01. (ITA) Assinale a frase em que o acento indicativo
da crase foi mal empregado:
(A) Chegou à uma hora, pontualmente.
(B) Os pescadores pegaram o peixe à unha.
(C) Saída de veículo à 200 metros.
(D) Sua simpatia pelo governo cubano levou-o a vestir-se à Fidel.
(E) O horário estabelecido para visitas era das 14 às 16 horas.
02. (ITA) Assinale a seqüência de palavras acentuadas pela mesma regra gramatical:
(A) Cenário, circunstância, hífen, águia.
(B) Está, já, café, jacá.
(C) Eletrônica, gênero, bônus, ônibus.
(D) Cenário, águia, referência, série.
(E) Referência, pára, líder, série.
03. (UNIP) Em "... por que diabo seria minha moeda que eu não herdara nem ganhara, mas somente achara na rua", temos:
(A) conjunção subordinativa integrante, sem função sintática.
(B) conjunção subordinativa integrante, sem função de objeto direto.
(C) pronome relativo com função de sujeito.
(D) pronome relativo com função de objeto direto.
(E) pronome relativo com função de complemento nominal.
04. (FUVEST)
Só os roçados da morte
compensam aqui cultivar,
e cultivá-los é fácil;
simples questão de plantar;
não se precisa de limpar;
de adubar nem de regar;
as estiagens e as pragas
fazem-nos mais prosperar;
e dão lucro imediato;
nem é preciso esperar
pela colheita: recebe-se
na hora mesma de semear. (João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina)
Substituindo-se os dois-pontos por uma conjunção, em "(...) pela colheita: recebe-se (...)", mantém-se o sentido do texto APENAS em "(...) pela colheita,
(A) embora se receba (...)".
(B) ou se recebe (...)".
(C) ainda que se receba (...)".
(D) já que se recebe (...)".
(E) portanto se recebe (...)".
05. (FUVEST) A única frase em que as formas verbais estão corretamente empregadas é:
(A) Especialistas temem que órgãos de outras espécies podem transmitir vírus perigosos.
(B) Além disso, mesmo que for adotado algum tipo de ajuste fiscal imediato, o Brasil ainda estará muito longe de tornar-se um participante ativo do jogo mundial.
(C) O primeiro-ministro e o presidente devem ser do mesmo partido, embora nenhum fará a sociedade em que eu acredito.
(D) A inteligência é como um tigre solto pela casa e só não causará problema se o suprir de carne e o manter na jaula.
(E) O nome secreto de Deus era o princípio ativo da criação, mas dizê-lo por completo equivalia a um sacrilégio, ao pecado de saber mais do que nos convinha.
06. (UFSCAR) Uma das normas estabelecidas para o uso da vírgula impõe que este sinal de pontuação serve para separar elementos que exercem a mesma função sintática, desde que tais elementos não venham unidos por conjunções aditivas. Este princípio vem formulado em muitas Gramáticas, entre as quais a de Celso Cunha, Gramática do Português Contemporâneo, e a de Gladstone Chaves de Melo, Gramática Fundamental da Língua Portuguesa. Ruben Braga desobedeceu a essa norma no trecho:
(A) O cajueiro já devia ser velho quando nasci.
(B) Eu me lembro dos pés de pinha, do cajá-manga, da grande touceira de espadas-de-são-jorge...
(C) Lembro-me da tamareira, e de tantos arbustos e folhagens coloridas, lembro-me da parreira...
(D) Tudo sumira; mas o grande pé de fruta-pão ao lado de casa e o imenso cajueiro lá no alto.
(E) ... ia aprendendo o jeito de seu tronco, a cica de seu fruto, o lugar melhor para apoiar o pé e subir pelo cajueiro acima...
07. (U. MOGI DAS CRUZES) Leia o texto abaixo:
Na Inglaterra, onde alguns colégios particulares ainda defendem o castigo físico, uma sombra paira sobre o ensino liberal: o governo ameaça fechar Summerhill, a mãe de todas as escolas modernas, sob a alegação de que a octogenária instituição, onde quem estabelece as regras são os estudantes, confundiu a liberdade pedagógica com incompetência. Por culpa de seus "métodos excêntricos", afirma, os estudantes estão "interpretando o direito à liberdade individual como um convite ao ócio". (Veja, 13/10/99)
O emprego das aspas, nesse excerto, tem como função
(A) ressaltar a opinião do jornalista.
(B) incorporar a opinião dos estudantes.
(C) substituir as expressões em inglês.
(D) apresentar a fala do governo inglês.
(E) omitir os argumentos da escola liberal.
08. (UFSCAR)
TECNOLOGIA
Hackers invadem a rede de computadores da Microsoft
27-out-2000
Direção da maior empresa de softwares do mundo descobriram que invasores tiveram acesso aos códigos produzidos pela companhia e chamam o FBI para ajudar nas investigações. (Veja on-line - Notícias Diárias.)
No trecho reproduzido, incorre-se num erro gramatical, por conta
(A) da concordância do verbo "descobriram".
(B) do emprego de artigo em "aos códigos".
(C) da apassivação do verbo "produzidos".
(D) da regência do verbo "chamam".
(E) do complemento do verbo "tiveram".
09. (UPF) As seguintes máximas foram extraídas e adaptadas do livro Empresários do futuro: como os jovens vão conquistar o mundo dos negócios, de Antoninho Marmo Trevisan (cf. Veja, 20. 12.00, p. 201).
Numa delas introduziu-se, para os fins desta prova, um uso do imperativo em desacordo com a norma do padrão culto da língua. Trata-se da alternativa
(A) procure preservar a auto-estima dos outros. Você nunca ganhará nada se humilhar alguém.
(B) Não conte com reconhecimento. Assim, você não se frustra e acaba sendo surpreendido pelo elogio.
(C) Exercite sua capacidade na difícil arte de receber críticas, expondo suas idéias em congressos técnicos.
(D) Curta as vitórias sempre, e engole as derrotas. Elas fazem parte da vida.
(E) Não acredite que basta planejar para que tudo aconteça.
10. (PUC) Assinale a alternativa que preenche corretamente os pontilhados.
1. se fores viajar, ..................... com cuidado.
2. Se não tens aonde ir,.................... comigo.
3. Se quiserdes a verdade, ..................... o que vos digo.
4. Se quiser me telefonar, não o .................. pela manhã.
(A) dirija - vem - ouçam - faças.
(B) dirige - venha - ouvi - faça.
(C) dirige - vem - ouvi - faça.
(D) dirija - venha - ouvi - faças.
(E) dirige - vem - ouçam - faze.
(A) Chegou à uma hora, pontualmente.
(B) Os pescadores pegaram o peixe à unha.
(C) Saída de veículo à 200 metros.
(D) Sua simpatia pelo governo cubano levou-o a vestir-se à Fidel.
(E) O horário estabelecido para visitas era das 14 às 16 horas.
02. (ITA) Assinale a seqüência de palavras acentuadas pela mesma regra gramatical:
(A) Cenário, circunstância, hífen, águia.
(B) Está, já, café, jacá.
(C) Eletrônica, gênero, bônus, ônibus.
(D) Cenário, águia, referência, série.
(E) Referência, pára, líder, série.
03. (UNIP) Em "... por que diabo seria minha moeda que eu não herdara nem ganhara, mas somente achara na rua", temos:
(A) conjunção subordinativa integrante, sem função sintática.
(B) conjunção subordinativa integrante, sem função de objeto direto.
(C) pronome relativo com função de sujeito.
(D) pronome relativo com função de objeto direto.
(E) pronome relativo com função de complemento nominal.
04. (FUVEST)
Só os roçados da morte
compensam aqui cultivar,
e cultivá-los é fácil;
simples questão de plantar;
não se precisa de limpar;
de adubar nem de regar;
as estiagens e as pragas
fazem-nos mais prosperar;
e dão lucro imediato;
nem é preciso esperar
pela colheita: recebe-se
na hora mesma de semear. (João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina)
Substituindo-se os dois-pontos por uma conjunção, em "(...) pela colheita: recebe-se (...)", mantém-se o sentido do texto APENAS em "(...) pela colheita,
(A) embora se receba (...)".
(B) ou se recebe (...)".
(C) ainda que se receba (...)".
(D) já que se recebe (...)".
(E) portanto se recebe (...)".
05. (FUVEST) A única frase em que as formas verbais estão corretamente empregadas é:
(A) Especialistas temem que órgãos de outras espécies podem transmitir vírus perigosos.
(B) Além disso, mesmo que for adotado algum tipo de ajuste fiscal imediato, o Brasil ainda estará muito longe de tornar-se um participante ativo do jogo mundial.
(C) O primeiro-ministro e o presidente devem ser do mesmo partido, embora nenhum fará a sociedade em que eu acredito.
(D) A inteligência é como um tigre solto pela casa e só não causará problema se o suprir de carne e o manter na jaula.
(E) O nome secreto de Deus era o princípio ativo da criação, mas dizê-lo por completo equivalia a um sacrilégio, ao pecado de saber mais do que nos convinha.
06. (UFSCAR) Uma das normas estabelecidas para o uso da vírgula impõe que este sinal de pontuação serve para separar elementos que exercem a mesma função sintática, desde que tais elementos não venham unidos por conjunções aditivas. Este princípio vem formulado em muitas Gramáticas, entre as quais a de Celso Cunha, Gramática do Português Contemporâneo, e a de Gladstone Chaves de Melo, Gramática Fundamental da Língua Portuguesa. Ruben Braga desobedeceu a essa norma no trecho:
(A) O cajueiro já devia ser velho quando nasci.
(B) Eu me lembro dos pés de pinha, do cajá-manga, da grande touceira de espadas-de-são-jorge...
(C) Lembro-me da tamareira, e de tantos arbustos e folhagens coloridas, lembro-me da parreira...
(D) Tudo sumira; mas o grande pé de fruta-pão ao lado de casa e o imenso cajueiro lá no alto.
(E) ... ia aprendendo o jeito de seu tronco, a cica de seu fruto, o lugar melhor para apoiar o pé e subir pelo cajueiro acima...
07. (U. MOGI DAS CRUZES) Leia o texto abaixo:
Na Inglaterra, onde alguns colégios particulares ainda defendem o castigo físico, uma sombra paira sobre o ensino liberal: o governo ameaça fechar Summerhill, a mãe de todas as escolas modernas, sob a alegação de que a octogenária instituição, onde quem estabelece as regras são os estudantes, confundiu a liberdade pedagógica com incompetência. Por culpa de seus "métodos excêntricos", afirma, os estudantes estão "interpretando o direito à liberdade individual como um convite ao ócio". (Veja, 13/10/99)
O emprego das aspas, nesse excerto, tem como função
(A) ressaltar a opinião do jornalista.
(B) incorporar a opinião dos estudantes.
(C) substituir as expressões em inglês.
(D) apresentar a fala do governo inglês.
(E) omitir os argumentos da escola liberal.
08. (UFSCAR)
TECNOLOGIA
Hackers invadem a rede de computadores da Microsoft
27-out-2000
Direção da maior empresa de softwares do mundo descobriram que invasores tiveram acesso aos códigos produzidos pela companhia e chamam o FBI para ajudar nas investigações. (Veja on-line - Notícias Diárias.)
No trecho reproduzido, incorre-se num erro gramatical, por conta
(A) da concordância do verbo "descobriram".
(B) do emprego de artigo em "aos códigos".
(C) da apassivação do verbo "produzidos".
(D) da regência do verbo "chamam".
(E) do complemento do verbo "tiveram".
09. (UPF) As seguintes máximas foram extraídas e adaptadas do livro Empresários do futuro: como os jovens vão conquistar o mundo dos negócios, de Antoninho Marmo Trevisan (cf. Veja, 20. 12.00, p. 201).
Numa delas introduziu-se, para os fins desta prova, um uso do imperativo em desacordo com a norma do padrão culto da língua. Trata-se da alternativa
(A) procure preservar a auto-estima dos outros. Você nunca ganhará nada se humilhar alguém.
(B) Não conte com reconhecimento. Assim, você não se frustra e acaba sendo surpreendido pelo elogio.
(C) Exercite sua capacidade na difícil arte de receber críticas, expondo suas idéias em congressos técnicos.
(D) Curta as vitórias sempre, e engole as derrotas. Elas fazem parte da vida.
(E) Não acredite que basta planejar para que tudo aconteça.
10. (PUC) Assinale a alternativa que preenche corretamente os pontilhados.
1. se fores viajar, ..................... com cuidado.
2. Se não tens aonde ir,.................... comigo.
3. Se quiserdes a verdade, ..................... o que vos digo.
4. Se quiser me telefonar, não o .................. pela manhã.
(A) dirija - vem - ouçam - faças.
(B) dirige - venha - ouvi - faça.
(C) dirige - vem - ouvi - faça.
(D) dirija - venha - ouvi - faças.
(E) dirige - vem - ouçam - faze.
GABARITO:
1.
C
2.
D
3.
D
4.
D
5.
E
6.
C
7.
D
8.
A
9.
D
10.
C
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