Google+ Followers

segunda-feira, 18 de março de 2013

O Surgimento da Filosofia



SURGIMENTO DA FILOSOFIA
     No período em que se estudavam os mitos, suas origens, desenvolvimento e significado existiam várias formas de tornar compreensíveis o surgimento de todas as coisas.
     Houve um momento em que tais explicações deixaram de ser suficientes para levar as pessoas, seja por meio da razão ou de provas incontestáveis, a acreditarem em tais explicações.
     Surgiu então a filosofia, uma forma de conhecimento capaz de explicar as diversas mudanças e maravilhas que ocorriam na natureza, pois a mitologia – ciência que estudava os mitos – já não conseguia mais dar conta de explicar fatos que nem mesmo ela, com toda sua sabedoria, conseguia compreender.
     Apesar das contradições da mitologia, a filosofia nasceu fortalecida por fatos históricos que aconteceram e contribuíram para esclarecer as diversas modificações ocorridas.
     Os fatos históricos acima citados e que fortaleceram o avanço da filosofia foram:

* Viagens marítimas – navegando por territórios antes desconhecidos os gregos perceberam que as criaturas imaginárias criadas pela mitologia grega não eram reais e que também não existiam deuses em outras regiões, como sugeria a mitologia e sim seres humanos. Também concluíram que os mares não eram moradia de monstros e outros seres. Com as viagens o mundo perdeu seu caráter mítico ou lendário, os exploradores descobriram um mundo repleto de belezas e conhecimentos, seu surgimento foi sendo esclarecido pouco a pouco, mistério este que a mitologia já não conseguia explicar.

* Invenção do calendário – Os gregos aprenderam que era possível contar o tempo das estações do ano, definindo quando e de que forma aconteciam as mudanças do clima e do dia, notando que o tempo passava por transformações espontaneamente e não por intervenções divinas.

* Invenção da moeda – Os gregos aprenderam  a arte de negociar, não mais se efetuava a venda de uma mercadoria aceitando como pagamento a troca por mercadoria semelhante, o pagamento tornou-se monetário, ou seja, a moeda substituiu o poder de troca.

* Surgimento da vida urbana – O desenvolvimento da cidade trouxe aos gregos uma situação financeira mais igualitária, o prestígio social que antes era benefício de apenas algumas famílias diminuiu, assim como o prestígio que detinham. As artes ganharam patrocinadores, estimulando assim o surgimento de novos artistas. 

*Invenção da escrita alfabética – O uso do alfabeto fez com que os gregos se expressassem de forma mais clara, colaborando para que suas ideias fossem melhor compreendidas e difundidas pelo mundo afora, levando a sabedoria as pessoas.

* Invenção da política – Surgiram novas fontes de informação, a lei passou a abranger muitas outras coisas e chegou até as pessoas, criou-se uma área pública voltada para discursos e debates, local no qual os gregos debatiam e propagavam suas idéias a respeito da política.

     A filosofia chegou timidamente, tentando mostrar a humanidade que o mundo não era perigoso e cheio de monstros como a mitologia pregava e aos poucos vêm conquistando seu espaço, avançando cada vez mais nas profundezas do saber.
     
     Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga foram:
- Heróis : criaturas mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplo : Hércules e Aquiles.
- Ninfas : seres femininos que residiam nos campos e bosques, irradiando alegria e felicidade por onde passavam.
- Sátiros : vulto com corpo de homem, chifres e patas de bode.
- Centauros : corpo constituído por metade homem metade cavalo.
- Sereias : mulheres com metade do corpo em formato de peixe, seduziam os marinheiros com seus cantos fascinantes.
- Górgonas : espécie feminina, com formato de monstros e cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa
- Quimeras : combinação de leão com cabra, lançavam fogo pelas ventas.

Os principais deuses foram:
* Zeus – divindade de todos os deuses, senhoril do Céu.
* Afrodite – diva do amor, sexo e beleza.
* Poseidon – divo dos mares
* Hades – deus dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.
* Hera – deidade dos casamentos e da maternidade.
* Apolo – divindade da luz e das obras de artes.
* Artemis – diva da caça.
* Ares – divindade da guerra..
* Atena – deidade da saber e da paz. Benfeitora da cidade de Atenas
* Hermes – divo que representava o comércio e as comunicações
* Hefestos – deus do fogo e do trabalho.

Fontes
http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/
http://www.geocities.com/mundodafilosofia/origem.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário