Origem e Função do Mito
O mito surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem
e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza
e os homens. Ele vem em forma de narrativa, criada por um narrador que possua
credibilidade diante da sociedade, poder de liderança e domínio da linguagem
convincente, e que, acima de tudo, “jogue para a boca do mito” o que gostaria
de impor, mas adequando a estrutura do mito de uma forma que tranquilize os
ânimos e responda às necessidades do coletivo.
É o narrador quem constrói o esquema do mito, porém
ele só nasce e se consolida a partir da aceitação coletiva, ou seja, o mito só
existe quando ele cai no senso-comum. É ele quem dá a vida ao mito.
O mito possui três funções principais:
1. Explicar – o presente é explicado por alguma
ação que aconteceu no passado, cujos efeitos não foram apagados pelo tempo,
como por exemplo, uma constelação existe porque, há muitos anos, crianças
fugitivas e famintas morreram na floresta, mas uma deusa levou-as para o céu e
transformou-as em estrelas.
2. Organizar – o mito organiza as relações sociais,
de modo a legitimar e determinar um sistema complexo de permissões e
proibições. O mito de Édipo existe em várias sociedades e tem a função de
garantir a proibição do incesto, por exemplo. O “castigo” destinado a quem não
obedece às regras funciona como “intimidação” e garante a manutenção do mito.
3. Compensar – o mito conta algo que aconteceu e
não é mais possível de acontecer, mas que serve tanto para compensar os humanos
por alguma perda, como para garantir-lhes que esse erro foi corrigido no
presente, oferecendo uma visão estabilizada da Natureza e do meio que a cerca
(Chauí, p. 162).
O pensamento mítico envolve e relaciona elementos
diversos, fazendo com que eles ajam entre si. Depois, ele organiza a realidade,
dando um sentido metafórico às coisas, aos fatos. Em terceiro plano, ele cria
relações entre os seres humanos e naturais, mantendo vínculos secretos que
necessitam ser desvendados. O mito nos ajuda a se acomodar no meio em que
vivemos.
Para que o mito sobreviva, é necessário o
sacrifício, que ordena nossa visão de mundo. Em várias sociedades, o sacrifício
de vidas humanas mantinha as relações com a divindade, com o objetivo de
aplacar a ira do supremo. Os hebreus, de acordo com o Velho Testamento,
ofereciam em sacrifício o melhor de suas criações, geralmente uma ovelha ou
cordeiro, porque eram as vítimas perfeitas – as que não reagiam ao sacrifício,
daí a expressão “bode expiatório” (aquele que paga pela culpa do outro). A
repetição do sacrifício dá origem ao ritual, que é o mito tornado ação. Com a
repetição do ritual, nasce a religião.
Fontes
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo, Ática, 2000, p. 161-3
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo, Ática, 2000, p. 161-3
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