domingo, 17 de março de 2013

Siulado de Língua Portuguesa II



01. (MACKENZIE)

"Mãe coruja encontra a amiga...........
- Como vai seu filhinho.........
Um gênio........ Ele é precoce.......
Imagine que está andando a seis meses.........
- Verdade......... - diz a outra........
Então já deve estar bem longe...... hein......."

Os sinais de pontuação adequados para a anedota de Ziraldo são:

(A) : / ? / . / . / ! / ? / . / ! / ?
(B) , / ? / ?! / . / ! / . / : / , / !
(C) , / ? / ! / ?! / ! / ? / . / , / ?!
(D) : / ? / ! / ! / ! / ?! / . / , / ?!
(E) : / . / ! / ! / ! / ? / . / , / ?!

02. (UNEMAT) Indique a frase que apresenta problema de pontuação.

(A) Os candidatos, portanto, precisam possuir três qualidades: habilidade técnica, criatividade e agilidade de raciocínio.
(B) Se você gosta de beber faça-o, com moderação: pois quando bebe muito fica chato e inconveniente.
(C) O governo diz garantir terra, emprego e educação; entretanto, sabemos que isto não é verdade.
(D) Você, na condição de técnico do time, não deveria incentivar mais os jogadores?
(E) Por problemas pessoais - enfermidade, insegurança e cansaço - o atleta desistiu da competição.

03. (FEI) Observe a oração: "alguns anos depois, a humanidade assistia atônita ao holocausto nuclear em Hiroshima e Nagasaki".

Assinale a alternativa que justifique corretamente a pontuação da oração:

(A) ocorrência de um adjunto adverbial no início da oração.
(B) ocorrência de vocativo.
(C) ocorrência de aposto.
(D) intercalação de uma oração subordinada adverbial.
(E) intercalação de uma oração coordenada assindética.

04. (UN. SEVERINO SOMBRA) Depois do pecado, porém indo visitar sua criatura, notou-lhe a maravilhosa nudez. Envergonhou-se. Colocou-lhe uma primeira coberta: a folha de parra. (L. 15-17)
Os dois-pontos tem a função precípua de

(A) promover uma pausa.
(B) dar ênfase ao termo seguinte.
(C) introduzir um aposto.
(D) separar os elementos de uma enumeração.
(E) introduzir o discurso direto.

05. (PUCC) "Quando amainar a chuva, veremos quantos bois sobreviveram às inundações de janeiro."

Na frase acima, os termos destacados exercem função sintática, respectivamente, de

(A) objeto direto - objeto direto - adjunto adverbial.
(B) objeto direto - objeto direto - adjunto adnominal.
(C) objeto direto - sujeito - adjunto adverbial.
(D) sujeito - sujeito - adjunto adnominal.
(E) sujeito - objeto direto - adjunto adverbial.

06. (ESAL-MG) Na frase: "Falo claro, franca e nitidamente", do ponto de vista sintático, as palavras destacadas são

(A) adjuntos adverbiais.8
(B) dois adjuntos adnominais e um adverbial.
(C) objetos diretos.
(D) predicativos do sujeito.
(E) apostos explicativos.

07. (PUC-MG) Em: "Ajeitou-lhe as cobertas", o pronome lhe exerce a mesma função em

(A) Cada vez que lhe negavam uma resposta, o bolo crescia.
(B) A luz sempre lhe afugenta o sono.
(C) O irmão dizia-lhe para ser coisa séria.
(D) Olhava para o irmão que lhe estava de costas.
(E) Vinha-lhe, então, a raiva e vontade de sair correndo.

08. (FCMSC-SP) Na oração seguinte: "Você ficará tuberculoso, de tuberculose morrerá", as palavras destacadas são respectivamente,

(A) adjunto adverbial de modo, adjunto adverbial de causa.
(B) objeto direto, objeto indireto.
(C) predicativo do sujeito, adjunto adverbial.
(D) ambas predicativos.
(E) n.d.a.

09. (ITA) A norma gramatical não é seguida com rigor em: Água pura. Valorizando a vida.

Assinale a opção indicativa da transgressão:

(A) As frases incompletas não fazem sentido.
(B) Na segunda frase não há oração principal.
(C) As frases estão fora de ordem.
(D) O tempo verbal está inadequado.
(E) Não há sujeito na segunda frase.

10. (ITA) O que, empregado como conectivo, introduz uma oração:

(A) substantiva.
(B) adverbial causal.
(C) adverbial consecutiva.
(D) adjetiva explicativa.
(E) adjetiva restritiva.
GABARITO;
1.       D          2. B          3. A          4. C          5. D
6. A             7. B          8. C           9.B         10.E

Nenhum comentário:

Postar um comentário