
5. Concordância Verbal e Nominal
6. Sintaxe de período
7. Regência Verbal e Nominal
8. Modalização
9. Verbos
10. Advérbios e Adjuntos Adnominais
11. Orações subordinadas adverbiais
C. Procedimentos
Metodológicos
üInvestigação sobre o conhecimento prévio do aluno;
üAula expositiva e dialogadas;
üExplanação dos conteúdos através de exemplos;
üAnálise linguística a partir de textos.
D. Procedimentos Avaliativos
ü A avaliação será contínua,
coletiva e individual, observando o desenvolvimento das habilidades, do
conhecimento crítico, da análise, como também interpretação coerente das
atividades propostas ( exercícios no livro didático, exercícios
diversificados no caderno ou em folha impressa, atividades em grupo,
participação em seminários e discussões sobre os temas abordados). Será
realizado ,no final da unidade, um simulado como o das avaliações externas.
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