Avaliação de Filosofia
1. “... os traços pelos quais
a democracia é considerada forma boa de governo são essencialmente os
seguintes: é um governo não a favor dos poucos, mas dos muitos; a lei é igual
para todos, tanto para os ricos quanto para os pobres e portanto é um governo
de leis, escritas ou não escritas, e não de homens; a liberdade é respeitada
seja na vida privada seja na vida pública, onde vale não o fato de se pertencer
a este ou àquele partido mas o mérito.”
(BOBBIO, Norberto. Estado, governo,
sociedade: para uma teoria geral da política. Trad. de Marco Aurélio Nogueira.
4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 141.)
Com base no texto, considere as seguintes afirmativas sobre os
direitos fundamentais da democracia grega.
I. Todos os cidadãos submetem-se a uma elite, formada pelos
ricos, que governa privilegiando seus interesses particulares
II. Todos os cidadãos possuem os mesmos direitos e devem ser
tratados da mesma maneira, perante as leis e os costumes da polis.
III. Todo cidadão tem a liberdade de expor, na assembleia,
seus interesses e suas opiniões, discutindo-os com os outros
IV. Todo cidadão deve pertencer a um partido para que suas
opiniões sejam respeitadas.
Assinale a alternativa correta
a)
Apenas as afirmativas I e II são corretas.
b)
Apenas as afirmativas I e IV são corretas.
c)
Apenas as afirmativas II e III são corretas.
d)
Apenas as afirmativas II e IV são corretas.
e)
Apenas as afirmativas III e IV são corretas.
2.
“A história oficial nos faz acreditar que os portugueses, ao desembarcarem no
Brasil, encontraram um Éden terrestre, pleno de florestas intocadas, fauna
abundante, praias paradisíacas. Um lugar onde os bons selvagens reinariam em
plena sintonia com a natureza”. (National Geographic, maio 2007. p. 60).
A ideia de “bons selvagens” contraria a tese de
que:
I. o homem é bom por natureza, à sociedade o
corrompe.
II. o homem é
mau por natureza, vivendo em permanente guerra de todos contra todos.
III. todos
por natureza, são livres e iguais.
Está(ão) correta(s):
a) I apenas.
b) II apenas.
c) III apenas.
d) I e II apenas.
e) I, II e III.
3. A questão tinha um quadrinho da Mafalda dizendo
numa fila para vacinar-se a uma enfermeira: "Viemos nos vacinar contra o
despotismo"
Democracia: “regime político no qual a soberania é
exercida pelo povo, pertence ao conjunto de cidadãos.
”( JAPIASSÚ, H; MARCONDES,
D. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
Uma suposta “vacina” contra os despotismo, em um
contexto democrático, tem por objetivo)
a) Impedir a contratação de familiares para o
serviço público.
b) Reduzir a ação das instituições constitucionais.
c) Combater a distribuição equilibrada de poder.
d) Evitar a escolha de governantes autoritários.
e) Restringir a atuação do parlamento.
4. Observe a charge e leia o
texto a seguir.
Fonte: LAERTE. Classificados. São Paulo:
Devir, 2001. p. 25.
“É evidente, pois, que a cidade faz parte das coisas da
natureza, que o homem é naturalmente um animal político, destinado a viver em
sociedade, e que aquele que, por instinto, e não porque qualquer circunstância
o inibe, deixa de fazer parte de uma cidade, é um ser vil ou superior ao homem
[...].
” (ARISTÓTELES. A política. Trad. de Nestor Silveira Chaves.
Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. p. 13.)
Com base no texto de Aristóteles e na charge, é correto
afirmar:
a) O texto de Aristóteles confirma a ideia exposta pela charge
de que a condição humana de ser político é
artificial e um obstáculo à liberdade individual.
b) A charge apresenta uma interpretação correta do texto de
Aristóteles segundo a qual a política é uma atividade nociva à coletividade
devendo seus representantes serem afastados do convívio social.
c) A charge aborda o ponto de vista aristotélico de que a
dimensão política do homem independe da convivência com seus semelhantes, uma
vez que o homem bastasse a si próprio.
d) A charge, fazendo alusão à afirmação aristotélica de que o
homem é um animal político por natureza, sugere uma crítica a um tipo de
político que ignora a coletividade privilegiando interesses particulares e que,
por isso, deve ser evitado.
e) Tanto a charge quanto o texto de Aristóteles apresentam a
ideia de que a vida em sociedade degenera o homem, tornando-o um animal.
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