Avaliação de Língua
Portuguesa – I BIMESTRE - AN0 9º
Texto 1:
O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel
Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947
01. A que problema o autor se refere no texto?
a) ( ) a devastação da
natureza.
b) ( ) a imundice do pátio.
c) ( ) a fome .
d) ( ) o alcoolismo
02. A
intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que:
a) ( ) procurou chamar a
nossa atenção para animais do
lixo.
b) ( ) a história é mesmo
sobre um lixo.
c) ( ) o homem se
viu reduzido a condição de animal.
d) ( ) o homem deve ser
tratado como animal.
03.No
texto as frases “Engolia com voracidade” e “Na imundice
do pátio” as palavras sublinhadas podem, respectivamente ser
substituídas por:
a) Avidez; sujeira
b) Lentidão; higiene
c) Calma; sujeira
d) Delicadeza; pureza
04. Qual a função sintática da expressão destacada “O bicho, meu Deus, era um
homem.”
a) ( )
aposto b)
( ) vocativo
c( ) adjunto adnominal d(
) adjunto adverbial
Texto 2
05. O texto apresenta, em uma sequência,
a) ( ) os objetos de uma
casa.
b) ( ) uma lista de
compras.
c) ( ) as mercadorias de
uma loja.
d) ( ) as ações
do cotidiano de uma pessoa
06.Podemos afirmar que o narrador-personagem do
texto acima é:
a) ( ) uma mulher que fuma.
b) ( ) uma criança que
gosta de banho .
c) ( ) um homem
que fuma
d) ( ) um casal que
trabalha fora.
Texto 3
Seja Criativo: Fuja Das Desculpas Manjadas
Entrevista com teens, pais e psicólogos mostram que os
adolescentes dizem sempre a mesma coisa quando voltam tarde de uma festa.
Conheça seis desculpas entre as mais usadas. Uma sugestão: evite-as. Os pais
não acreditam.
- Nós
tivemos que ajudar uma senhora que estava passando muito mal. Até o socorro
chegar... A gente não podia deixar a pobre velhinha sozinha, não é?
- O pai
do amigo que ia me trazer bateu o carro. Mas não se preocupem ninguém se
machucou!
-
Cheguei um minuto depois do ônibus ter partido. Aí tive de ficar horas
esperando uma carona...
- Você
acredita que o meu relógio parou e eu nem percebi?
- Mas
vocês disseram que hoje eu podia chegar tarde, não se lembram?
- Eu
tentei avisar que ia me atrasar, mas o telefone daqui só dava ocupado!
07. De acordo com o texto, os pais não acreditam em:
a) ( ) adolescentes.
b) ( ) psicólogos.
c) ( ) pesquisas.
d) ( )
desculpas
Leia o texto abaixo para responder as questões 08 e 12:
Texto 4: A
GALINHA REIVINDICATIVA
"Em certo dia de data incerta um galo velho e uma galinha nova encontraram-se no fundo de um quintal, entre uma bicada e outra, trocaram impressões sobre como o mundo estava mudado. O galo, porém, fez questão de frisar que sempre vivera bem, tivera muitas galinhas em sua vida sentimental e agora, velho e cansado, esperava calmamente o fim de seus dias.
Ainda bem que você está satisfeito - disse a galinha. - E tem razão de estar, pois é galo. Mas eu, galinha, fêmea da espécie, posso estar satisfeita? Não posso. Todo o dia pôr ovos, todo semestre chocar ovos, criar pintos, isso é vida? Mas agora a coisa vai mudar. Pode estar certo de que vou levar uma vida de galo, livre e feliz. Há já seis meses que não choco e há uma semana que não ponho um ovo. A patroa, se quiser, que arranje outra para esses ofícios. Comigo, não, violão!
O velho galo ia ponderar filosoficamente que galo é galo e galinha é galinha e que cada ser tem sua função específica na vida, quando a cozinheira, sorrateiramente, passou a mão no pescoço da doidivanas e saiu com ela esperneando, dizendo bem alto: 'A patroa tem razão: galinha que não choca nem põe ovo só serve mesmo é pra panela'.
Moral: Um trabalho por jornada mantém a faca afastada.
Millôr Fernandes, "Pif-Paf". Edição de O
Independente
08. O que a galinha quis
dizer com a pergunta” isso é vida?”
(A)
que a vida é maravilhosa.
(B) que suas atividades são sacrificantes.
(C) que é muito fácil a sua vida.
(B) que suas atividades são sacrificantes.
(C) que é muito fácil a sua vida.
(D) que tinha tudo o que queria e precisava.
09.O narrador diz que o
galo é velho e a galinha é nova. Que importância tem isso para o desenrolar da
história?
(A) É que o galo tem idade para ser pai da galinha.
(A) É que o galo tem idade para ser pai da galinha.
(B) É
que a galinha era reivindicativa e conseguia tudo o que queria através de seus
manifestos
(C) É que o galo não serve mais para ser comido e a galinha sim.
(D) É que o fato do galo ser mais velho lhe dá maior experiência de vida, e a galinha ser nova faz com que seja mais imatura.
(C) É que o galo não serve mais para ser comido e a galinha sim.
(D) É que o fato do galo ser mais velho lhe dá maior experiência de vida, e a galinha ser nova faz com que seja mais imatura.
10. A galinha dessa
história, que na verdade representa uma mulher, pode ser considerada uma
feminista?
(A) Não, pois não reclama de nada e gosta da vida que leva.
(B) Não, pois aceita sua condição social.
(C) Sim, pois acha que os homens poderiam também chocar e servir para a panela, como elas.
(D) Sim, pois considera os homens uns privilegiados.
(A) Não, pois não reclama de nada e gosta da vida que leva.
(B) Não, pois aceita sua condição social.
(C) Sim, pois acha que os homens poderiam também chocar e servir para a panela, como elas.
(D) Sim, pois considera os homens uns privilegiados.
11.Qual mensagem podemos
extrair desse texto?
(A) Que todas as vezes que reivindicamos somos atendidos.
(B) Que devemos aceitar tudo calados e nunca reclamarmos de nada.
(C) Que devemos ouvir os mais velhos, pois eles tem experiência de vida.
(D) Que cada um deve cumprir com suas funções específicas, senão poderá ser punido.
(A) Que todas as vezes que reivindicamos somos atendidos.
(B) Que devemos aceitar tudo calados e nunca reclamarmos de nada.
(C) Que devemos ouvir os mais velhos, pois eles tem experiência de vida.
(D) Que cada um deve cumprir com suas funções específicas, senão poderá ser punido.
12. Quanto
ao narrador e ao tempo da narrativa podemos afirmar que:
(A)narradorobservador/tempo psicológico
(B) narrador personagem/tempo psicológico
(c) narrador observador/ tempo cronológico
(D) não há narrador/ tempo psicológico
13. Analise
e classifique as orações subordinadas
substantivas.
a. Por
favor, Cláudio, necessito de que me
faças um favor.
b. Vou
lhe contar uma coisa: você está com
as calças rasgadas.
c. O
importante é que todos estejam aqui
bem cedo.
d. Parece que
vai chover hoje à noite.
a( ) objetiva direta – objetiva indireta –
apositiva - subjetiva
b( ) completiva
nominal - subjetiva – objetiva
direta – objetiva indireta
c( ) objetiva direta – apositiva – predicativa - subjetiva
d( ) predicativa – objetiva direta – objetiva
indireta – apositiva.
14. Analise
as orações abaixo e classifique a segunda.
Necessitamos de ajuda. Necessitamos que nos
ajudem.
a( )
oração subordinada substantiva subjetiva
b( ) oração subordinada substantiva objetiva
indireta
c( )
oração subordinada substantiva objetiva direta
d( )
oração subordinada substantiva completiva nominal
Texto
5 CÃO E HOMEM
Se você recolher um cachorro que morre de fome e o tornar próspero, ele
não o morderá. É esta a diferença principal entre um cão e um homem. .
(Mark Twain)
15. O defeito humano criticado
pelo autor do texto é:
a) a inveja
b) a ingratidão
c) o egoísmo
d) o preconceito
a) a inveja
b) a ingratidão
c) o egoísmo
d) o preconceito
Nenhum comentário:
Postar um comentário