domingo, 17 de março de 2013

Terra, Planeta Água



Escola Dr Jaime Monteiro
Gameleira, ___ de __________de 2013
Aluno(a):__________________________________
Ano: 8º ____
Professora: Márcia Oliveira da Silva

Exercício sobre transitividade verbal

Texto : Terra, planeta água
                  Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...


Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...


Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...


Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...


Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...


Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...


Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...


Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...


Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...


Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...


Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...


1. Nessa canção, Guilherme Arantes, descreve o percurso realizado pelas águas.
a. Qual é o verbo que indica o início desse percurso? 
b. Qual verbo indica o seu final?

2. Retire do texto os verbos que indicam ação. Informe o sujeito desses verbos.

3. Aponte o complemento dos verbos seguintes: abre, faz, levam, banham, matam, movem, encharcam e evapora.

4. O sujeito é o termo que estabelece com o verbo uma relação de concordância. Exemplifique a afirmação acima com frases retiradas do texto.

5. Compare os verbos nas frases:
Águas que caem das pedras...; dormem no leito dos lagos;  vai-se pro céu... Água que nasce na fonte...; voltam pro fundo da terra...

a. Qual desse verbos já traz em si a informação a ser dada, isto é, não necessita de outras para lhe completar o sentido?

b. Quais são os verbos que, apesar de  conterem em si a informação a ser dada, são acompanhados de  expressões circunstanciais  indispensáveis à construção do sentido veiculado no contexto?

6. Observe os verbos presentes nas três primeiras estrofes da canção.
a. São verbos significativos ou de ligação?
b. Qual o tipo de predicado presentes nessas estrofes?
c. Considerando que:
Ø   predicado verbal indica a ação realizada pelo sujeito da oração 
Ø   predicado nominal indica características do sujeito, como qualidade e estado
 Responda: por que há esse único tipo de predicado nessas estrofes?

7. Os verbos também  contribuem para expressar estado. Observe o verso abaixo.  Veja que ao suprimir o verbo de ligação  a informação não foi alterada.
 Gotas de água da chuva são lágrimas da inundação. Gotas de água da chuva, lágrimas da inundação.

a. Reescreva a última frase da canção, substituindo a vírgula  por um verbo.                                                    b. Qual verbo você usou para reescrever o último verso da questão?                                                         
c. Como se classifica o predicado da frase reescrita? Por quê?

8. Você concorda com a indicação do autor de que o nome do planeta  poderia ser  Água? Justifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário