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sábado, 25 de maio de 2013

Planejamento LP 8º ANO



Escola Dr. Jaime Monteiro
Planejamento de Língua Portuguesa
II BIMESTRE
8º Ano

Eixo 1: Oralidade e Análise Linguística

A.     Expectativas de Aprendizagem:

1.1. Reconhecer os gêneros específicos da fala.
1.2. Observar as normas de funcionamento que regem a participação dos interlocutores de uma produção textual oral, respeitando os intervalos da fala e da escrita.
1.3. Registrar informações (tomar nota) a partir da escuta de textos orais (em roteiros previamente preparados ou não).
1.4. Reconhecer os efeitos de sentido em decorrência do uso de diferentes recursos coesivos na produção de textos orais.
1.5. Retextualizar texto oral para escrito, considerando a situação discursiva.
1.6. Retextualizar texto escrito para oral, considerando a situação discursiva.
1.7. Reconhecer os efeitos de sentido em decorrência do uso de diferentes recursos coesivos na produção de textos orais.

2.1. Escolher a variedade linguística e o registro adequados à situação discursiva.

3.1. Relacionar a variedade linguística utilizada ao contexto.

4.1. Promover a articulação entre as partes do texto por meio de diferentes recursos coesivos, para assegurar a continuidade e a unidade semântica do texto oral.
4.2. Identificar os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos lexicais e morfossintáticos na produção de textos orais (inversão na ordem dos termos, uso de certos diminutivos).

A.    Conteúdos

1.     Gêneros textuais: debates, palestras, apresentações orais de trabalhos, seminários, avisos, entrevistas e mesas-redondas.
2.     Variedade linguística
3.     Adequação vocabular
4.     Coesão e coerência textual

B.     Procedimentos Metodológicos

ü Organização de momentos de leitura (individual e compartilhada) e de comentários/discussões sobre o que foi lido;
ü Utilização de  estratégia de levantamento de hipóteses por meio da leitura do título e das ilustrações;
ü Argumentação sobre problemas expressos no texto;
ü Produção de textos orais individuais e em dupla, com coerência.

Eixo 2: Leitura e Análise Linguística

A.    Expectativas de Aprendizagem

    1.1. Selecionar textos/suportes atendendo aos objetivos de leitura.
    1.2. Identificar as especificidades do gênero de um texto: seu objetivo comunicativo (propósito),      seus interlocutores previstos e suas condições de produção.
    1.3. Identificar o gênero de um texto, considerando a situação discursiva.
    1.4. Reconhecer as especificidades de suportes textuais que circulam em esferas sociais diversas.
    1.5. Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros.
    1.6. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
    1.7. Inferir informação implícita em textos não verbais, verbais e/ou que conjuguem ambas as linguagens.
    1.8. Relacionar recursos verbais e não verbais (figuras, mapas, gráficos, tabelas, dentre outros) na produção de sentido do texto.

    2.1. Inferir sentidos provocados pela ambiguidade em um texto.
    2.2. Identificar efeitos de humor ou ironia em diferentes gêneros textuais.

    3.1. Reconhecer recursos que concorrem para a construção do tempo, do espaço e do perfil dos personagens num texto narrativo.
    3.2. Reconhecer as partes estruturantes de uma narrativa (orientação, complicação, desfecho) e sua função.
.   3.3. Identificar o conflito gerador de uma narrativa.
    3.4. Reconhecer procedimentos descritivos e sua função em gêneros do narrar.
    3.5. Identificar o tempo de uma narrativa (quando ocorrem os fatos, tempo de duração de uma narrativa).
    3.6. Reconhecer estratégias discursivas de organização temporal em um texto ou sequência narrativa.
    3.7 .Identificar efeitos de sentido do uso de mecanismos de coesão textual empregados em um texto ou sequência narrativa

    4.1.Reconhecer a defesa de pontos de vista em textos da ordem do argumentar como propagandas e cartazes de publicidade.
    4.2 Reconhecer em diferentes textos: tese, hipótese, argumentos, conclusão.
    4.3.Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
    4.4.Identificar contra-argumentos de uma tese.

    5.1. Identificar no texto elementos que caracterizam uma sequência descritiva.
    5.2. Reconhecer traços de subjetividade e julgamentos nas sequências descritivas

    6.1. Identificar sinônimos, antônimos, relações de hiperonímia, hiponímia e outras relações semânticas.

    7.1. Reconhecer a pontuação específica de cada discurso (uso de aspas, travessão, parênteses, dentre outros) e sua função no texto narrativo.

    8.1. Identificar e analisar os diferentes tipos de conectores que estabelecem relações entre orações, períodos, parágrafos, promovendo a progressão do texto (pronomes, conjunção, advérbios, preposições e locuções).
    8.2. Analisar recursos de coesão referencial e lexical na construção do texto narrativo: sinônimos, hiperônimos, repetição e reiteração.
    8.3. Reconhecer a função da coesão referencial e lexical: sinônimos, hipônimos, hiperônimos, repetição, reiteração.
    8.4. Reconhecer os conectores (relações lógico-discursivas) que operam na construção do texto argumentativo

    9.1. Reconhecer formas verbais de pretérito (perfeito, imperfeito, mais-que-perfeito) e presente e sua função na narrativa.
    9.2. Reconhecer as estratégias de posicionamento do interlocutor a partir do uso de verbos atitudinais tais como penso, acho, acredito

    10.1. Reconhecer recursos linguísticos de construção /ordenação do tempo na narrativa.
    10.2. Reconhecer o valor semântico dos conectivos na construção de textos.

    11.1 Reconhecer a adjetivação e seu valor expressivo na descrição de cenários e na caracterização de personagens.
    11.2. Reconhecer a função dos adjetivos nas sequências descritivas.
    11.3. Reconhecer a função dos adjetivos nas sequências descritivas.


B.     Conteúdos

1.     Gêneros textuais: história em quadrinho, texto de divulgação científica/enciclopédico e cartas de leitor.
2.     Semântica
3.     Gêneros textuais: história em quadrinho e crônicas
4.     Discurso argumentativo
5.     Discurso descritivo
6.     Relações semânticas
7.     Pontuação
8.     Coesão textual
9.     Verbos
10.   Advérbios e Conjunções
11.   Adjetivos, locuções adjetivas e adjuntos adnominais

C.     Procedimentos Metodológicos

ü  Investigação sobre o conhecimento prévio do aluno sobre o texto;
ü  Propor à classe a leitura silenciosa do texto, em seguida, que se faça a leitura coletiva;
ü  Levantamento das dificuldades vocabular;
ü  Observação do significado dessas palavras no contexto;
ü  Solicitar à classe a releitura (funcional ou operatória), visando à obtenção dos conhecimentos contidos nos textos;
ü  Reconhecimento dos recursos linguísticos e de organização da composição textual;
ü  Leitura, interpretação e análise linguística dos textos em estudo;
ü  Apresentação de trabalho utilizando o celular e o data show como ferramenta;
ü  Utilização de letras de músicas apreciadas pelos alunos para identificar verbos e tempos verbais, advérbios, conjunções, adjetivos e adjuntos adnominais.


Eixo 3: Letramento Literário

A.    Expectativas de Aprendizagem:

1.1.    Estabelecer relações de intertextualidade entre textos literários lidos e/ou ouvidos.
1.2.   Estabelecer relações intertextuais entre textos literários contemporâneos e manifestações literárias e culturais de diferentes épocas.
      1.3. Analisar formas de apropriação do texto literário em outras mídias: filmes, telenovelas, propagandas, artes plásticas, músicas.
      1.4. Reconhecer gêneros textuais da literatura: romance, crônica, conto, poema, texto dramático, fábula etc.

      2.1. Identificar diferentes formas de representação de grupos objeto de discriminação, tais como o índio, a mulher, o negro, o imigrante, o homossexual, o idoso, o pobre, em contextos históricos e literários.
     2.2 .Reconhecer discursos combativos em relação à condição de grupos objeto de discriminação, tais como o índio, a mulher, o negro, o imigrante, o homossexual, o idoso, o pobre, em contextos históricos e literários.

B.     Conteúdos

1.     Intertextualidade.
2.     Gêneros Textuais
C.     Procedimentos Metodológicos
·       Aula expositiva e explicativa, utilizando o kit multimídia ;
·       Análise da estrutura de contos , crônicas e outros textos narrativos,  identificando diferenças e semelhanças quanto à estrutura, objetivo/finalidade;
·       Reflexão sobre os temas abordados;
·        Leitura e interpretação de minicontos, crônicas, letras de músicas e propagandas, identificando as marcas de intertextualidades e compreendendo o papel da mesma.

Eixo 4: Escrita e Análise Linguística

A.    Expectativas de Aprendizagem:

1.1. Produzir textos que circulam nas diferentes esferas da vida social, considerando os interlocutores, o gênero textual, o suporte e os objetivos comunicativos (listas, slogans, legendas, avisos, bilhetes, receitas, anotações em agendas, cartas, notícias, reportagens, relatos biográficos, instruções, textos ficcionais, gêneros digitais, dentre outros).
           1.2. Usar recursos de construção do texto adequados à situação de interação, ao suporte no qual o texto circulará e ao destinatário previsto para o texto.
           1.3.Produzir textos a partir da proposição de um tema.
           1.4.Produzir efeitos de sentido desejados a textos de diferentes gêneros pelo uso de  sinais de pontuação.
           1.5. Construir parágrafos que apresentem unidades de sentido de acordo com as especificidades do gênero.
           1.6. Articular na construção de textos de diferentes gêneros ideias centrais e secundárias.
           1.7. Elaborar títulos adequados às especificidades do gênero.
           1.8. Revisar e reescrever textos considerando critérios discursivos, linguísticos e gramaticais.
           1.9. Elaborar textos considerando os seguintes critérios de coerência: unidade temática, relevância informativa, progressão, não contradição.
           1.10. Expressar opinião na produção de gêneros textuais que requeiram o uso de estratégias de convencimento do leitor.
           1.11. Defender um ponto de vista utilizando diversos tipos de argumentos (evidências da realidade,
dados estatísticos, argumento de autoridade, exemplificação, alusão histórica).
           1.12. Elaborar textos da ordem do argumentar em que sejam apresentados tese e argumentos;
posicionamento, ponto de vista e respectivas justificativas.
           1.13. Utilizar diferentes estratégias argumentativas: intertextualidade (citação, epígrafe, etc.); exemplificação, relatos etc.
           1.14. Elaborar a partir de um posicionamento expresso em outro texto uma contra argumentação.
           1.15.Utilizar diferentes formas de composição de parágrafos: ordenação por enumeração, por contraste, por causa/ consequência etc.
           1.16. Utilizar marcadores discursivos de organização tópica de cada parágrafo do texto.

           2.1. Utilizar o discurso direto em sequências narrativas para introduzir a fala de personagens.
           2.2. Construir de forma adequada os elementos da narrativa – personagem, tipo de narrador, espaço, tempo, enredo – na produção de gêneros textuais narrativos.

           3.1. Selecionar sinais de pontuação para estabelecer a coesão textual.
          
           4.1. Utilizar as regras de ortografia e acentuação gráfica oficiais.

           5.1. Reconhecer relações de concordância entre o verbo e o sujeito de uma oração, refletindo sobre o funcionamento sintático da língua.
           5.2. Empregar regras de concordância verbal, dos gêneros da esfera pública, na produção de textos escritos.
           5.3. Empregar regras de concordância nominal, dos gêneros da esfera pública na produção de textos escritos.

           6.1. Reconhecer relações de subordinação entre o substantivo e seus determinantes (artigo, pronome, numeral, adjetivo, locução adjetiva), refletindo sobre o funcionamento sintático da língua.

           7.1. Reconhecer a relação entre verbo/ nome e seus complementos
           7.2. Empregar regras de regência verbal e nominal, dos gêneros da esfera pública, na produção de textos escritos.

           8.1. Identificar e reconhecer a função de recursos de modalização no texto argumentativo: uso do futuro do pretérito, expressões adverbiais, voz passiva do verbo, presente do subjuntivo etc.

            9/10/11. Empregar adequadamente elementos linguísticos de tempo e espaço que materializam o enredo em narrativas.
            9/10/11. Empregar adequadamente elementos linguísticos de tempo e espaço que materializam o enredo em narrativas.

B.     Conteúdos

1.     Texto de Divulgação Científica e Cartas de leitor
2.     Discurso Narrativo
3.     Pontuação
4.     Ortografia Oficial
5.     Concordância Verbal e Nominal
6.     Sintaxe de período
7.     Regência Verbal e Nominal
8.     Modalização
9.     Verbos
10.   Advérbios e Adjuntos Adnominais
11.   Orações subordinadas adverbiais

C.     Procedimentos Metodológicos

üInvestigação sobre o conhecimento prévio do aluno;
üAula expositiva e dialogadas;
üExplanação dos conteúdos através de exemplos;
üAnálise linguística a partir de textos.

D.    Procedimentos Avaliativos

ü A avaliação será contínua, coletiva e individual, observando o desenvolvimento das habilidades, do conhecimento crítico, da análise, como também interpretação coerente das atividades propostas ( exercícios no livro didático, exercícios diversificados no caderno ou em folha impressa, atividades em grupo, participação em seminários e discussões sobre os temas abordados). Será realizado ,no final da unidade, um simulado como o das avaliações externas.                                                                                                                                                    

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